Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformador para subistuir


Posts recomendados

Boa tarde a todos! 

 

Estou com equipamento em bancada Sansui-SE-800, infelizmente não tem o transformador e tenho uma duvida sobre um secundário,na foto em anexo:

 

Então ai vai os questionamentos:

 

1 - como seriam informações de desse secundário?

fio verde 4 v

fio branco 0v

300 miliampere

 

fio branco 0v

fio laranja 11,3v

150 miliampere

e isso?

 

ver figura:

 

2 - posso trocar esse transformador por lm 317? ajustando as tensões? exemplo:

 

22 v, com lm 317

4 v, com lm 317

11,3v, com lm 317

 

 onde é positivo e negativo de cada tensão?

 

Conto com a ajuda de todos, cada ajuda sera bem vinda, não tenho o luxo para errar nessa manutenção.Por isso conto com os mais experientes neste caso.E agradeço desde já.

 

Coloquei o dataset dele para ajudar.

 

Mais uma vez agradeço a ajuda de todos e a medida que for avançando na manutenção vou mostrando os meus avanços, na verdade nossos avanços.

 

duvida.jpg

Sansui-SE-800-Service-Manual_(2).pdf

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, amigo. Está muito estranho. Sem o trafo antigo fica difícil.

1 - O enrolamento 9, 10, 11 não vai direto a um retificador. Vai a um círculo com a descrição A/2, que somente com alguma paciência pode-se descobrir onde vai ser usado.

 2 - No desenho do trafo, entre o brando e verde tem mais espiras que entre o branco e laranja. Mas entre o branco e verde, segundo sua afirmação, teriam apenas 4v e entre o branco e o laranja, com menos espiras, teriam 11,3v. 

3 - O verde vai ao "F", o branco vai ao outro "F" e o laranja vai ao "PL ou FL" não dá para ver direito. 

4 - Parece que nenhum dos três fios vai ao terra, mas parece que entre o verde e o branco, tem um divisor de tensão R75 e R76, ambos de 47 ohms. Então parece que a tensão média entre o verde e o branco vai à tensão retificada, filtrada e regulada, negativa de -19v, através de R27 (470 ohms). 

5 - Para embananar ainda mais o circuito, tem um eletrolítico C8 (100uF/25v) que vai ao terra.

 

Não faço ideia do que estes componentes estão fazendo. Lamento, mas não poderei te auxiliar. 

Vamos esperar que alguém possa acrescentar algo mais.

 

Em tempo: Fora o detalhe estranho do desenho do trafo, com espiras nem um pouco proporcionais às tensões de saída do secundário (verde, branco e laranja), o trafo está todo determinado. 

Acho que este trafo deve ser de ótima qualidade e que um novo, com as mesmas características, deve ser difícil de caber no equipamento. A exceção seria ter pelo menos o ferro do trafo original. 

 

Bons consertos.

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é tão complicado quanto parece, o fio laranja está ligado a uma lâmpada de 12V, o outro fio da lâmpada está ligado ao fio verde. O fio indicado como PL significa "Power Lamp".

 

Então conclui que se tem 11V entre os fios verde e laranja, 4V entre os fios verde e branco e 7V entre os fios laranja e branco.

Os outros dois fios que estão ligados no verde e no branco vão ao soquete com a indicação FF, na pagina seguinte o esquema continua. Eles vão ao filamento do display VFD, esses displays são alimentados por 4V mesmo.

 

O divisor resistivo de 47R, o capacitor de 100uF e o resistor de 470R servem para manter um contato galvânico entre o filamento do display e o circuito que alimentam seus anodos e catodos (estes alimentados por tensão negativa). Já deu pra perceber que o display trabalha igual a um tubo de TV.

 

A lâmpada de 12V tanto faz ser alimentada por CC ou CA.

Já o display precisa fazer um teste se funciona com 4VCC, em todos aparelhos que eu vi são CA até mesmo os que usam fonte chaveada. O filamento desses displays é muito fácil de se queimar se alimentado errado.

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

É somente um fio branco mesmo, não há necessidade de ter dois. 

Um transformador que poderia substituir esse seria algum do tipo usado nos primeiros vídeo K7 são bem parecidos, com algumas adaptações eles podem funcionar nesse equalizador. 

@Mestre88 

 

beleza tem fotos dele?

 

esse transformado da figura daria certo?

 

TRAFO 03.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma pequena duvida repostei a foto editada. Então os dois fios brancos seriam colocados juntos? Isto e feito um jumper? e como a saída é AC como saber quem vai ser 0 V e quem vai ser tensão? Só quero clarear mais do que já esta.

adicionado 4 minutos depois

Esses esquemas seriam bons para eu dar uma estudada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!