Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

@Classificados Mineiro   Olá, voltei :wiggle:

coloquei o novo TDA na outra placa só que também esta variando a tensão no TDA entre 10~14V, então decidi voltar para a placa antiga, o curto que estava queimando o fusivel é o QX701 em curto, amanhã vou trocar ele e colocar o novo TDA se a fonte não armar vou ter que joga-la fora porque estou sem condições de comprar peças :mellow:

• Coordenador
Postado

Lucas, a alimentação do vertical vem do flyback pelo pino 5 passa na R655 (1R) retifica no diodo D603 e é filtrado no capacitor C657 (1000uf/35V).

• Coordenador
Postado

Desculpa Lucas! Fiz confusão com outro tópico aqui!...

Para essa tensão ficar variando dessa forma, pode ser porque o capacitor de filtro principal da fonte C707 esta esgotado ou o R 701 (4R7/10W) muito alterado.

Verifique eles..., Se normal, o CI pode estar ruim sim!...

Postado

@Bcpetronzio  Olá, bom dia

fiz isso ai que você falo e continuou, pelo visto comprei o TDA com defeito, agora vou ter que juntar grana pra comprar outro.

Tem outra forma de ligar o secundário do transformador sem o TDA? 

• Coordenador
Postado

Infelizmente não tem como ligar a fonte sem esse TDA.

Mas antes de trocar o CI novamente, revise toda a linha dos circuitos de partida...

R702, R711, D706, R705, R706, R709 e RX721.

Postado

Fiz a revisão que você indicou, as peças estão boas reposicionei no lugar e ligou kkkk

agora tenho a fonte secundaria, porém no C726 a tensão esta com 20V+, eu acho que esta alta porque removi o flyback, vou coloca-lo no lugar novamente pra ver como reage. 

Postado

Oi BC, já reposicionei o flyback
a tensão no C726 esta de 19V, o +B esta 150V. 
agora poderia me dizer quais componente podem fazer a fonte esta alta assim? Lembrando que esta sem o D603 e C657 não sei se eles podem fazer o +B subir. 

• Coordenador
Postado

No meu esquema o R726 esta no sourse do Fet é de 1R e não deveria ter 26V ai! 

Na figura abaixo eu coloquei no retângulo vermelho, todos componentes que podem alterar a tensão de saída.

Fonte sharp.png

Todos eles são importante, inclusive os capacitores eletrolíticos que tem que ser trocados por novos sem nem testar, os de cerâmicos também são importante no circuito...

Dê uma especial atenção para o resistor R715 (4K99 por 1%), é ele quem vai fornecer uma referencia de tensão para a fonte!

Se todos componentes do retângulo estiver normal, você pode fazer testes colocando um trimpot de 10K no lugar desse resistor, já previamente ajustado para 5K (pino do meio com um dos laterais), e com o TV em stand-by, tentar ajustar a tensão de +B para 115V...

Postado

BC seu coloquei o tripot e ajuste a tensão desceu sim e o transformado também parou de zumbi, porém retirei da tomada pra arrumar direito e quando tentei ligar não ligou, a tensão de 18V do TDA esta zerada , sera que isso queimou o TDA?

Postado

BC bom dia
ressoldei tudo e voltou a funcionar, ajustei o +B para 127V como era antes quando liga ela cai pra 115V... porém a tensão do vertical que é 24V esta em 40V, ai a TV entra em proteção na mesma hora. vou tirar o jump que tem no lugar do R655 e tentar por um resistor para ver se cai a tensão 

• Coordenador
Postado

Mas a tensão do vertical vem do flyback! se a tensão de +B esta mais baixa, não faz sentido a tensão do vertical subir!

Você trocou o flyback?

Postado

Olá @Bcpetronzio  não troquei o flyback. Olha, retirei o tripot e recoloquei o resistor normal dele, substitui o R718 por um de 25R e as tensões da TV normalizaram :wiggle:.

coloquei o TDA vertical porém a TV esta entrando em proteção. 

achei D103 aberto substitui depois o D104 abril (amanhã vou substitui-lo) entrando em proteção.

a TV só liga se levantar o R510 desligando o pino 7 do vertical. não sei se o problema é o TDA.:rezando:

uma curiosidade, tem algum problema em ligar a placa e fazer os testes desconectado do tubo? porque desliguei tudo do tubo para ficar mais fácil virar a placa, agora não sei se influencia em alguma coisa, tensão ou se faz entrar em proteção assim.:confused:

• Coordenador
Postado

Na linha dos diodos D103  e D104 tem um diodo zener ZD615, ele deve estar em curto para que esses outros dois diodos queimasse!...

Na linha desse pino 7 do saída vertical tem o C530 (10uF) o diodo D502 e outros...

Siga essa linha para verificar se tem algo em fuga ou em curto, o capacitor de 10uF sugiro já trocá-lo...

Esse Tv não possui circuito IK, então não tem problemas você ligar ela com a placa do tubo desconectada...

Postado

Certo, vou fazer isso.

olha, eu estava dando um pesquisada em outros tópicos com o mesmo problema e eles diziam que resolveram o problema trocando o TDA8380, mas o meu é novo.

• Coordenador
Postado

@lucas35 Antes de fechar minha oficina por problemas de saúde em 2003, eu já enfrentava muitos problemas com componentes falsos ou remarcados!

Não duvide que esse seu CI novo já esteja com problemas também!

• Curtir 1
  • 3 meses depois...
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!