Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

meu computador recentemente teve um problema com a fonte, onde estava fazendo barulho de cooler(foi quando começou os problemas de fps). Troquei a fonte e to com um problema de desempenho onde quando jogo o fps fica entre 160-250, porém quando atiro abaixa pra 80 fps, fica como se fosse uns congelamentos na tela.

Obs: já tentei de tudo, atualizei os drivers, formatei o pc e ainda com o mesmo problema. verifiquei também as temperaturas dos componentes e todas não passam de 34°C(Acredito que não seja problema). Suspeitei que seja gargalo, mas amigos meus falaram que o meu processador segura minha placa de video facilmente, o que resta é a placa-mãe que possa estar com algum barramento defeituoso. agradeço se me puderem ajudar.

Processador: FX-6300 black edition
placa-mãe: Gigabyte GA-78lmt-s2
Memórias: 6gb de ram
Placa de Video: NVIDIA GIGABYTE Geforce GTX 1050 OC 2G
HDs: 1TB 
Fonte: CORSAIR ATX CXM 450W REAL 80 PLUS

Sistema: Windows 10 x64

Postado
1 minuto atrás, Diogo3105 disse:

Fontes de 450W são fracas pra esse tipo de configuração fera, recomendo trocar a fonte por uma de 500W ou mais

minha configuração não chega nem perto de 450w, acredito que esse não seja o problema

• Membro VIP
Postado

@Roger That sua fonte é suficiente para sua configuração, o problema é a sua placa-mãe. É um problema no projeto e normalmente não existe reparo ou configuração que resolva. Sua placa-mãe foi projetada para operar com os processadores Athlon e Phenom da AMD, posteriormente a linha FX foi lançada e permitiram que um update de BIOS fizesse a placa-mãe suportar os FX.

Porém ela tem dificuldades em entregar energia ao processador, causando superaquecimento do VRM (que não possui sensor de temperatura) e quedas de desempenho pois os clocks abaixam para preservar os componentes.

Você pode tentar atualizar a BIOS para a ultima versão, e até AMD Turbo Boost porém não é garantido que vá funcionar.

• Curtir 1
  • Obrigado 1
Postado
5 minutos atrás, Diogo3105 disse:

Fontes de 450W são fracas pra esse tipo de configuração fera, recomendo trocar a fonte por uma de 500W ou mais

Primeiro "fera", 450W é o recomendado, o PC dele deve usar no máximo uns 250 a 300W, onde ele estaria alcançando quase o máximo de eficiência na fonte dele, a fonte não é o problema.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, grievous disse:

posteriormente a linha FX foi lançada e permitiram que um update de BIOS fizesse a placa-mãe suportar os FX.

AHHHH, então essa é a famosa "gambiarra" que falam aqui no fórum, não sabia que era nessa placa.

Postado
1 minuto atrás, grievous disse:

@Bad Follen É o chipset que entrega isso, a linha FX possui apenas 3 chipsets que foram originalmente desenvolvidos para ela. São os 970, 980 e 990.

Qualquer chipset diferente como o 760G do autor do tópico, não são apropriados para usar com os FX e podem causar problemas (ou não).

é fiquei sabendo, só não tinha lembrado qual era o chipset.

adicionado 0 minutos depois

Obrigado por lembrar <3

7 minutos atrás, grievous disse:

causando superaquecimento do VRM (que não possui sensor de temperatura) e quedas de desempenho pois os clocks abaixam para preservar os componentes.

Bem, essa MOBO tem opção de overclock?

Ele poderia fazer um underclock e desativar o Turbo

• Obrigado 1
Postado

@Bad Follen@grievous Fica mais ruim nesses N68\78, os VRMs são bem fraquinhos, mobos ChipSet 88 ja são fortes o bastante para aguentar um OC, dependendo da qualidade da mobo em si, minha M5A88M segurava de boas um OC em um 8320 a 4.3Ghz, ou 4.4Ghz no meu ex-FX6100 com um A70.

• Obrigado 1
Postado
29 minutos atrás, grievous disse:

@Roger That sua fonte é suficiente para sua configuração, o problema é a sua placa-mãe. É um problema no projeto e normalmente não existe reparo ou configuração que resolva. Sua placa-mãe foi projetada para operar com os processadores Athlon e Phenom da AMD, posteriormente a linha FX foi lançada e permitiram que um update de BIOS fizesse a placa-mãe suportar os FX.

Porém ela tem dificuldades em entregar energia ao processador, causando superaquecimento do VRM (que não possui sensor de temperatura) e quedas de desempenho pois os clocks abaixam para preservar os componentes.

Você pode tentar atualizar a BIOS para a ultima versão, e até AMD Turbo Boost porém não é garantido que vá funcionar.

você poderia me explicar como eu faço essa atualização, infelizmente eu sou leigo no assunto, porém tenho amigos que possam me ajudar.

24 minutos atrás, Bad Follen disse:

é fiquei sabendo, só não tinha lembrado qual era o chipset.

adicionado 0 minutos depois

Obrigado por lembrar <3

Bem, essa MOBO tem opção de overclock?

Ele poderia fazer um underclock e desativar o Turbo

não tenho conhecimentos necessarios para responder essa pergunta, mas vou pesquisar.

Postado
1 minuto atrás, Roger That disse:

você poderia me explicar como eu faço essa atualização, infelizmente eu sou leigo no assunto, porém tenho amigos que possam me ajudar.

site da fabricante -> procura tua placa -> vê se tem atualização da BIOS -> baixa -> joga num pendrive -> entra na BIOS -> manda Flashar

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Roger That disse:

não tenho conhecimentos necessarios para responder essa pergunta, mas vou pesquisar.

Tem como fazer overclock sim.

Bem, você vai fazer o procedimento inverso.

Em vez de aumentar o desempenho, você vai abaixar ele.

Vou te deixar uns links para você ter uma ideia.

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/o-que-e-overclocking-entenda-quais-vantagens-e-riscos-para-o-seu-pc.html

Quando conseguir entender, volte e a gente tenta fazer juntos

adicionado 5 minutos depois

https://www.tecmundo.com.br/hardware/9142-o-que-e-underclock-e-reducao-de-tensão-.htm

• Obrigado 1
Postado
2 horas atrás, Bad Follen disse:

site da fabricante -> procura tua placa -> vê se tem atualização da BIOS -> baixa -> joga num pendrive -> entra na BIOS -> manda Flashar

http://www.techtudo.com.br/noticias/noticia/2015/04/o-que-e-overclocking-entenda-quais-vantagens-e-riscos-para-o-seu-pc.html

https://www.tecmundo.com.br/hardware/9142-o-que-e-underclock-e-reducao-de-tensão-.htm

tem uma coisa que eu esqueci de comentar aqui no tópico, que durante o problema da fonte, o pc desligava varias vezes e não sabia o que era e como percebi o barulho da fonte, troquei imediatamente. isso poderia ter danificado o VRM da mobo ou outro componente?

2 horas atrás, grievous disse:

qual placa-mãe você indicaria pra esse tipo de situação ? vou tentar fazer o reparo e se não der certo to pensando em comprar uma nova

• Membro VIP
Postado

@Roger That Normalmente o que danifica um componente eletrônico não é o corte de fornecimento de energia e sim o fornecimento de energia irregular.

Não sei qual era a fonte mas ela além de aguentar a potência exigida pelo sistema deve entregá-la com qualidade. Também deve usar um bom filtro de linha para eliminar ruídos na rede causados por outros aparelhos e até surtos oriundos de tempestades, motores elétricos, etc.

Lembrando que para estar o mais protegido possível a sua residência deve possuir um bom aterramento.

Está ficando cada vez mais difícil encontrar placa-mãe mas essa aqui seria um bom começo, ela possui mais fases de alimentação no VRM, um bom dissipador em cima dele além de ser chipset 970

Loja Kabum - Asus M5A97

• Obrigado 1
Postado
7 horas atrás, Bad Follen disse:

fiz a atualização e deu em nada, mesma coisa. vi o desempenho do pc também, e a memoria ram não sai de 70% de uso

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!