Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Substituto para trafo lava louça


Lica Beck

Posts recomendados

É tensão alternada, não tem polaridade a ser observada.

Pode manter o multímetro nos 250Vac, não busco leitura precisa nesse momento.

Na foto abaixo com a placa ligada e o multímetro em 250Vac as leituras a serem feitas:

A e B (correspondem à entrada (primário) do transformador)

C e D (correspondem à saída (secundário) do transformador)

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Medições efetuadas:

Com a placa ligada AB=127 CD=sem valor (eu apertei bem os ponteiros, troquei de multímetro mas continuou zerado.) Então a energia não sai!

 

Placa sem energia - escala 10k - multimetro analógico AB = ponteiros não se mexeram. CD= ponteiros foram ao zero.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tomara que seja somente essa peça! Esse mesmo trafo é utilizado nas lavalouças da whirpool americana Mas não encontrei para comprar. Então o próximo passo é retirar o dito cujo da placa. Existe chance de recuperação do defunto?

Esses diodos seriam para "abaixar" a saída de 12volts? Eu soldaria um em cada saída certo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se preferir pode colocar um par na C e outro na D, tanto faz. Na verdade, pensando agora na sua placa, vai ficar mais fácil colocar 2 na C e 2 na D aproveitando os furos da placa, já que esse transformador substituto terá que ficar fora da placa. Falou sobre um cara que recupera? Acho que só de correios vai gastar mais que um  novo. Sobre o trafo estar em falta, esse tipo de material acha fácil  em qualquer loja de eletrônica, inclusive aí no Rio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade essa fonte já te dá 12V em corrente contínua, semelhante ao carregador do seu celular, só muda a tensão, o que não é uma  má ideia. Se comprar uma fonte dessas, retire o transformador velho e alimente a plaquinha com essa fonte. Mais fácil ainda de se achar e mais barato, corre o risco de você ter aí na  sua casa uma fonte dessas de algum  aparelho que não use mais. Tendo 12V na saída, 0,5A (500mA) ou mais é o quanto basta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procurei em casa mas não encontrei fonte com 12v e 0,5A ou 500mA. No mercado livre tem essa:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-771144199-fonte-alimbivolt-12v-05a-d-link-cftv-cmera-arduino-modem-_JM

Serve? Diz que a entrada é AC e a saída CC.

O custo para produzir um novo, nas mesmas especificações do original é de 34,00 no mercado livre.

Para enrolar o trafo queimado é entre 40 e 50,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum....então esses fabricantes colocam componentes únicos de modo a induzir o consumidor a comprar a placa nova? Não seria mais fácil usar o que existe de padrão no mercado?

Eu tenho uma fonte antiga cuja secundário é 12v 600mA. Achei que a corrente fosse importante manter a mesma!

Soltei a placa dos conectores. Percebi que após o trafo existem 4 diodos soldados (Não aparecem na foto anterior). Ao lado a fonte velha que tenho.

 

adicionado 4 minutos depois

59d3dee612a86_Placasoltaetrafo.thumb.jpg.d41d6e0c9edcca8bf24514872084acf7.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses diodos é que convertem o  AC em DC.

2 minutos atrás, Lica Beck disse:

Eu tenho uma fonte antiga cuja secundário é 12v 600mA.

Está se referindo a um transformador de 12Vac na saída ou a uma fonte que nos dá 12Vdc na saída? Se for mesmo fonte, que nos dá 12Vdc serve sim.

Entendendo um pouco sobre essas fontes de corrente contínua: A tensão indicada é o valor que vai sair dela. A corrente indicada é o máximo que ela consegue entregar. Caso o consumo seja inferior, tudo bem, apenas fica subutilizada.

adicionado 0 minutos depois

Cata essa fonte e vamos utilizar ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode retirar se quiser ter um diodos na sua gaveta, não vai fazer diferença.

adicionado 18 minutos depois

Na imagem abaixo tem os pontos onde devem ser ligadas a entrada de 110Vac da fonte e a saída de 12V da fonte. O transformador e os diodos que tem logo depois do transformador podem ser retirados se desejar.

Sem título.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

(puts... e o relé que falei nem é montado!!:tw_flushed:)

Eu faria algumas mediçõeszinhas antes de ligar. Tipo os diodos, capacitor grande.

NanoMicroMinicurso pra quem teve dificuldade em diagnosticar um simples trafo com primario aberto: multimetro na escala de diodo/beep não pode dar zero nem beep. Capacitor: bipa e pára. O de ponteiro analógico (que não vejo há décadas) é mais legal: na escala duns 10K ponteiro vai e volta. Claro com circuito desligado

Ia até reiterar o lance do provável fusível térmico interno do trafo mas... esquece...

Boa sorte...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

reiterar o lance do provável fusível térmico interno do trafo

Não creio que a Lica tenha capacidade de abrir o trafo para achar esse fusível, se é que ele faz parte dessa montagem.

Tem a questão dessa fonte ter fornecido uns 25V no circuito antes do trafo queimar, talvez tenha mais coisas, mas uma de cada vez. Não creio que a Lica tenha fonte de bancada na casa dela.

adicionado 6 minutos depois
15 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

(puts... e o relé que falei nem é montado!!:tw_flushed:)

que relé?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pela paciência e pelas instruções Sérgio Lembo. Como já disse, não entendo nada de eletrônica mas sim de elétrica (alguma semelhança). Sou Arquiteta. Mas sou bastante interessada, curiosa e insistente, utilizando a lógica dos meus conhecimentos. Espero conseguir ressuscitar a lavalouça pois pior não pode ficar pois o destino seria o lixo. Uma máquina com no máximo 4 anos.

Não tenho bancada mas somente equipamentos básicos como ferro de solda, multímetros (que uso em elétrica) e coisas assim. Agora, se me explicar eu abro esse trafo se for necessário pois gosto de desafios!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!