Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Um transistor potente para PWM Simples.


Posts recomendados

Senhores, desde já, muito obrigado por disponibilizarem este maravilhoso espaço para compartilhamento de conhecimento.

Eu tenho um motor DC de 24 Volts 2400W que trabalha a uma faixa de 100A ~ 200A. Bom, esse motor é ligado de forma direta. (trafo, chave, motor). Recentemente eu tenho entrado no mundo da eletrônica e conheci os conceitos básicos de PWM, onde, através de um dobrador de tensão, um gerador de PWM e alguns transistores IRF3205, eu conseguiria controlar a partida e a parada deste motor, o que viria a calhar. (Vou deixar os créditos ao canal VR Kits https://www.youtube.com/user/canalwrkits). Mas percebi que o transistor IRF3205, ligado em 24Vcc, me limitaria a corrente a uns 35A, visto que em 12 Volts ele trabalha seguramente a uns 70A. Bom, para suprir a demanda do meu projeto, eu teria que usar uns 10 desse transistor, pois queria garantir uma margem de pelo menos 50% de sobra (300A), então, como vi que 10 transistores seria um circuito bem carregado, eu vim aqui pra saber se os senhores conhecem algum transistor que a 24Vcc, me garantisse uma corrente de trabalho perto dos 50A a 70A para que eu pudesse diminuir essa quantidade de transistores.

Desde já eu agradeço aos senhores pela atenção atenção e pelo espaço disponibilizado. Abraços e que Deus os abençoe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paralelismo de semicondutor, em especial deste que o @Mestre88 recomendou é possível, mas requer alguns cuidados.

- Achar que a corrente vai se distribuir por igual quando se tem menos de 4 miliOhms em cada ramo é ilusão. Em valor tão baixo não se tem equilíbrio dinâmico garantido. Uma reserva de 100% deve ser observada.

- As portas (gates) não podem ser ligadas em paralelo. Note no datasheet que o Qg da porta é bem elevado. Podem ser isoladas com ferrite beads em série com o gate ou fazendo drives totem-pole individuais para cada Mosfet. O paralelismo simples dos gates pode acarretar interações desastrosas entre as cargas acumuladas nos gates.

Estou estranhando um motor de quase 4cv trabalhar numa tensão tão baixa. Tem certeza das especificações desse motor? Só 24V?

- Finalizando, pense na possibilidade de trabalhar numa frequencia baixa. Se motores CC com tiristores conseguem ser bem regulados em 120Hz, não vejo necessidade de usar altas frequencias. Isso te reduzirá bastante o aquecimento por chaveamento. O time-rise e o time-fall desse modelo de fet é bem elevado.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!