Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Bom pessoal, comprei esse kit com placa-mãe e processador (Processador Ryzen 5-1600x - placa-mãe AMD B350M Gaming Pro) e preciso de um cooler no quesito custo/beneficio, o que vocês me recomendariam? Obrigado.

OBS: Socket: AMD AM4

MODELO PROCESSADOR: https://www.kabum.com.br/produto/87401/processador-amd-ryzen-5-1600x-six-core-cache-19mb-3-6ghz-max-turbo-4-0ghz-am4-yd160xbcaewof/?tag=ryzen

MODELO placa-mãe: https://www.kabum.com.br/produto/86290/placa-mãe-msi-p-amd-am4-matx-b350m-gaming-pro-ddr4/?tag=B350M

Postado

@Rodrigo Luiz Busatto Hyper T4 ou Gammaxx S40 são boas opções. Eu prefiro o S40, que é melhor e está 100 reais na Pichau. Como os Ryzen não esquentam muito, então acho que até um Gammaxx 300 ou Blizzard T2 serviriam, mesmo para o 1600X, porque tem gente com R5 1400 fazendo over com o cooler box.

• Curtir 1
Postado
3 minutos atrás, Atretador disse:

Tem que ver se vai vir com o bracket para AM4.

Todos esses tem presilha para a moldura da AMD.

7 minutos atrás, Rodrigo Luiz Busatto disse:

@Contiusa Obrigado pela resposta, poderia me passar o link do site o qual você falou? Obrigado

Procure nos sites Pichau, Kabum e Terabyte. É só copiar e colar o nome do campo de pesquisa do site. Pichau costuma ser sempre mais barato, mas é em SC e o frete sai mais caro para o Sudeste. Kabum é no Espirito Santo eu acho e Terabyte no Paraná? Algo assim. 

Dependendo de onde você mora os preços vão mudar com o frete. E os Correios de SC são demorados. 

• Curtir 1
Postado

@Rodrigo Luiz Busatto esses todos vêm. Você pode conferir no site oficial dos produtos. Não se baseie pelos sites de venda porque eles não atualizam os anúncios e o Ryzen saiu há poucos meses.

Veja os preços então na Pichau e na Terabyte porque o frete vai sair mais barato.

Postado

@ContiusaTem que lembrar que o cooler box que acompanham os processadores Ryzen é consideravelmente melhor do que normalmente vem em kit box, porém é relativamente tranquilo realizar over com os processadores Ryzen até 3,9Ghz.

@Rodrigo Luiz Busatto No site da fabricante eles normalmente possuem lista de compatibilidade.Se não for produto descontinuado será fácil encontrar a página sobre do produto.

Postado
4 minutos atrás, SamucaFO disse:

@ContiusaTem que lembrar que o cooler box que acompanham os processadores Ryzen é consideravelmente melhor do que normalmente vem em kit box, porém é relativamente tranquilo realizar over com os processadores Ryzen até 3,9Ghz.

Só testando para saber. O CDH testou um Wraith e ele ficou apenas 2ºC mais frio do que o cooler box tradicional. Ou seja, quase um seis por meia dúzia. A vantagem fica mais pelo barulho que é menor. Como os Ryzen tem um TDP menor, pode ser que um cooler box melhorado dê e sobre.

Não sei qual foi a metodologia usada, etc. Eu até pensei em testar, mas eles não vem com presilha eu acho. São pinos, e eu não tenho um Ryzen. Pena, porque eu fiquei curioso.

Postado

@Contiusa Me interessei pelo HYPER T4 COOLER MASTER, estou vendo aqui um video, é enorme esse cooler hehe, analisando como vai ficar a situação do meu gabinete e a fonte, não sei se vou ter lugar.

O HYPER T4 COOLER MASTER a Velocidade do cooler é 1800 RPM (PWM)±10%, contra Velocidade: 900 + 150 ~ 1600 + 10% RPM do DeepCool Gammaxx S40, pouca diferença pelos cálculos aqui, acho que vou de HYPER T4 COOLER MASTER mesmo. Outra coisa, pasta termica branca ou cinza?

Postado

Só escrevi porque senão o usuário iria imaginar aqueles coolers que vem com alguns processadores da Intel que não seguram Overclock e que assim qualquer cooler aguentaria um overclock alto.

Não deve ver pasta térmica pela cor, pois tem algumas pastas térmicas boas que não vem com muita prata(que deixa a cor mais cinza) na composição para não conduzir eletricidade, podendo ter uma coloração(tom) diferente por ter uma outra composição que também tenha uma eficiência boa.

Você deve compara a capacidade de condução térmica da mesma na descrição. E Implastec não hauhauahua...

Postado
3 minutos atrás, Rodrigo Luiz Busatto disse:

@Contiusa Me interessei pelo HYPER T4 COOLER MASTER, estou vendo aqui um video, é enorme esse cooler hehe, analisando como vai ficar a situação do meu gabinete e a fonte, não sei se vou ter lugar.

O HYPER T4 COOLER MASTER a Velocidade do cooler é 1800 RPM (PWM)±10%, contra Velocidade: 900 + 150 ~ 1600 + 10% RPM do DeepCool Gammaxx S40, pouca diferença pelos cálculos aqui, acho que vou de HYPER T4 COOLER MASTER mesmo. Outra coisa, pasta termica branca ou cinza?

A velocidade do fan não faz muita diferença e o Hyper T4 é inferior ao S40, mas compre o que você gostar mais.

Você está usando qual memória? Qual gabinete?

Fonte não influencia. O air cooler vai consumir a wattagem do fan, que costuma ser de 2.5 a 4W. 

Pasta térmica só pode ser de marca. As implastec da vida só vão dar trabalho. Na Pichau tem a Ceramique 2 da Arctic que está bem barata (15 reais eu acho) e é decente. Pode comprar sossegado, até porque o Hyper T4 vem com um sachê de pasta e você não vai poder usar de novo. O S40 vem com pasta pré-aplicada, mas se você precisar reinstalar você não vai ter. O ideal é ter um tubo de pasta em casa para as emergências.

Aplique apenas uma gota de pasta. 

Postado

@Atretador eu acho que no site eles colocam (out of the box) significando que o cooler tem presilha para a moldura da AMD. E os que precisam de kit ou de atualização eles vão colocar um asterisco.

O site da CM é assim. Acho que eles vão deixar assim a vida inteira até descontinuar o cooler, porque sempre tem um lote perdido que deve rodar o terceiro mundo e eles não podem colocar no site que tem compatibilidade nativa.

Postado

@Atretador os que tem presilha são compatíveis. Como é o caso de todos esses coolers de presilha, H60 inclusive. Eles provavelmente contam que a pressão da presilha vai ajustar, até porque a diferença vai ser de quê? 1-2mm? Também não sei se a altura é diferente, porque isso foram rumores que estavam correndo antes de o Ryzen sair (estou sem tempo para pesquisar as dimensões de cada chip).

O H60 e o T4, TX3 eu tenho certeza que é compatível (oficialmente) mesmo antes de o Ryzen sair. A Corsair esgotou os water coolers da CoolIT por causa disso. Porque os da Asetek tinham backplate.

Eles obviamente devem ter testado para afirmar que é compatível.

Postado

Memoria estou pensando nessa:

https://www.kabum.com.br/produto/79935/memoria-kingston-hyperx-fury-8gb-2133mhz-ddr4-cl14-black-hx421c14fb2-8/?tag=ddr4

O cooler DeepCool Gammaxx S40 esta difícil encontrar um que venha com as presilhas, mas estou correndo atras.

Minha CPU é 4 baias da SpaceBr :-(

Quanto a pasta termica, tenho o costume de espalhar sobre o processador eheh, esta errado isso?

adicionado 5 minutos depois

No site da fabricante mostra que vem com os sockets, mas nas lojas que vendem nao mostram a foto deles, e o conteudo é apenas "1 cooler" e pronto.

http://www.deepcool.com/product/cpucooler/2013-12/7_512.shtml

Postado

@Rodrigo Luiz Busatto só tem um S40 e ele vem com presilhas. Você deve ter se confundido com os pinos para a montagem no soquete Intel.

Essas memórias HyperX são baixas, então eu acho que não vai ter problema nem com o T4 e nem com o S40.

Espalhar a pasta é bem mais complicado, pois empelota e cria bolhas. Se você aplica uma gota no centro e deixa ela espalhar com a pressão do cooler na hora da instalação, ela espalha naturalmente. Pode até espalhar a pasta antes, mas costuma ficar pior.

Coloque uma gota assim que ela espalha direito:

GC_gota_media_zps7cj1sl9y.jpg

E o gabinete?

Mas se você ainda está montando o micro, já comprou o processador? Pode comprar um Ryzen mais barato (com o @Atretador mencionou) que vem com cooler box e você faz um over nele. Com a diferença de preço dá até para comprar um water cooler e overclocar para 3.8Ghz.

Postado

@Contiusa  Nas propagandas que vi deste S40 não aparece a foto das presilhas nos sites que vendem, como mostram de outros coolers, errei no que postei ali em cima, troquei presilhas por socket eheh.  Já tenho placa-mãe e o processador Ryzen 5 1600x, como mencionei no inicio do topico, apenas nao prestei atenção no processador que não vinha com cooler. Decidi pegar em partes as peças, primeiro placa-mãe e processador, depois a memoria, mas nao contava com esse "impecilho" de cooler. Bom obrigado por sanar minhas duvidas sobre pasta termica, vou começar a mudar a forma que faço a aplicação e procurar uma pasta melhor, a minha é implastec :-D. 

No link abaixo tem o Cooler para Processador DeepCool Gammaxx S40 , mas não consta nada sobre presilhas, é padrão de fabrica vir com eles?

https://www.kabum.com.br/produto/55854/cooler-para-processador-deepcool-gammaxx-s40-intel-amd-dp-mch4n-gms40

Postado

@Rodrigo Luiz Busatto você pode conferir no site da DeepCool. Só existe um S40. Então se o Kabum te vender um S40, vai vir esse aí do link que eu falei. 

Mas o S40 está mais barato na Pichau.

E qual é o gabinete? O S40 é bem baixo, mais baixo do que o T4, então acho que não tem problema.

Pois é, rapaz... :P Essa Implastec rola solta nos estandes de informática. São bem ruins mesmo e elas secam. Pode comprar a Ceramique 2 que está barata e vai dar uma diferença. Nesse 1600X que é overclocado de fábrica, pode dar uma diferença grande. Eu não usaria implastec nem em cortador de grama. Tem algumas pastas baratas que te dão um resultado muito melhor por 5-10 reais a mais.

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!