Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Amigos  preciso de ajuda mais uma vez.

Uma amiga  pediu pra que eu montasse pra ele um pequeno sensor pra ser colocado na porta/portinhola pra dispara um buzer pra ela saber quando o gato dela voltou pra casa.

Eu tenho umas placas velhas de máquinas industriais que interrompe a  máquina  caso alguém coloque a mão, (ou qualquer parte do corpo) na área de risco.

São emissores e receptores infravermelho (pensou eu) eles tem formato de leds 5mm

Como testo pra saber se estão funcionando

Achei alguns circuitos mas nada de concreto

Podem me ajudar à ajudar?

Postado

Você quer testar somente os sensores ou quer testar com placa e tudo?

O Led infravermelho é possível "ver" ele acender se olhar através de uma câmera filmadora.

O foto-transistor ou foto-diodo (sei lá o que tem aí) altera a sua resistência quando é apontado a luz solar.

Para testar as placas precisa analisar o circuito para saber quem é positivo, negativo, saída e etc.

• Membro VIP
Postado

...

8 horas atrás, Mestre88 disse:

através de uma câmera filmadora

... de celular p.ex. (mas acho que você já tinha entendido)

Penso que qualquer sensor de proximidade pode ser adaptado desde que se tenha alguma habilidade pra ajustes mecânicos e de eventualmente de alguma sensibilidade (ou seja tem ser bruto e delicado ao mesmo tempo)

Mas (ainda bem que sempre tem um mas) ao mencionar portinhola, minha mente minimalista pensou em algo eletromagnetomecânico mesmo como um reed switch e um ímã. Enfim, escolhas, como tudo na vida.

Boa sorte com sua(seu) amigo(a)

• Curtir 1
Postado

Como a @Isadora Ferraz falou... é mais simples você usar um reed switch...

Tem um tópico meu um tempinho atrás sobre isso xP Até postei o circuito

No lugar da chave, você poe o reed switch e do led o buzzer, só altere os valores dos resistores pro buzzer :v

Esse circuito ai, dispara o led a cada vez que o switch é aberto...

Postado

Encontrei este ótima materia sobre reedswitch: http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/como-funciona/2462-art373

Neste exemplo:

art0373_13.jpg

Poderia utilizar o mesmo para alimentar um microcontrolador. Nesse pic iria programar que, por exemplo, a cada 50 sinais recebido pelo 555 é que acenderia ou apagaria uma lampada. Esta aplicação poderia funcionar?

Entretanto, pesquisei no ebay, por reed switch, e encontrei estes: http://www.ebay.com/itm/10Pcs-14mm-Glass-Magnetic-Induction-Reed-Switch-MagSwitch-Normally-Open-NO-/192144773217?epid=797567091&hash=item2cbcb89061:g:9ZsAAOSwmgJY3h6u

É disto que estamos falando?

Obrigado

• Curtir 1
Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!