Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Notebook perde desempenho ao conectar carregador


Posts recomendados

Salve galera, to precisando de uma ajuda MONSTRA.

Seguinte, tenho um Notebook Dell Inspiron 15R 5537 (abaixo colocarei as especificações). De um tempo de uso pra cá, começou a dar um sério problema: ao conectar o carregador na tomada, o notebook perde TODO desempenho. É algo IMPOSSÍVEL de não notar... E isso é uma situação totalmente reversa, pois conectar o carregador deveria aumentar o desempenho e não atrapalhar...

O que já realizei para tentar arrumá-lo: 

- Atualizei todos os drivers 

- Já mexi nas configurações de energia (deixei tudo no full: alto desempenho tanto para sem fonte, tanto para com fonte)

- Tentei fazer cold reset (vi um cara dizendo em um tópico que talvez poderia ajudar)

- Formatei e troquei de sistema operacional (o antigo era o 7, agora estou com o 10)

- Troquei o carregador

- Troquei a bateria

Nada disso resolveu, o problema ainda continua o mesmo... O notebook funciona perfeitamente sem o carregador, mas quando conecta... ***** TUDO!

Em um jogo por exemplo: 

*COM O CARREGADOR CONECTADO: 10~15 FPS

*SEM O CARREGADOR CONECTADO: 70~100 FPS

Estou perdendo as esperanças... Se tiver alguém que possa me ajudar :(

 

Configurações:

Windows 10 Home

Processador: Intel Core i7-4500U 1.8~2.4GHz

Memória: 8GB

Placas de vídeo: AMD Radeon HD 8850M e Intel(R) HD Graphics Family

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Merlin Cara, nunca vi nada parecido! Já tentou olhar na BIOS se por acaso há alguma opção lá que possa estar relacionado a isso?

Uma outra opção é entrar em contato com a Dell e pedir um suporte, visto que seu laptop ainda é de um modelo bem atual. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde @Bruno_Gabriel

Como minha garantia já expirou, quando foi constatar o serviço da Dell, eles pediram para eu enviar o Note pra eles... Porém vai ficar muito caro se eu levar, e provavelmente vão condenar a PLACA INTEIRA... O que eu acho não ser o problema.

Baixei o aplicativo da Intel Extreme Tuning Utility e olha o que eu descobri:

 

* COM CARREGADOR CONECTADO

58fbaa92bb539_DELLCOMCARREGADOR1.thumb.png.fae58e4439dcd74c00ac22e884ec913e.png

 

* SEM CARREGADOR CONECTADO58fbaa885e46e_semcarregadorrr.thumb.jpg.0e7789d8f0d3471663bdc055fabf259b.jpg

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Matheus Merlin interessante programa da Intel. Eu não conhecia.

 

Mas vai aqui a explicação sobre o que é o Thermal Throttling:

http://www.dicasparacomputador.com/thermal-throttling-que-como-funciona

 

Então, amigo, considerando até que nas imagens acima a temperatura do processador tá ok e o recurso só entra em ação com o carregador ligado, imagino mesmo ser alguma configuração da BIOS.

De todo modo, como em modo de bateria o processador tende a naturalmente trabalhar com clocks menores e por isso diminui a chance de "queimar" por alta temperatura, o Throttling não entra em ação.

Dá uma olhada nas configurações dá BIOS. Tenta setar elas todas no default.

 Uma outra opção é fazer uma limpeza interna do note e trocar pasta térmica, antes de começar a acreditar em defeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Bruno_Gabriel

Bom dia irmão, desculpe a demora... Feriadão tá tendo hahahaha

Mas enfim, vamos continuar o assunto...

Fiz o que você me disse, abri o notebook, fiz uma limpeza interna e troquei a pasta térmica...

Fui testar e o Thermal Throttling, quando o carregador está conectado, ainda se manteve :(

Resetar a BIOS para default também não resolveu...

Será que o problema pode estar no PROCESSADOR?

Desde já, muito obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acredito que não seja problema no processador, mas em uma parte de alimentação da placa-mãe.

Até onde sei, a placa-mãe fica encarregada de controlar e fornecer a alimentação necessária para o processador operar, mais especificamente, manter alimentação suficiente para as regiões de operação dos transistores do processador.

Traduzindo mais um pouco, o processador não deveria enxergar diferente uma alimentação por fonte ou bateria. O que acontece para o processador é: "Estou recebendo tensão e corrente para manter a operação", ele não diferencia quem fornece.

 

Pelo que li, você já tentou as mesmas coisas que eu faria haha, se você não achar uma solução na internet para o seu problema específico, então você vai ter que destrinchar alguns componentes na sua placa-mãe para caçar o problema ou mandar pra Dell.

Sua bateria está carregando certo? Ele tá mandando a carga da fonte para a bateria, mas deve ter algum problema na troca de power supply aos componentes. Talvez ligar seu notebook, ligar ao carregador e ver os componentes que esquentam, é um começo pra achar o problema. Dá uma olhada na região que pode estar aquecendo antes do processador. Se não encontrar, good luck pra achar o problema haha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 23/04/2017 às 22:46, Júnio Teixeira disse:

Acredito que não seja problema no processador, mas em uma parte de alimentação da placa-mãe.

Até onde sei, a placa-mãe fica encarregada de controlar e fornecer a alimentação necessária para o processador operar, mais especificamente, manter alimentação suficiente para as regiões de operação dos transistores do processador.

Traduzindo mais um pouco, o processador não deveria enxergar diferente uma alimentação por fonte ou bateria. O que acontece para o processador é: "Estou recebendo tensão e corrente para manter a operação", ele não diferencia quem fornece.

 

Pelo que li, você já tentou as mesmas coisas que eu faria haha, se você não achar uma solução na internet para o seu problema específico, então você vai ter que destrinchar alguns componentes na sua placa-mãe para caçar o problema ou mandar pra Dell.

Sua bateria está carregando certo? Ele tá mandando a carga da fonte para a bateria, mas deve ter algum problema na troca de power supply aos componentes. Talvez ligar seu notebook, ligar ao carregador e ver os componentes que esquentam, é um começo pra achar o problema. Dá uma olhada na região que pode estar aquecendo antes do processador. Se não encontrar, good luck pra achar o problema haha.

 

@Junior Teixeira . Irmão, nessa semana vou em uma assistência de notebook na qual eu confio, e pedirei para que ele de uma checada nos componentes da placa-mãe, principalmente no conector de energia. Obrigado!!

adicionado 4 minutos depois
Em 05/05/2017 às 13:08, Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho disse:

Meu notebook tem as configurações semelhantes à sua e apresenta o mesmo problema

Se consegui achar alguma solução posta aí que vai ser útil para mim também!

@Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho . Eu nunca tinha visto esse problema acontecer com mais ninguém... O seu notebook é da Dell também? Vai acompanhando o post, uma hora ou outra a gente acha a solução. 

Na quinta ou sexta, vou em uma assistência de notebooks aqui na minha cidade a onde eu trabalhava, abrir o note e testar as tensões dos componentes da placa-mãe... Um amigo disse logo acima que pode ser o componente de entrada de energia, e um outro o processador. Foi as duas coisas que ainda não foram 'tentadas', pois até solda já foi realizada na placa.

Caso encontre uma solução antes, por favor compartilhe aqui comigo no post. 

Obrigado desde já.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 2017-5-5 às 13:08, Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho disse:

Meu notebook tem as configurações semelhantes à sua e apresenta o mesmo problema

Se consegui achar alguma solução posta aí que vai ser útil para mim também!

 

@Reinaldo Baldotto Ribeiro Filho

Boa noite amigo. Soldei a GPU e resolveu o problema... Porém é um "quebra-galho". 

Provavelmente vai durar mais uns 3 a 6 meses, e depois precisará ser ressoldada.

Se existir outra solução e alguém puder ajudar, ficarei grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • 4 semanas depois...
  • 7 meses depois...

Seu problema deve ser igual ao meu, não é o notebook é o carregador dele.

 

No meu caso eu tenho um dell, assim que tiro ele da bateria volta ao normal, mas enquanto ta conectado na bateria o desempenho vai pro minimo. Isso é uma proteção que as empresas colocam no notebook pra evitar estraga-lo ao usar baterias não originais.

 

Mas no caso do propria fonte original apresentar defeito, o notebook não reconhece a fonte como original e coloca o mesmo pra desempenho minimo.

 

Você pode comprar outra fonte original, de preferência nova, pois a usada pode estar com problema também. Ou tentar consertar a sua, o problema geralmente se encontra no pino conector. Tem vários vídeos no Youtube que ensinam consertar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 meses depois...

Meu amigos, tava com esse mesmo problema hoje e por incrivel que parece resolvi na sorte. O caso é que nas configurações de energia tem uma opção especifica no gerenciamento de energia do processador (se nao me engano estado de desempenho minimo) que estava com 5% mas eu nao estava entendendo muito o sentido da opção, então coloquei ela no 100% e voltou na hora. Vi nesse site também uma coisa parecida, http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2015/07/o-jogo-fica-lento-quando-notebook-esta-carregando-veja-causa-e-solucao.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • mês depois...
  • mês depois...

boa noite a todos, mesmo problema no meu dell I5 5g geforce 920. Já eliminei vários pontos agora falta ou Jack ou PM. O meu ao menos com uns tira bota volta a funcionar. Já troquei carregador e bateria. Drives e Firmwares atualizados, mas a grande suspeitas de jack, assim que chegar o novo reposto e dou o parecer.  

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Boa tarde, eu tive o mesmo problema, começou mais ou menos em setembro de 2018 e o mais estranho é que em Janeiro de 2019 ele resolveu sozinho, agora esse problema voltou e eu não sei o que pode ser feito, já tentei formatar, atualizar drives de BIOS, mas nada parece resolver e não consigo mais jogar nenhum jogo no note.

 

Alguém conseguiu encontrar uma solução??

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Bom dia pessoal. Recentemente me dei de cara com um problema extremamente parecido, porém no meu dell apresenta uma mensagem ao iniciar falando que não é possível identificar os watts do carregador. Acredito que a maioria de vcs já viu essa mensagem, porém apertou f3 pra não ver mais ela (ou nem possui essa mensagem no note de vcs no caso). Na bios existe uma função de AC Power Warnings que se estiver disable, não vai aparecer. O tal do problema está relacionado com o carregador, DC jack, ou placa podendo ser bios (nesses casos um clear cmos resolve). Consegui resolver o problema do meu, nada mais nada menos que fuçando as pinças do DC jack que ficaram ligeiramente tortas (no meu caso estão BEM danificadas). Logo na primeira tela da bios existe uma identificação do carregador. Se o seu consta Unknow, é porque provavelmente está com o mesmo problema. O pino central do carregador é o responsável por fazer a identificação dos watts (não sendo ele realmente o positivo como muitos pensamos). Verifique se o pino se encontra reto, se a pinça onde ele deve enconstar está danificada, e por aí vai. No meu caso, o pino preto central quebrou e ficaram 6 pinças flutuantes no meio do caminho. Achava que estava normal, mas ao buscar por um dc jack novo vi que a minha estava bem danificada. Seria bom que fizessem a mesma verificação também. Apesar de resolvido, o problema do meu voltou depois de um tempo pois as pinças entortaram novamente. Coloquei um tubo de carga de caneta bic isolando a pinça central das outras, mas o mecanismo é bem delicado mesmo e nem isso resolveu. Por fim já estou adquirindo um Power jack novo e assim que chegar e testado dou continuidade aqui. Espero ter ajudado alguém. abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Salve galera!

     Apesar de não ser profissional da área, consegui resolver o problema em questão, e já que a Dell se finge de morta e não nos ajuda a resolver o problema, resolvi postar aqui o passo a passo.

     Eu já havia tentado tudo o que os colegas citaram no que diz respeito a configurações de bateria, fiz tanto pelo painel de controle do windows quanto pelo software da placa de vídeo e nada funcionava, não importava se eu configurava o modo de energia para melhor desempenho quando utilizando a tomada, o resultado era sempre a redução drástica do FPS que inviabilizava praticamente todos os jogos, e conforme citado pelos camaradas o problema desaparecia quando eu utilizava o notebook só na bateria.

     Em primeiro lugar tentei descobrir qual era a "parte" do pc afetada diretamente pela utilização do carregador, e fiz isso sem instalar nenhum programa, bastou checar o gerenciador de tarefas do windows para perceber que a velocidade da CPU mais do que dobrava quando conectava o carregador, eu até já desconfiava que fosse mesmo o processador, pois logo ao ser conectado o barulho do pc aumentava muito, bem como sua temperatura.

     A partir daí, fucei até encontrar as configurações relacionadas ao processador nas opções de energia. Segue o caminho (Windows 10):

1)  Clique com o botão direito no ícone de bateria, no canto inferior esquerdo, selecione "Opções de energia";

2) Procure o plano de energia atualmente ativo no pc, normalmente é o plano "Dell" , clique em "Alterar as configurações do plano";

3) Na janela que se abrirá, clique em "Alterar configurações de energia avançadas";

4) Procure pela opção "Gerenciamento de energia do processador", abra a subguia "Estado de desempenho máximo";

5) Provavelmente o valor atribuído à opção "Na tomada" estará configurado para 100%, o que eu fiz foi reduzir esse valor para 90% e clicar em "ok" para salvar as alterações e como um passe de mágica todos os meus problemas acabaram.

 

     É sério, a diferença é gritante, quando conectado a tomada o computador aquece bem menos, faz menos barulho e consigo jogar  todos os jogos com qualidade máxima ou próxima disso (Testei com the witcher 3 e Batmam Arkhan Knight). A minha teoria é que ao deixarmos configurado como 100%  o computador força o processador além do limite e ao invés de ganho o que temos são engasgos, enquanto que ao configura-lo com 90% estaríamos colocando um limite (saudável) ao uso do processador, mas repito que é apenas uma teoria e não sou da área. Quanto ao valor de 90%, foi um mero chute, não testei outros valores e nem precisei, pois os resultados foram acima do que eu esperava.

 

     Por fim, segue a configuração do meu note:

 

Processador: Intel core I7 de 1,80 Ghz-1,99Ghz

Memória RAM: 16 GB

Placa de vídeo: Nvidia Gforce MX150 de 4 GB

OBS: Os jogos não estavam armazenados no SSD, mas no HD tradicional.

 

     Espero ter ajudado!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
33 minutos atrás, rodrigosorato disse:

É sério, a diferença é gritante, quando conectado a tomada o computador aquece bem menos, faz menos barulho e consigo jogar  todos os jogos com qualidade máxima ou próxima disso (Testei com the witcher 3 e Batmam Arkhan Knight). A minha teoria é que ao deixarmos configurado como 100%  o computador força o processador além do limite e ao invés de ganho o que temos são engasgos, enquanto que ao configura-lo com 90% estaríamos colocando um limite (saudável) ao uso do processador, mas repito que é apenas uma teoria e não sou da área. Quanto ao valor de 90%, foi um mero chute, não testei outros valores e nem precisei, pois os resultados foram acima do que eu esperava.

 

Ao diminuir a performance do processador, você diminui a temperatura e impede que ocorra o thermal throttling, somente isso. Você está capando seu processador pra evitar superaquecimento. Na verdade isso é uma gambiarra que impede você de usar todo o poder de processamento do notebook, mas se tá atendendo suas necessidades, então ponto positivo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Meu notebook ta com esse problema, acho q esta relacionado com uma sobrecarga na placa-mãe ele apresenta alguns pontos.
Quando ele fica lento é porque ele não ta carregando, ai é necessário desligar o notebook, retirar da bateria e da tomada e ficar apertando o botão power por um tempo, apos isso a placa-mãe perde a sobre carga e quando ligo dnv ele volta a carregar e para de travar quando ta na tomada.porém dps de um tempo ela sofre essa sobrecarga dnv... ai tenho q fazer o procedimento novamente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara eu já tive um notebook desses.

 

Acontecia a mesma coisa, resolveu trocando o carregador.

 

Tinha tentado de tudo mesmo, todos esses procedimentos.

 

 

adicionado 3 minutos depois

Um tempo depois passei esse carregador pra outra pessoa e ela me disse que é algo bem comum nesse notebook...

 

Lembrando que tem que ser um carregador 100% original... Nada desses carregador 100 em 1  ou paralelo.

 

Tenta conseguir outro pra fazer o teste.

 

Na época achei estranho pois até então o carregador estava 100%.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!