Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Me ajudem, por favor!!

Quero comprar um WaterCooler CoolerMaster Masterliquid Lite 120V MLW-D12M-A20PW-R1, mas tenho medo porque ouvi dizer que pode escorrer líquido e queimar algum componente do computador. 
PC = Placa-Mãe GIGABYTE p/ AMD AM3+ ATX GA-970A-DS3P, CrossFireX,  DDR3

Placa de Vídeo VGA NVIDIA Galax GEFORCE GTX 1060 OC Entusiasta 6GB DDR5 192Bits 8008MHZ 

Memória RAM Kingston HyperX FURY 16GB (2x8GB) 1866Mhz DDR3 CL10 White Series - HX318C10FWK2/8

Processador AMD FX-8350 Vishera c/ Wraith Cooler, Cache 8MB, 4.0GHz (4.2Ghz Max Turbo) AM3+

Postado

Pode? hmmmm... Pode!
Assim como também pode cair um raio em você enquanto caminha durante uma tempestade. A diferença é que com o cooler você pode processar a empresa exigindo reparação de danos.

O Masterliquid Lite parece oferecer um ótimo custo/benefício, inclusive está em promoção na Kabum, mas vale pesquisar em oturas lojas também.

• Curtir 1
Postado

Essa fama de vazamentos em water coolers vem mais dos customizados e por falta de cuidado do próprio usuário durante a montagem.

Ao optar por um wc selado de fábrica, se minimiza qualquer erro que se poderia ter ao montar sozinho.
Os vazamentos nesses selados acabam sendo mais raros de acontecer.

Creio ainda que nem todos os casos de vazamentos podem ser atribuídos ao fabricante.
Já vi usuário tentando vender um wc usado no ML em mal estado, com vazamento no bloco, mas o mesmo assumiu que foi por mal uso durante a instalação.

• Curtir 1
Postado

Então, quer dizer que as chances de acontecer escorrimento/vazamento do líquido do WaterCooler são mínimas ??
Quer dizer que se eu comprar um WaterCooler, é muito provável que, se eu instalar corretamente, seja muito difícil de ocorrer qualquer defeito ??

Postado
35 minutos atrás, João Alves Headbanger disse:

se eu instalar corretamente, seja muito difícil de ocorrer qualquer defeito ??

Não é bem assim. 'Defeito' e 'water cooler' são sinônimos. Dos cinco water coolers que eu testei da Corsair, quatro vieram com algum defeito, dois deles sérios -- um de ter vindo com o fluido pela metade e o outro de ter vindo com folga no backplate. O fórum aqui está cheio de posts de pessoas com problemas em water coolers. O que acontece é que os usuários não sabem o que estão fazendo em 90%¨dos casos. Isso eu vejo aqui pelo fórum. Em geral, a pessoa abre a caixa e vai plugando de qualquer maneira. Não testa antes, não sabe como o water cooler precisa estar e não sabe como instalar.

Defeitos são relativamente comuns, desde bugs de firmware até falta de fluido, fluido com fungos, bomba com barulho, etc. O que é mais raro é o vazamento, pois esses water coolers selados já tem um projeto antigo, confiável, e não usa mangueiras de vários fabricantes ou reservatórios de acrílico de vários modelos. É um projeto simples que tem sido aperfeiçoado ao longo dos anos. Então a chance de vazar é pequena.

Os problermas maiores são: defeito de firmware  - water coolers com app de gerenciamento ou led. Por exemplo, Corsair Link ou CAM (NZXT). Falhas / bugs comuns são: leds que não ascendem mais, fans que não conseguem ser regulados, dados de temperatura que não aparecem, etc. Mas os water coolers básicos, sem app de gerenciamento, as falhas são menos comuns. Mas tem sempre a possibilidade de fungo no fluido, aí pode entupir a bomba. Recentemente teve um usuário com fungo no fluido e o RMA se negou a fazer a troca (marca famosa). Outro dia outro usuário teve o mesmo problema.

Mas isso não quer dizer que todo mundo passa por isso. A porcentagem é pequena. A questão é que acontece. Então, em minha opinião, water cooler não é indicado para quem está com o dinheiro contado. Se você não quer correr risco nenhum, compre um air cooler. Eles só quebram se você der uma marretada em cima. Se quiser apostar no desempenho dos water coolers, e eles são visivelmente mais fortes, aí você tem que deixar um espaço para ter que lidar com defeitos. Se não acontecer, joia, maravilha. Mas se acontecer, saiba que não é punição divina. Acontece mesmo.

Aqui você pode ver uma maneira simples de testar o water cooler na primeira instalação. Claro que não involve os apps e chips de gerenciamento. É só relativo ao hardware.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado

Alg

18 horas atrás, Contiusa disse:

Se você não quer correr risco nenhum, compre um air cooler. Eles só quebram se você der uma marretada em cima. Se quiser apostar no desempenho dos water coolers, e eles são visivelmente mais fortes, aí você tem que deixar um espaço para ter que lidar com defeitos.

Pode me indicar um bom AirCooler?

Postado

@João Alves Headbanger Zalman 9900 MAX é um air cooler topo de linha. Já testei a versão antiga (9900 NT) e ele fica um pouco atrás do H60. Não é alto (152mm) e sequer chega perto das memórias. Supercompacto para o desempenho. Similares a ele em desempenho tem o Lucifer V2, que é muito grande, e o NiC L32, que está caro e mede 160mm.

Está barato também. Essa loja acho que é na Santa Efigênia e tem gente aqui do fórum que já comprou com eles.

Air coolers como o Hyper 212X e similares são bem piores.

Mas se você for fazer overclock, melhor comprar o water cooler. Como eu disse, a porcentagem de gente que pega defeito é pequena e o water cooler vai segurar o overclock. Se bem que os FX resfriam bem com air coolers também.

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!