Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Prezados, Boa tarde,

Alguém sabe se existe algum aplicativo que acompanha o consumo de energia de um PC? algo que eu consiga ver a utilização diária ou o acumulado total do dia ou mês?

• Membro VIP
Postado

Não. Eu para calcular eu pus um amperímetro, e faço as medidas dele manualmente. Existem aparelhos proprios, na casa dos 2 mil reais, que fazem isso.

Outra forma, seria você desligar "todos" equipamentos da casa, deixando apenas o computador ligado... e fazer o "antes/depois" no medidor de energia, e daí sim, estimar esse consumo

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, ilkyest disse:

Não. Eu para calcular eu pus um amperímetro, e faço as medidas dele manualmente. Existem aparelhos proprios, na casa dos 2 mil reais, que fazem isso.

Outra forma, seria você desligar "todos" equipamentos da casa, deixando apenas o computador ligado... e fazer o "antes/depois" no medidor de energia, e daí sim, estimar esse consumo

um pc pra uso de jogos todo dia 4 a 5 horas por dia. fins de semana umas 12 a 20 horas. sera que no final do mes gasta uns 30 reais de energia,? menos? mais? sabe dizer mais ou menos?

Postado

@E. Soares

Tem esses medidores de consumo - https://www.submarino.com.br/produto/9245622/wattimetro-p3-kill-a-watt-p4400

Não sei se daria o que precisa, mas te informaria o consumo, em dado instante e em certa carga do PC.. Sabendo quanto seu PC consome em IDLE e em carga, e quanto tempo ele permanece ligado nessas circunstâncias, daria pra estimar um consumo num mês..

Se não me engano, algumas fontes topo de linha da Corsair, tem como monitorar o consumo do PC, por aplicativo.. Mas, são fontes de 800 reais, pra cima..

• Curtir 1
Postado

@Wgk Bravo meu pc, se operar no máximo que a fonte dele suporta, que é 500W, com a eficiencia 80plus, o cálculo é assim:

500W fornecidos pela fonte, com 80% de eficiencia, fica 600W puxando da tomada.

Isso por 5 horas dia util, é igual a 600x5x23=69000Wh

Finais de semana = 600x20*8=96000Wh

no mês isso dá um total de 165000Wh/mês =165kWh/mês

O custo do kwh/mês aqui no DF é de 0,61

ou seja daria um custo por mês de  100 reais.

Mas já digo, para um pc puxar 500W da fonte, só com configuração SLI, e em pico máximo o tempo todo, o que não ocorre.

Geralmente seu pc fica em carga máxima nem jogando, pois sempre tem um ou outro componente com folga.

adicionado 1 minuto depois

OBS: Isso é bem geral, só para ter noção do máximo que poderia custar usar nessas condições, assim é uma coisa TOTALMENTE teórica, só com medidor e com dados reais para saber o exato valor.

• Curtir 1
  • Membro VIP
Postado

@E. Soares  você pode fazer por proximidade, mas o consumo real será por um kill-a-watt ou amperímetro... não existe como medir com exatidão com aplicativos

toda estimativa que não seja por amperímetro ou killawatt será meramente "suposição'

adicionado 3 minutos depois

Eu montei um pra mim, com amperímetro. Veja aqui:

https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1168948-montando-um-qgd-pequeno-com-tomadas-interruptores-e-amperímetro-ac-sugestões/

e me surpreendi com overclock. Chegou a quase 400W o consumo.... 

• Curtir 1
Postado
13 minutos atrás, E. Soares disse:

tenho uma corsair parada aqui tx750w ela não seria deste modelo?

Era linha AXi da Corsair, que tinha essa função, se não me engano.. Tinha monitoramento digital das saídas e davam esses resultados..

• Curtir 1
Postado

@RS Faria DSP controller nos modelos AXI, mas nem achei pra vender, de qualquer forma os modelos AX que vem sem sem o DSP já são bem caras.

http://www.corsair.com/en-us/blog/2013/april/explaining_dsp

@ilkyest achei muito legal como ficou o quadro no final, mas infelizmente não consegui acompanhar o que você fez, provavelmente me falte até noções básicas de eletrônica para entender.

O kill-a-watt resolveria meu problema em partes, mas 300 pila para uma vez não vale a pena pra quem é só entusiasta e não vai mais usar, vou fazer igual todo mundo, ver aproximadamente quando eu gasto de W e tentar adivinhar quanto eu pago pra deixar meu pc ligado.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!