Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ryzen Overclock


Atretador

Posts recomendados

@Alexsandro Torres Talvez ajudaria sim cara, eu estou testando algumas coisas que achei em outro fórum sobre os Sub-Timings das memórias com processadores Ryzen.

 

Consegui levar minhas memórias que são 3.200 Mhz CL15 Stock XMP para 3.333 CL14 e o ganho de desempenho nas memórias foi ótimo.

 

A única coisa ruim é que, esses sub-timings que encontrei foram testados por um cara que conseguiu "ditar" alguns timings que funcionam apenas em memórias com IC Samsung B-Die, normalmente encontrados em memórias com alta frequência XMP padrão.

 

3333.thumb.jpg.a2a27a960ee567f83bcb3dc430058ab3.jpg

 

Se eu conseguir aprender alguma outra coisa desse tópico (Tem mais de 2.600 páginas...) tento postar algo aqui.

 

Para quem estiver interessado em dar uma olhada: http://www.overclock.net/t/1624603/rog-crosshair-vi-overclocking-thread

 

Sim, é "específico" para a Asus C6H, mas eles já tem um desenvolvimento a respeito de timings e sub-timings das memórias bem avançado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho

Fiz um investimento grande em refrigeração no meu gabinete (achei ele meio pequeno, mas consegui instalar tudo). Instalei um Corsair Hydro Series™ H60 Liquid CPU Cooler e mais 4 CoolerMater MasterFan Pro 120 Air Pressure (optei por estas por causa dos filtros de ar do gabinete, eles exigem bastante diferencial de pressão). 

 

Fiz as seguintes modificações na BIOS:

 

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2400MHz]
CPU Core Ratio: [38.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.13125] (para obter máxima CPU Core Voltage = 1.318)

VDDCR SOC Voltage: [Offset mode]
VDDCR SOC Offset Voltage: [0.10000] (para obter máxima VDDCR SOC Voltage = 1.006)
VDDCR CPU Load Line Calibration: [Medium]

VDDCR SOC Load Line Calibration: [Regular]

Core Performance Boost: [Disabled]

C-States: [Enable] (Você indica deixar essa opção em Enabled ou em Disabled?)

 

Rodei o Prime95 v29.2 (opção Small FTTs) e monitorei o sistema com o HWiNFO durante 40 minutos. Estou sem a imagem do HWiNFO com os resultados (posto depois). O parâmetro de tensão CPU Core Voltage (SV12 TFN) atingiu valor máximo de 1.319V e a temperatura da CPU o valor máximo de 73°C. Não lembro dos outros valores de temperatura e tensão (depois posto aqui). Tentei baixa um pouco mais o parâmetro VDDCR CPU Offset Voltage para [0.12500] mas o sistema não ficou estável.

 

Algumas dúvidas:

1)  Este temperatura da CPU (73°C) está aceitável para usar em algumas ocasiões (máximo de 2 horas) quando estiver compactando meus vídeos caseiros?

2)  Este valor máximo de CPU Core Voltage (SV12 TFN) = 1.319V configura um bom overclock para 3.8 GHz?

3)  Encontrei muita informação sobre versões do Prime95. Li que a versão mais nova é a 29.2 e que já está adaptada para os Ryzen. Eu estava usando a versão 28.1 que disseram que fritava o computador com processamentos irreais. Há uma versão (v26.6) que todos dizem que é esta que se deve usar. Você poderia elucidar essa questão? Qual versão do Prime95 devo usar?

4)  Que teste do Prime95 devo fazer? Small FFTs, Blend ou In-place large FFTs? Li que o teste Small FFTs é para testar apenas o processador. Para realizar um teste de estabilidade do sistema inteiro deveria utilizar o Asus ROG RealBench. Você tem alguma experiência com este software? 

5)  Que caminho devo seguir? Continuar em direção dos 3.9 Ghz ou iniciar o overclock da memórias? Ou você considera que esse overclock (3.8 GHz / 1.319V) deve ser testado um pouco mais com o Prime95 (versão boa e teste correto) e o RealBench?

 

Será de grande ajuda se alguém quiser comentar ou responder as minhas dúvidas. Fiquem a vontade.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 22/07/2017 às 14:21, Atretador disse:

em um parâmetro para ajustar no Console ou nas configurações do jogo para usar +threads.

 

Em 22/07/2017 às 15:43, Fred_mp disse:

Sim, ja fiz mas aparentemente n está funcionando.

Não funciona mesmo não, faz o efeito contrário na vdd

  • Triste 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

13 horas atrás, Ricardo A P Chaves disse:

@Nishijima_filho

Fiz um investimento grande em refrigeração no meu gabinete (achei ele meio pequeno, mas consegui instalar tudo). Instalei um Corsair Hydro Series™ H60 Liquid CPU Cooler e mais 4 CoolerMater MasterFan Pro 120 Air Pressure (optei por estas por causa dos filtros de ar do gabinete, eles exigem bastante diferencial de pressão). 

 

Fiz as seguintes modificações na BIOS:

 

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2400MHz]
CPU Core Ratio: [38.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.13125] (para obter máxima CPU Core Voltage = 1.318)

VDDCR SOC Voltage: [Offset mode]
VDDCR SOC Offset Voltage: [0.10000] (para obter máxima VDDCR SOC Voltage = 1.006)
VDDCR CPU Load Line Calibration: [Medium]

VDDCR SOC Load Line Calibration: [Regular]

Core Performance Boost: [Disabled]

C-States: [Enable] (Você indica deixar essa opção em Enabled ou em Disabled?)

 

Rodei o Prime95 v29.2 (opção Small FTTs) e monitorei o sistema com o HWiNFO durante 40 minutos. Estou sem a imagem do HWiNFO com os resultados (posto depois). O parâmetro de tensão CPU Core Voltage (SV12 TFN) atingiu valor máximo de 1.319V e a temperatura da CPU o valor máximo de 73°C. Não lembro dos outros valores de temperatura e tensão (depois posto aqui). Tentei baixa um pouco mais o parâmetro VDDCR CPU Offset Voltage para [0.12500] mas o sistema não ficou estável.

 

Algumas dúvidas:

1)  Este temperatura da CPU (73°C) está aceitável para usar em algumas ocasiões (máximo de 2 horas) quando estiver compactando meus vídeos caseiros?

2)  Este valor máximo de CPU Core Voltage (SV12 TFN) = 1.319V configura um bom overclock para 3.8 GHz?

3)  Encontrei muita informação sobre versões do Prime95. Li que a versão mais nova é a 29.2 e que já está adaptada para os Ryzen. Eu estava usando a versão 28.1 que disseram que fritava o computador com processamentos irreais. Há uma versão (v26.6) que todos dizem que é esta que se deve usar. Você poderia elucidar essa questão? Qual versão do Prime95 devo usar?

4)  Que teste do Prime95 devo fazer? Small FFTs, Blend ou In-place large FFTs? Li que o teste Small FFTs é para testar apenas o processador. Para realizar um teste de estabilidade do sistema inteiro deveria utilizar o Asus ROG RealBench. Você tem alguma experiência com este software? 

5)  Que caminho devo seguir? Continuar em direção dos 3.9 Ghz ou iniciar o overclock da memórias? Ou você considera que esse overclock (3.8 GHz / 1.319V) deve ser testado um pouco mais com o Prime95 (versão boa e teste correto) e o RealBench?

 

Será de grande ajuda se alguém quiser comentar ou responder as minhas dúvidas. Fiquem a vontade.

 

Abraço a todos.

 

 

Boa, quanto a questão do cooler, apenas lembre-se de atualizar seu perfil aqui para aparecer quais os componentes de seu PC.

 

Quanto a opção de C-States, essa eu recomendaria desabilitar apenas caso esteja muito difícil de conseguir estabilidade em seu over.

 

Acho que 40 minutos é o suficiente para esquentar o loop de água do seu cooler, então por mais tempo, no máximo ficará uns 2C mais quente. A temperatura em 73C está boa sim, a tensão também está muito decente, não é a coisa mais fácil do mundo pegar clocks acima de 3.7 Ghz abaixo de 1.30V, 3.8 a 1.3~2 está bom.

 

Eu andei vendo isso sobre o Prime ultimamente. Não encontrei problemas testando com o 28.1, mas não posso falar muito. Um programa de stress raramente vai causar problemas, o OCCT consegue puxar uma carga mais pesada que o Prime em algumas situações, a vantagem é que o Prime consegue estressar apenas o processador com seus testes de forma fácil nas opções.

 

O RealBench e uma outra versão do Memtest são coisas que eu tenho que pegar, mas meu tempo aqui (E pesquisando...e fuçando no OC) vão ficar mais curtos pois voltei a trablhar hoje.

 

Se você está estável a 3.8 ghz, salve suas configurações na Bios, e tente 3.9 com 1.35~1.375V. Se nesse range de voltagens você tiver instabilidade, é melhor voltar aos 3.8, pois acho que seu processador pode passar dos 80 com voltagens maiores que essas.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que vou precisar editar minha configuração também.

 

A 3.9 meu processador não estava "tão" estável quanto pensei. Quando estava mais frio, ele conseguia rodar o P95 sem muitos problemas, porém como esquentou esses últimos dias aqui, ele apresentou instabilidade.

 

@Achimed Eu fiz o download da versão 29.1 do Prime e testei aqui, antigamente os "Workers" apenas paravam quando apresentava instabilidade com a versão 28.1, agora o sistema dá BSOD direto kkkkk.

 

Eu não devo ter dado muita sorte com meu processador, pois a 3.9 Ghz eu preciso de 1.37V+ para sustentar o clock, o que acho um pouco alto demais, as temperaturas ontem com 1.369V (Contando Vdroop) chegaram a 74C no CPU e 70 nos VRMs de minha placa.

 

Fiz um teste durante a noite de hoje com o processador a 3.8 Ghz/1.30~1.306Vcore e ficou por quase 8 horas rodando estável no Prime com LLC1.

 

Vou tentar diminuir a tensão e LLC hoje a noite.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho Não pretendo trabalha com velocidade acima de 3.8 GHz. A tensão para conseguir essa velocidade é muito alta e as temperaturas dos outros componentes ficam muito altas também. Vou partir para OC das memórias. Vou tentar chegar a 2993 MHz. Mas vou aos poucos. Li em um forum que conseguiram fazer OC até 2800 MHz com uma configuração de memória igual a minha (Kingston HyperX FURY DDR4 2400MHz). By the way, atualizei completamente meu perfil. 

 

Eu usei a versão 29.2 do Prime95 mas acho melhor usar a 29.1 que já foi mais testada. A versão 29.2 é para beta-testers ainda.

 

1 hora atrás, Nishijima_filho disse:

Fiz um teste durante a noite de hoje com o processador a 3.8 Ghz/1.30~1.306Vcore e ficou por quase 8 horas rodando estável no Prime com LLC1.

 

A tensão está muito boa para 3.8 GHz.

 

Qual teste do Prime95 você usa? Small FFTs, In-place large FFTs, Blend ou algum customizado?

 

LLC1 na sua placa-mãe equivale a LLC médio ou regular nas placas da Asus? Ou essas opções (0, 1 , 2 , 3 ...) de LLC é por causa do chiset X370? O meu é B350.

 

Você também modificou o LLC SOC? para quanto? Regular, Medium, High?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achimed Normalmente as placas mães "melhores" conseguem fazer over com voltagens um pouco menores, isso depende do chip e também um pouco dos VRMs, quanto mais limpa a energia que o processador recebr, melhor.

 

OC de memória é triste, principalmente porquê Ryzen tem um problema de Sub-Timing. (Veja um de meus posts anteriores)

 

Na Taichi LLC1 seria "Extreme" ou "High". A Taichi tem 5 níveis de LLC, 1 sendo mais alto e 5 o mais baixo.

 

Em stock a placa fica em 5, com o processador rodando a 1.30 e tendo Vdroop para 1.1~1.05 no load.

 

Durante meus overs eu deixava em 3, depois mudei para 2 para ter mais estabilidade a agora 1, mas vou testar com voltagens um pouco mais baixas, alto entre 1.28~1.30 com LLC 2/3 em 3.8 Ghz.

 

Os sub-timings que achei funcionaram muito bem nas minhas memórias, estão estáveis e sem erros. Vou deixar o Memtest rodando durante uma noite para ter certeza ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite,

 

Notei que ao fazer overclock pelo BIOS, os recursos de economia de energia (baixar clock e tensão em idle) são desativados automaticamente, exceto quando faço overclock pelo Ryzen Master (que não sou muito fã). Comprovei isso também em fóruns que andei lendo pela internet. 

 

Alguém sabe como fazer o processador manter os recursos de economia de energia em idle mesmo com o.c. pelo BIOS?
Pergunto isso pois deixo meu computador ligado praticamente o dia todo, e não queria que ele ficasse consumindo energia em excesso enquanto estivesse em idle, pois impactaria negativamente na minha conta de energia ao final do mês.

 

Minha config. atual:
Ryzen 3 1200 @ 3.9GHz 1.325v
Cooler Wraith MAX
ASRock AB350M
2x4GB HyperX DDR4-2400
Fonte SilentStorm SFX500 
Radeon RX 470

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho  @Atretador

 

vocês conseguem me dizer porque eu diminui os timmings na BIOS mas mesmo assim o AIDA me mostra outro timming? E porque mesmo depois de tirar do AUTO os timming e diminuir as latências mesmo assim nao houve ganho?

 

Desde já valeu!

image.thumb.png.962b0e9ec4eabf5387164d2491f5a6d3.png

 

PS: Eu também estabilizei em @3.9~1.3v Olha as temp... Em uso normal acredito que nunca pegaria esses 68º que peguei no occt em uma hora... Mas enfim, o que vocês acham da temp?

 

Outra coisa aquele SYSTIN e MAINBOARD tá a 40º em idle, isso ta certo?? 

 

image.thumb.png.5196d35df2fe22b82b225b9a5a181b28.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Veloria Você pode ver se a sua placa-mãe tem opções de "P-States". Em algumas placas mãe você consegue fazer Overclock por P-States e alterar a frequência mínima do processador no modo Ryzen de Energia para 50%. Seu clock e voltagens irão cair em Idle, mas não como em stock. Infelizmente também não sei te confirmar se isso irá funcionar em qualquer outra placa-mãe (na X370 Taichi funciona).

 

Em outra página, você não tem problemas em rodar o processador com o clock travado. O processador só irá realmente utilizar a energia quando necessário. Apesar das temperaturas em Idle ficarem mais altas, a diferença com uma refrigeração boa não deve ser tão grande. Mas se energia e temperaturas são uma preocupação, eu diminuiria o over para 3.8 e testaria com 1.25~1.27 de Vcore.

 

@Alexsandro Torres Timings é algo complicado mesmo. E outra, os processadores Ryzen e alguns outros tem uma coisa que chama Advanced Memory Training. Isso irá pegar as latências que você tentou utilizar e testar as mesmas, se a placa-mãe detectar que isso não vai funcionar, ela "reseta" as configurações ou colocam mais próximas de algo que funciona.

 

Você pode desabilitar o Memory Training em sua BIOS, porém se as latências que colocou não passaram no Memory Training, você terá problemas e provavelmente não conseguirá dar POST, tendo que dar Clear CMOS.

 

Sobre essas temperaturas, creio que elas são referentes ao VRM da placa-mãe, os reguladores de tensão ficam quentes mesmo, é normal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho As minhas memórias não são muito boas. Tentei de tudo. Única coisa que consegui foi subir até 2666 MHz (16-15-15-15-35-1T) com o resto em Auto (unica coisa não default é o 16 em negrito). A tensão das memórias é 1.2V (também não modifiquei).

 

A configuração foi a seguinte:

 

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2666MHz]
CPU Core Ratio: [38.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.13125] (para obter máxima CPU Core Voltage = 1.318)

VDDCR SOC Voltage: [Auto]
VDDCR CPU Load Line Calibration: [Medium]

VDDCR SOC Load Line Calibration: [Auto]

 

Foi muito fácil aumentar para 2666 MHz e o computador funcionou normal. Fiz vários testes Small FFTs com Prime95 (v29.1) e com o RealBench por mais de duas horas e tudo funcionou muito bem. Mas não consegui fazer mais nadas com a memórias além disso.

 

Decepcionado com o OC capenga das memórias decidi subir o clock da CPU para 3.9 GHz.

 

A configuração que ficou estável foi a seguinte:

 

Ai Overclock Tuner: [D.O.C.P.]
Memory Frequency: [DDR4-2400MHz]
CPU Core Ratio: [39.00]
VDDCR CPU Voltage: [Offset mode]
VDDCR CPU Offset Voltage: [0.17500] (para obter máxima CPU Core Voltage = 1.362)

VDDCR SOC Voltage: [Offset mode]
VDDCR SOC Offset Voltage: [0.10000] (para obter máxima VDDCR SOC Voltage = 1.006)
VDDCR CPU Load Line Calibration: [High]

VDDCR SOC Load Line Calibration: [Regular]

 

Fiz somente somente testes Small FFTs de 30 minutos com Prime95 (v29.1) por enquanto.

 

A imagem abaixo mostra os resultados.

59a94f3fb0cc8_oc39.thumb.jpg.d869b6d56dcb43e8f9eb147d75daf2dd.jpg

 

Gostaria que você comentasse os valores das temperaturas e das tensões obtidas nesse teste. Esse valores estão aceitáveis para 3.9 GHz? E o vdroop? Alguma sugestão? Faz tanta diferença assim subir de 3.8 GHz para 3.9 GHz? Compensa o aumento da temperatura e da tensão?

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 30/08/2017 às 21:07, Nishijima_filho disse:

@Veloria Você pode ver se a sua placa-mãe tem opções de "P-States". Em algumas placas mãe você consegue fazer Overclock por P-States e alterar a frequência mínima do processador no modo Ryzen de Energia para 50%. Seu clock e voltagens irão cair em Idle, mas não como em stock. Infelizmente também não sei te confirmar se isso irá funcionar em qualquer outra placa-mãe (na X370 Taichi funciona).

 

Em outra página, você não tem problemas em rodar o processador com o clock travado. O processador só irá realmente utilizar a energia quando necessário. Apesar das temperaturas em Idle ficarem mais altas, a diferença com uma refrigeração boa não deve ser tão grande. Mas se energia e temperaturas são uma preocupação, eu diminuiria o over para 3.8 e testaria com 1.25~1.27 de Vcore.

 

Agradeço pela dica. Estive experimentando nesses últimos dias com overclock pelo pstate. Funcionou bem, exceto pelo fato de que os clocks não baixam em idle, mas a tensão sim. Consegui 4GHz à 1.4v, com vdrop para 1.39~38; Se eu setar 1.375 no BIOS, sequer dá boot, e acabo tendo que resetar o CMOS. Como acho 1.4v demasiadamente alto para uso cotidiano, setei em 3.8GHz e 1.3v (não testei com menos tensão do que isso neste clock por falta de tempo; mas acho que dá pra tentar com 1.25 ou 1.275v).

Uma coisa que notei no HWMonitor enquanto vigiava as temperaturas (que até pode ser um bug do programa) é que em algum momento ele registrava uma queda no clock mínimo; Ex.: com overclock à 3.8GHz, durante o teste de estabilidade, o mesmo caía para 3.76GHz ou até mesmo 3.68GHz segundo o HWMonitor na coluna 'minimum'; Já no AIDA64, também na aba clocks, com refresh de 1 em 1 segundo, essas teóricas quedas nem apareciam no registro. Alguém teve alguma experiência parecida? É algo para se preocupar ou devo somente ignorar?

 

Agradeço.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achimed Sinceramente 78C para 3.9 Ghz não acho que compensa, muita temperatura.

 

Uma coisa que vi, é que na maioria das placas mãe para os Ryzen as Voltagens de Vcore que são mais cabíveis são as da própria placa, e não a SVI2 TFN.

 

Isso pode significar que, sua placa-mãe está alimentando seu processador com coisa de 1.425V para manter esses 3.9 Ghz, mesmo com os valores mostrados.

 

Eu mesmo acabei desanimando de manter em 3.9 Ghz depois que vi isso, meu LLC estava compensando o chip por ser mais power hungry que o normal e alimentando ele com coisa de 1.39~1.40V para manter os 3.9 Ghz, e não estava exatamente estável... Alguns testes que rodei apresentaram problemas, por exemplo, o Prime no modo custom utilizando 12GB de ram. Que seria um teste um pouco mais absurdo, mas pode acontecer como edito vídeos as vezes.

 

Em 3.9 Ghz com essas configurações de Prime ou um dos Workers paravam em menos de 15 minutos, ou o sistema reiniciava.

 

Andei lendo muitas coisas a respeito disso, e vários usuários testam com mais de um programa para verificar estabilidade.

 

De todas as formas, recomendaria diminuir seu over para 3.8 Ghz, que havia conseguido algo mais aceitável em termos de tensão e temperaturas.

 

@Veloria Você pode também tentar configurar P-States com voltagens e clocks diferentes, caso não fez isso já.

 

O primeiro, normalmente P0, será o "mais alto" para load, e o P1~9 normalmente são para outras situações em Idle.

 

Essas quedas contínuas em frequência acontecem normalmente aqui, mesmo utilizando o modo de energia de Alta Performance, diria ser normal.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Nishijima_filho Fiz outro upgrade na refrigeração do meu gabinete. Substitui o Fan original do meu H60 por dois MasterFan Pro 120 Air Pressure (sistema push-pull) e instalei mais dois MasterFan Pro 120 Air FLow. Esse sistema de refrigeração ficou bem eficiente nos testes que fiz a temperatura não passou de 67ºC.

 

Minha configuração agora está CPU [email protected] e memórias @2666MHz.

 

A imagem abaixo mostra os resultados de um teste de estabilidade de 1 hora com RealBench. A temperatura da CPU atingiu 67.4ºC e CPU Vcore máximo 1.369~1.375. E, como você mencionou, a tensão máxima de saída da MB foi de 1.406~1.428. Por outro lado as temperaturas das VRMs ficaram muito boas (57ºC). Como esse teste estressa o sistema todo, me chamou a atenção a temperatura da placa de vídeo (64ºC).

image.thumb.png.f19e7aac2cbb79773fb9b967de28a780.png

 

Um outro teste que fiz foi utilizando o Handbrake. Na verdade não foi um teste, foi uma tarefa que estava pendente. Montei esse computador para fazer esse tipo de tarefa. Renderizei cinco vídeos das férias passadas. O tempo foi de quase 1h50m. A imagem abaixo mostra os resultados. Fiquei muito satisfeito com o desempenho do computador.

 

image.thumb.png.10a57867878eab344c3b059edfceaac0.png

 

A temperatura da CPU atingiu 66ºC e CPU Vcore máximo 1.356~1.369. A tensão máxima de saída da MB foi de 1.417. Aas temperaturas das VRMs ficaram muito boas (57ºC).

Vou tentar manter este OC por mais uns dias. SE permanecer estável fazendo as tarefas minhas do mundo real. vou tentar subir para 4.0GHz.

A única coisa que ainda me incomoda é não conseguir subir as memórias para além de 2666 MHz.

 

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Achimed Boa temperatura e tensão dentro do normal para essa frequência, muito bom!

 

Uma dica é verificar se os seus VRMs realmente estão nessas temperaturas que cita, você pode colocar o dedo sobre o dissipador do VRM, não aplique muita pressão, apenas o suficiente para sentir a temperatura. Se for quente, mas suportável, deve estar dentro dos 57~60C que citou, caso não conseguir manter o dedo, as temperaturas estão mais altas que os leitores reportam.

 

Faça isso apenas caso quiser ter certeza que seus VRMs não estão cozinhando pra entregar esses quase 1.4v no processador.

 

Quanto as memórias, você pode tentar aumentar seu SOC para algo como 1.13~1.15 e as memórias para 1.37V. (Creio que suas memórias são chips Hynix, não sei bem quanto elas aguentam com folga, mas .02mv não deve causar problemas) Tente colocar as memórias em clock mais alto assim, se ainda não funcionar, volte nas configurações que está utilizando agora.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por favor, ajudem-me a fazer overclock no meu Ryzen.

 

Meu sistema é este:

 

AMD Ryzen 7 1700 (YD1700BBAEBOX)

ASUS PRIME X370-PRO

Corsair Vengeance LPX 16GB (CMK16GX4M2B3000C15)

MSI GeForce GTX 1080 GAMING 8G

Crucial MX300 525GB (CT525MX300SSD1)

 

Corsair Carbide 400Q (CC-9011100-WW)

Corsair RM550x (CP-9020090-NA)

Noctua NH-U14S

Noctua NM-AM4-UxS

Noctua NF-S12B redux-1200

Noctua NF-P14s redux-1200 PWM

Noctua NF-P14s redux-1200 PWM

 

Algumas dúvidas:

 

Usando o Ryzen Master, consigo fazer overclock tendo os desejáveis clock e Vcore dinâmicos. Acho que isso é chamado de ZenStates (é isso?). Enfim, o problema em se usar esse programa é que, toda vez que que reinicio o computador, devo abri-lo e aplicar o perfil após o Windows se iniciar. Não há como ele se iniciar automaticamente?

 

Caso eu não queira fazer overclock pelo Windows, posso usar os Pstates. Li em overclock.net, se não me engano, que o P0 tem bug. Que devemos deixar o P0 em AUTO, confirgurar o P1, e deixar os outros Px em AUTO também, que, por si só, já são configurados automaticamente, fazendo com que o Ryzen se auto ajuste em Vcore e clock automaticamente. Alguém sabe explicar melhor isso?

 

Qual é a vantagem de se usar Vcore offset, calcular a diferença entre Vcore original e o Vocre pretendido para usar o resultado, em vez de digitar o Vcore pretendido e deixá-lo fixo? Se não me engano, o Vcore e o clock não ficam dinâmicos nem de um jeito e, obviamente, nem do outro, mesmo usando, em Windows, o plano de energia Ryzen Balanceado.

 

O que são os Cstates?

 

Há outras dúvidas, mas vamos conversando e tentando esclarecê-las aos poucos. Lembrando que a minha placa tem um BIOS/UEFI bem parecido com os das ROG, mas com algumas opções faltantes, claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Primeiro, sempre que tiver a opção, use vCore no manual, simplesmente por não ter que ficar calculando :x

 

P_State OC não vale a pena

 

 

Porque não faz OC via bios diretamente? Aqui eu deixo o Cool'n'quit (por padrão, ao fazer OC ele é desativado)ligado + plano balanceado da AMD, assim ele reduz o clock quando não estiver em uso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, faço. Só que eu queria deixar o comportamento do Ryzen em overclock, o mais parecido possível com seu comportamento original. Não me agrada ver que estou gastando energia be aquecendo o interior do gabinete a toa.

 

Não achei a opção Cool 'n' Quiet no BIOS. Acho que a ASUS dá outro nome ou não tem.

 

Estou tentando algo, mas não consigo nem deixar a 3.8GHz estável. Estou quase desistindo de overclock nesta máquina aqui.

 

Você acha que estarei desperdiçando muito potencial da minha CPU e da minha refrigeração se eu apenas deixar a DRAM com um "suposto overclock" (D.O.C.P. 2933MHz)?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@lb_felipe Até entendo que essa sua fonte é Certificação Gold e parece ser muito boa, mas ainda chutaria que 550W pode lhe trazer desligamentos inesperados se fizer overclock em seu sistema.

 

Um processador Ryzen 7 com overclock para 3.8~3.9 Ghz pode puxar até 200W de energia. Isso sem contar com o SOC, memórias e a energia perdida pelos VRMs em temperatura.

 

Sua placa de vídeo sozinha fará isso sem Overclock algum durante uso, sendo 200W em uma boa situação, com média de 250W+ quando em uso total, tomando como referência a utilização de energia que uma 1080 FE teria. Sua placa tem overclock de fábrica, e deve gastar até mais que isso.

 

Tome cuidado com seu overclock.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!