Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ponte h com sg 3525 e drive ir2110


Posts recomendados

1 hora atrás, EDNER DI SESSA disse:

MUITAS INDUSTRIAS DE GRANDE PORT JA POSSUEM EM SUAS INSTALAÇOES, GRANDES BANCOS DE CAPACITORES E CORREÇAO DE FATO DE POTENCIA COM CONTROLE AUTOMATICO; então NESSES CASOS , NAO É NECESSARIO O CONTROLE DE FATOR DE POTENCIA

Será? Banco de capacitores foi concebido para corrigir a defasagem que motores de indução provocam na corrente. O que diferencia um motor de uma resistência (carga ideal) é apenas e tão somente a defasagem de corrente, mas continua sendo uma carga linear se descontado isso. Não corrigem cargas não lineares, os transformadores passam a ter grandes perdas que não existiam antes do aparecimento desses tipos de carga. O buraco é bem embaixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Será? Banco de capacitores foi concebido para corrigir a defasagem que motores de indução provocam na corrente. O que diferencia um motor de uma resistência (carga ideal) é apenas e tão somente a defasagem de corrente, mas continua sendo uma carga linear se descontado isso. Não corrigem cargas não lineares, os transformadores passam a ter grandes perdas que não existiam antes do aparecimento desses tipos de carga. O buraco é bem embaixo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sérgio Lembo disse:

Será? Banco de capacitores foi concebido para corrigir a defasagem que motores de indução provocam na corrente. O que diferencia um motor de uma resistência (carga ideal) é apenas e tão somente a defasagem de corrente, mas continua sendo uma carga linear se descontado isso. Não corrigem cargas não lineares, os transformadores passam a ter grandes perdas que não existiam antes do aparecimento desses tipos de carga. O buraco é bem embaixo.

REALMENTE  voce TEM RAZAO!!! De qualquer jeito o certo seria eles corrigirem esse fator individualmente, o que deve sair caro pra eles. Essas fontes chaveadas mais comuns, possuem correçao do fator de potencia? estou me referindo a fontes chaveadas  com um projeto melhorado, ainda nao conheço o funcionamento  das diversas fontes chaveadas que existem; valeu SERGIO!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, EDNER DI SESSA disse:

REALMENTE  voce TEM RAZAO!!! De qualquer jeito o certo seria eles corrigirem esse fator individualmente, o que deve sair caro pra eles. Essas fontes chaveadas mais comuns, possuem correçao do fator de potencia? estou me referindo a fontes chaveadas  com um projeto melhorado, ainda nao conheço o funcionamento  das diversas fontes chaveadas que existem; valeu SERGIO!!!!

 

Hoje em dia acho que já são a maioria das fontes que são acima de 50 watts. 

TV por exemplo. As modernas LCD. Todas possuem PFC na fonte. 

 

Algumas maquinas de solda também tem. Mas elas só vedem ser vendidas em países onde fator de potência é algo muito exigido. 

Funcionam igual ao exemplo do vídeo. Só que usam topologia boost converter com PFC. 

 

Eu já vi um boost converter PFC de 8Kw num no-break. Projeto nacional. 

Estava numa sala de CPD. Registrei potência de uns 7Kw de consumo. Estava bem no limite.

Sorte que a sala estava resfriada a 15 graus. 

Eu sei que era um boost converter pois na época eu tinha o esquema do no-break.  

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Mais detalhes sobre a inversora. 

Ela é feita em topologia Full-Bridge. São 3 unidades de IGBTs em paralelo. Total de 12 IGBTs. 

image.png.5d21cd4167d8266c4fb6bdd4a196e4db.png

 

Mais fotos da placa no site chinês:

https://pt.aliexpress.com/item/MOSFET-ACR200-Welding-Machine-Accessories-Top-Upper-PCB/32753808314.html?spm=a2g03.10010108.1000013.12.32297e76oM6w2F&traffic_analysisId=recommend_2088_6_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=cef11d6b-9b53-44a2-8078-af8bd931a243&tpp=1

 

 

A placa a seguir acomodam os transformadores, diodos e os indutores:

image.png.6edf7d865c87ed1a3c07800d73379af4.png

 

Seguem mais fotos no site chinês:

https://pt.aliexpress.com/item/MOSFET-ACR200-220V-Welding-Machine-Accessories-Middle-PCB/32753874040.html?spm=a2g03.10010108.1000013.1.32297e76XkKymb&traffic_analysisId=recommend_2088_1_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=cef11d6b-9b53-44a2-8078-af8bd931a243&tpp=1

 

 

 

 

 

adicionado 28 minutos depois

image.thumb.png.98e4d4d2e8ae4bfc0f8ba4e914b068bc.png

adicionado 33 minutos depois

A placa além de ter um TC na entrada que atua diretamente no barramento DC, também tem um resistor shunt que pode ser localizado na placa dos transformadores, na extremidade inferior esquerda, logo após os indutores. Parece um Jumper. Mas é um resistor shunt, pois dele sai duas conexões que chegam num Op-amp na placa de controle.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, Sérgio Lembo disse:

Sim, temos integrados de fator de potência que oferecem FP>98% (alcançam 99,6%) por 0,40USD e distorções harmônicas <8%, os mais refinados, cerca de 2,00 USD fornecem harmonicos < 5% (já vi alguns com 3,5%).

OLÁ SERGIO! Foi muito bem observado, e este sera mais um assunto de grande importancia na eletronica que nao deve passar em branco. vou estudar a respeito de correçao do fator de potencia e harmonicas tambem, esse assunto me dispertou muito interesse., e pelo que voce mostrou nao sai caro para fazer e  traz eficiencia na energia eletrica em todas as aplicaçoes;. obrigado por compartilhar de seus conhecimentos mais uma vez; valeu!!!!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@EDNER DI SESSA , o que sai mais caro são os indutores (núcleo e mão de obra pra enrolar). Para corrigir o fator de potencia, basta 1, mas no filtro de EMC, responsável por matar ruidos, harmônicas e outros bichos são mais 2 indutores de choque (tem projeto que usa 3) e alguns capacitores de média tensão (400V).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, albert_emule disse:

 

Hoje em dia acho que já são a maioria das fontes que são acima de 50 watts. 

TV por exemplo. As modernas LCD. Todas possuem PFC na fonte. 

 

Algumas maquinas de solda também tem. Mas elas só vedem ser vendidas em países onde fator de potência é algo muito exigido. 

Funcionam igual ao exemplo do vídeo. Só que usam topologia boost converter com PFC. 

 

Eu já vi um boost converter PFC de 8Kw num no-break. Projeto nacional. 

Estava numa sala de CPD. Registrei potência de uns 7Kw de consumo. Estava bem no limite.

Sorte que a sala estava resfriada a 15 graus. 

Eu sei que era um boost converter pois na época eu tinha o esquema do no-break.  

 

FALA ALBERT!  MUITO BACANA! Deveria ser obrigatorio essa correçao do fator de potencia pois acho que ia melhorar a qualidade de nossa energia. vou ler mais a respeito, é muito interessante; valeu!

adicionado 16 minutos depois
agora, Sérgio Lembo disse:

@EDNER DI SESSA , o que sai mais caro são os indutores (núcleo e mão de obra pra enrolar). Para corrigir o fator de potencia, basta 1, mas no filtro de EMC, responsável por matar ruidos, harmônicas e outros bichos são mais 2 indutores de choque (tem projeto que usa 3) e alguns capacitores de média tensão (400V).

MUITO INTERESSANTE, PORque eu achava que aqueles bancos de capacitores que as industrias tem instalados, ja corrigiam tudo, mas  tem que ter alguem que adianta a corrente e alguem que atrase tambem acho que para ter um equilibrio melhor da corrente e da tensão; nao sei como funciona mas  nota mil pela sua observaçao, pois tem as tal de harmonicas tambem e realmente esse buraco é mais em baixo. voce é um grande conhecedor de eletronica. sou muito grato a voce; falar nisso, voce viu acima o comentario e a maquina de solda que o ALBERT postou? a lazarenta funciona em ponte h; os chineses sao terriveis; agora ele postou as imagens e nao falou se conseguiu solucionar o problema. essa maquina tem tres trafos , que na verdade é um so ne, somando a potencia dos tres; o video que ele postou, a maquina tava pipocando na hora de soldar, e tem um monte de causas possiveis que devem estar causando esse problema;igbts queimados, um dis tres trafos em curto, diodos de saida queimados,solda fria,sei la tem um monte de coisas, mas nao sei se ele conseguiu consertar; bem vamos aguardar um retorno dele; um abraço!

adicionado 34 minutos depois
agora, albert_emule disse:

 

 

Mais detalhes sobre a inversora. 

Ela é feita em topologia Full-Bridge. São 3 unidades de IGBTs em paralelo. Total de 12 IGBTs. 

image.png.5d21cd4167d8266c4fb6bdd4a196e4db.png

 

Mais fotos da placa no site chinês:

https://pt.aliexpress.com/item/MOSFET-ACR200-Welding-Machine-Accessories-Top-Upper-PCB/32753808314.html?spm=a2g03.10010108.1000013.12.32297e76oM6w2F&traffic_analysisId=recommend_2088_6_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=cef11d6b-9b53-44a2-8078-af8bd931a243&tpp=1

 

 

A placa a seguir acomodam os transformadores, diodos e os indutores:

image.png.6edf7d865c87ed1a3c07800d73379af4.png

 

Seguem mais fotos no site chinês:

https://pt.aliexpress.com/item/MOSFET-ACR200-220V-Welding-Machine-Accessories-Middle-PCB/32753874040.html?spm=a2g03.10010108.1000013.1.32297e76XkKymb&traffic_analysisId=recommend_2088_1_90158_iswistore&scm=1007.13339.90158.0&pvid=cef11d6b-9b53-44a2-8078-af8bd931a243&tpp=1

 

 

 

 

 

adicionado 28 minutos depois

image.thumb.png.98e4d4d2e8ae4bfc0f8ba4e914b068bc.png

adicionado 33 minutos depois

A placa além de ter um TC na entrada que atua diretamente no barramento DC, também tem um resistor shunt que pode ser localizado na placa dos transformadores, na extremidade inferior esquerda, logo após os indutores. Parece um Jumper. Mas é um resistor shunt, pois dele sai duas conexões que chegam num Op-amp na placa de controle.  

sim esse jumper se nao me engano é feito de constanta, e quando a corrente passa por ele, gera uma pequena tensão ou corrente de feedback para o controle. mas no video voce mediu o controle da largura dos pulsos, e estava atuando corretamente, nao tava? agora, eu nunca vi esse tc de entrada, ele tambem deve fazer parte do controle, voce conseguiu verificar se ele esta atuando, ou voce vai logo trocar a placa inteira e ponto;vou te falar que apesar de tudo, gostei da construçao dessa maquina, tirando o fator de potencia, que nao possui, e tem trafo de pulso para os gates e nao um ci driver; estou curioso para saber se voce conseguiu algum resultado, alguma solução para seu problema;ficamos no aguardo e obrigado por compartilhar as fotos dessa fonte; valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como vocês viram no esquema, são três trafos.

Usa diodos duplos. Só que os chineses colocaram as duas unidades internas dos diodos para operar em paralelo. 

Sendo assim cada diodo duplo funciona como um só diodo. 

 

1-Eu medi cada diodo. Estão todos bons.

 

2-Medi todos os IGBTs. Apesar que não os dessoldei da placa, mas todos estão com medidas iguais. Resistores de gate todos bons. Também medi a forma de onda na saída da ponte H com corrente se 80 amperes na saía. Está perfeita a onda. 

 

3-Medi continuidade nas bobinas de saída e de entrada dos trafos. Estão bons. Também não estão em curto-circuito, pois isso faria os IGBTs explodirem. Se qualquer um dos três trafos estivessem em curto-circuito, os IGBTs explodiriam na mesma hora que alimentasse.

O processo de limitação de corrente da maquina só funciona por causa dos indutores. Qualquer coisa em curto-circuito antes dos indutores, fazem os IGBTs explodirem.  

 

4- Eu já tinha medido os sinais no TC. Os sinais aumentam quando aumenta a corrente de saída.

A tabelinha de corrente do potenciômetro parece estar bem calibrada. O que coloca de corrente no potenciômetro, é realmente o que se mede com amperímetro. 

 

5- Os indutores estão perfeitos e sem sinais de sobreaquecimento. As soldas das placas estão perfeitas. Os barramentos que ligam os trafos aos indutores e aos bornes de saída estão perfeitos. 

 

6- O retificador de entrada está perfeito. Basta ver o Ripple no osciloscópio. Está normal.

Eu desconfiando dos capacitores originais, até adicionei mais dois capacitores de 670uF por 400V em paralelo com o banco original. Não modificou o funcionamento. Nem para melhor e nem parta pior.  

Até a forma de onda da placa de controle eu medi. Coloquei uma carga na saída da maquina, variei a corrente no painel e observei o sinal PWM de saída. 

 

7- Por último eu levei aqui num amigo serralheiro. O cara tem prática com soldas.

Vejam o vídeo:

https://youtu.be/H8F8lG5Nn_c 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois

Só sobrou a plaquinha de controle que usa um SG3525, circuito integrado muito conhecido, pois é velho de guerra nas fontes chaveadas. 

O CI que está na placa é KA3525 uma versão chinesa. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora resolvi fazer testes dinâmicos. Por exemplo: 

Medir a tensão de cada bobina de saída dos trafos com o osciloscópio e colocando uma carga (Resistor de chuveiro) que consume uns 8 amperes, só para comprovar que as bobinas estão induzindo tensão. 

 

Eu meço as fases de saída dos transformadores em relação ao negativo.

Os negativos são os center tap. Todos os center taps estão ligados no borne negativo de saída. 

No momento dando 50V de pico da onda. Tem o pico do PWM e uns picos de ruídos (ruídos normais) que passam de 60V.  

Dando também 47V RMS, que deve estar levando em conta alguns ruídos.

Todas as bobinas de saída dos transformadores estão dando isso de tensão na saída. 

Isso significa que todos os transformadores estão funcionando. 

 

Daí medi o positivo geral, antes de passar pelos indutores:

Está dando os 50V de pico do PWM, desta vez com um pouco menos de ruídos depois de passar pelos retificadores.

 Está contabilizando também 30V RMS. Talvez depois de ter menos ruídos, contabilizou menos a tensão RMS. 

 

Estes 30V RMS tem haver com a largura dos pulsos que a placa de controle está mandando para a saída.

Isso aí me chamou atenção, pois é uma medida em aberto. Claro: Com uma carguinha de 8A para matar aquelas tensões flutuantes que aparecem sem carga. E mesmo assim a carguinha está antes de um shunt de medição de saída. Então nem está sendo enxergada pela placa de controle. 

Pode-se considerar tensão em aberto de 30V RMS.

Tensão de pico do PWM é de 50V

A freqüência de oscilação é de 100Khz

 

image.thumb.png.eb4ebe15974953b30716cb9fd45345df.pngEu observei que está  

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, albert_emule disse:

como vocês viram no esquema, são três trafos.

usa diodos duplos. só que os chineses colocaram as duas unidades internas dos diodos para operar em paralelo. 

sendo assim cada diodo duplo funciona como um só diodo. 

 

1-eu medi cada diodo. estão todos bons.

 

2-medi todos os igbts. apesar que não os dessoldei da placa, mas todos estão com medidas iguais. resistores de gate todos bons. também medi a forma de onda na saída da ponte h com corrente se 80 amperes na saía. está perfeita a onda. 

 

3-medi continuidade nas bobinas de saída e de entrada dos trafos. estão bons. também não estão em curto-circuito, pois isso faria os igbts explodirem. se qualquer um dos três trafos estivessem em curto-circuito, os igbts explodiriam na mesma hora que alimentasse.

o processo de limitação de corrente da maquina só funciona por causa dos indutores. qualquer coisa em curto-circuito antes dos indutores, fazem os igbts explodirem.  

 

4- eu já tinha medido os sinais no tc. os sinais aumentam quando aumenta a corrente de saída.

a tabelinha de corrente do potenciômetro parece estar bem calibrada. o que coloca de corrente no potenciômetro, é realmente o que se mede com amperímetro. 

 

5- os indutores estão perfeitos e sem sinais de sobreaquecimento. as soldas das placas estão perfeitas. os barramentos que ligam os trafos aos indutores e aos bornes de saída estão perfeitos. 

 

6- o retificador de entrada está perfeito. basta ver o ripple no osciloscópio. está normal.

eu desconfiando dos capacitores originais, até adicionei mais dois capacitores de 670uf por 400v em paralelo com o banco original. não modificou o funcionamento. nem para melhor e nem parta pior.  

até a forma de onda da placa de controle eu medi. coloquei uma carga na saída da maquina, variei a corrente no painel e observei o sinal pwm de saída. 

 

7- por último eu levei aqui num amigo serralheiro. o cara tem prática com soldas.

vejam o vídeo:

https://youtu.be/h8f8lg5nn_c 

 

 

 

adicionado 8 minutos depois

só sobrou a plaquinha de controle que usa um sg3525, circuito integrado muito conhecido, pois é velho de guerra nas fontes chaveadas. 

o ci que está na placa é ka3525 uma versão chinesa. 

 

fala albert! a primeira coisa errada que percebi no video, é que ele esta soldando com um cabo fino. outra coisa que nao da pra ver, e se esses cabos de solda terra e porta eletrodo estão bem conectados la no engate rápido da maquina. essas maquinas nao perdoam mau contato; verifique se os cabos estão aquecendo; se voce nao tiver o conector de engate rápido, a corrente de saida pode estar sendo perdida nesses pontos; veja no manual qual e a dimensao do cabo para uma maquina de 200amperes; esse e o primeiro teste que deve fazer; outra coisa; voce mediu a tensão da tomada desse serralheiro? os cabos da tomada suportam a corrente de primario da maquina? verifique se os cabos da tomada dele tem a mesma dimensao que as do cabo de entrada se for 6mm o cabo da maquina a tomada tambem deve ser do mesmo calibre, e tambem nao pode ter mau contato na entrada de jeito nenhum, ; se voce disser que a tensão de entrada  esta boa;solde e meça a corrente de primario, ela tem que atingir o que esta no manual ou na placa de especificaçoes da maquina; se ela nao estiver atingindo a corrente nominal de entrada, meus pesames, tem igbts com problema; nao da para medir  eles na placa; estou dizendo isso baseado nos testes que voce efetuou, e me disse que os diodos de saida estão bons; tem certeza? se tem certeza que todos os diodos estão bons,se aplaca de controle esta boa, ponte retificadora esta boa, o rele que consertou esta atracando? voce testou os capacitors fora da placa com um capacimetro? se tem certeza que eles estão bons, vai ter que medir os igbts;  tera que desmontar os dissipadores de calor, retiralos da placa e testar eles; estou me baseando nos testes que voce fez;  se voce tem certeza que essas etapas estão realmente funcionado, so pode ser igbt, ou os diodos de roda livre que se encontram proximos dos igbts deve ter pelo menos 4 diodos ou mais, pois voce disse que é  ponte h ; se alguns desse diodos de roda livre estiver aberto o trafo vai saturar devido a corrente reversa, então comece a testar por eles antes dos igbts; de primeiro uma atençao em especial aos cabos de solda antes de qualquer coisa e verifique corrente de entrada no manual; quanto esta medindo a tensão em vasio entre o posito e negativo da maquina? essa tensão em vasio tambem tem que bater com o que esta escrito na maquina;;tambem tem diodo de roda livre no secundario, voce testou ele?  esse diodo tambem da pau. nao e os diodos de retificaçao de saida nao. tem um diodo de roda livre entre o positivo e negativo do secundario; voce mediu os diodos de saida na placa e nao deu nenhuma alteraçao? essa mediçao de diodos na placa, voce tem que ter certeza que nao esta havendo retorno pelos outros em paralelo com eles, e fazer mediçoes erroneas; essas maquinas dao trabalho, a menos que consiga diagnosticar o defeito rápido; tera que cobrar bem por esse conserto; bom trabalho e estou torcendo por voce; força companheiro

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um teste.

Acabei chegando a conclusão que a placa de controle está falhando de alguma forma. 

Assim que a maquina é ligada, funciona normal na solda. Logo depois de um tempo, começa a falhar. Mesmo sintoma que apresentou lá no teste que o serralheiro fez.

 

No teste com resistor na água funciona normalmente. 

Na solda real ela falha durante a solda.

É um problema de controle.

 

Não sei vocês, mas por duas vezes eu já peguei problemas em circuitos integrados, onde o defeito só apresentava em determinada temperatura. Eu apelidei o defeito de mau contato dentro do CI e atribuí isso ao fato do calor provocar dilatações no material. 

Um destes defeito foi um circuito integrado de flip-flop num no-break de 10Kw da marca SMS tecnologia. 

Eu tinha mandado a placa para fazer reparos na fábrica justamente para não ter este trabalho de pesquisa de defeitos. 

Os caras cobraram 500,00 pela revisão. Mas o defeito não apareceu por lá na fábrica. Talvez estivesse em algum ambiente mais frio onde o CI defeituoso não revelou o defeito. Quando a placa retornou de fábrica, ficava apresentando defeito. O cliente achava que era erro meu.

Esse defeito me deu muito trabalho. Era uma placa cheia de circuito integrados. Mais de 20 :tw_bawling: . Eram portas lógicas, multiplexadores e amplificadores operacionais. 

O defeito só aparecia entre uns 15 ou 20 minutos do equipamento ligado. Isso dificultava achar o defeito, pois se estava ligado, estava 100% funcionando com tudo normal. Quando dava defeito desligava por falha no inversor.

Quando estava desligado por falha, não tinha como medir os circuitos. Quando estava funcionando, estava tudo normal. Como achar o defeito?   

Desativei as proteções, desliguei as etapas de potência e passei a monitorar os sinais.

Pois depois eu descobri que um circuito integrado de código HCF4013BE deixava de funcionar de vez em quando. 

 

Um circuito integrado deixar de funcionar em alguns momentos e depois voltar a funcionar é uma coisa rara.

Mas por duas vezes já peguei este tipo de defeito.

 

 

 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, albert_emule disse:

Mais um teste.

Acabei chegando a conclusão que a placa de controle está falhando de alguma forma. 

Assim que a maquina é ligada, funciona normal na solda. Logo depois de um tempo, começa a falhar. Mesmo sintoma que apresentou lá no teste que o serralheiro fez.

 

No teste com resistor na água funciona normalmente. 

Na solda real ela falha durante a solda.

É um problema de controle.

 

Não sei vocês, mas por duas vezes eu já peguei problemas em circuitos integrados, onde o defeito só apresentava em determinada temperatura. Eu apelidei o defeito de mau contato dentro do CI e atribuí isso ao fato do calor provocar dilatações no material. 

Um destes defeito foi um circuito integrado de flip-flop num no-break de 10Kw da marca SMS tecnologia. 

Eu tinha mandado a placa para fazer reparos na fábrica justamente para não ter este trabalho de pesquisa de defeitos. 

Os caras cobraram 500,00 pela revisão. Mas o defeito não apareceu por lá na fábrica. Talvez estivesse em algum ambiente mais frio onde o CI defeituoso não revelou o defeito. Quando a placa retornou de fábrica, ficava apresentando defeito. O cliente achava que era erro meu.

Esse defeito me deu muito trabalho. Era uma placa cheia de circuito integrados. Mais de 20 :tw_bawling: . Eram portas lógicas, multiplexadores e amplificadores operacionais. 

O defeito só aparecia entre uns 15 ou 20 minutos do equipamento ligado. Isso dificultava achar o defeito, pois se estava ligado, estava 100% funcionando com tudo normal. Quando dava defeito desligava por falha no inversor.

Quando estava desligado por falha, não tinha como medir os circuitos. Quando estava funcionando, estava tudo normal. Como achar o defeito?   

Desativei as proteções, desliguei as etapas de potência e passei a monitorar os sinais.

Pois depois eu descobri que um circuito integrado de código HCF4013BE deixava de funcionar de vez em quando. 

 

Um circuito integrado deixar de funcionar em alguns momentos e depois voltar a funcionar é uma coisa rara.

Mas por duas vezes já peguei este tipo de defeito.

 

 

 

 

 

 

adicionado 39 minutos depois
agora, EDNER DI SESSA disse:

 

OLÁ ALBERT! É um defeito bem complicado de se descobrir;;  essa mediçao na saida da ponte h mostra se todos os igbts estão bon? pois ta difícil, de diagnosticar algo sem que o problema apareça; quando davamos mauntençao em maquinas de solda, agente desmontava da placa os igbts quando o controle estava bom, e na maiorria das vezes tinha igbts com caracteristicas alteradas ou queimados, e testavamos tambem os diodos de saida individualmente ; da um trabalho, mas resolvia o problema; agora se voce esta suspeitando do controle, precisava aparecer o defeito pelo menos; se voce nao tiver certeza se a parte de potencia esta boa, nao da para dizer que é o circuito de controle que esta defeituoso, pois voce ja testou varias vezes e nao apresentou defeito algum; daqui pra frente, so tirando componentes e testando, ou trocando placa, porque voce disse que ja testou o restante; fica difícil ate de opinar mais alguma coisa, pois ja foi verificada a maquina inteira; veja se os tres trafos estão com a mesma temperatura, veja se algum bloco de igbts esta aquecendo mais que os outros, veja se todos os diodos de saida tambem tem a mesma temperatura, ou se um esta aquecendo mais que outro isto te da algumas pistas de defeitos na parte de potencia;ja que suspeita do controle, fico ansioso em saber que defeito que ele ta dando; um abraço

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passarei a desmontar a maquina. Vou verificar os IGBTs individualmente.

Também vou trocar o SG3525 da placa de controle. 

 

Incrivelmente é uma maquina simples, apesar de tudo. 

Usa componentes tradicionais. Inclusive são componentes de uso geral bem conhecidos. 

Nada de micro-controlador e nem peças peças de fabricação própria. 

adicionado 14 minutos depois

A forma de onda da tela mostra a maquina trabalhando consumindo 15 amperes da rede. 

A forma de onda está perfeita e caracteriza IGBTs perfeitos

Mesmo assim vou retirá-los para medir individualmente. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, albert_emule disse:

Passarei a desmontar a maquina. Vou verificar os IGBTs individualmente.

Também vou trocar o SG3525 da placa de controle. 

 

Incrivelmente é uma maquina simples, apesar de tudo. 

Usa componentes tradicionais. Inclusive são componentes de uso geral bem conhecidos. 

Nada de micro-controlador e nem peças peças de fabricação própria. 

adicionado 14 minutos depois

A forma de onda da tela mostra a maquina trabalhando consumindo 15 amperes da rede. 

A forma de onda está perfeita e caracteriza IGBTs perfeitos

Mesmo assim vou retirá-los para medir individualmente. 

BACANA ALBERT!!!!!  voce TIROU OS CAPACITORES DA PLACA E TESTOU? TENHA CERTEZA ABSOLUTA DE QUE NAO TEM CAPacitor com fuga; e por desencargo, os diodos de saida; é um trabalho de sugador daqui, solda dali, mas vai ter que ir eliminando por partes, infelizmente nao conheço outra maneira de encontrar esse defeito; to torcendo por voce, boa sorte fica com DEUS!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá!

 

Encontrei um capacitor de tântalo invertido na placa.

Parece sabotagem. 

Fiz um vídeo que logo eu coloco aqui. 

adicionado 18 minutos depois

Com o capacitor invertido na placa de controle os pulsos só abrem assim: 

image.thumb.png.5e515a40f6fd450979ee9baa78ebfca1.png

adicionado 20 minutos depois

Já com o capacitor do lado certo, os pulsos abrem assim: 

image.png.3476b4a53f40200ce04f13c81d76d7ec.png

adicionado 21 minutos depois

Notei também que quando coloca o capacitor da forma invertida, os pulsos ainda iniciam largos.

Mas depois vai fechando com o tempo. Acho que o capacitor vai esquentando e conduzindo mais.

 

Justifica o que aconteceu quando levei pro serralheiro testar. No começo soldou normal. Depois começou a falhar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

59 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

@albert_emule

Tem um tempo morto entre os disparos, dá pra dizer de quanto é?

Depois eu meço e te digo.

adicionado 2 minutos depois

Coim os pulsos todo aberto, a tensão RMS na carga quase que dobra. Faz todo o sentido. 

Mas foi sacanagem. Sabotaram a maquina :tw_bawling:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Usa mosfets. Vejam:

http://www.timfine.com/DownloadFile/UP_2013614211644922.pdf

Acredito que é por causa da freqüência que é de 100Khz

 

Mas usam 3 destes mosfets em paralelo e em ponte H.

Na pior situação que é em 4000 watts, cada mosfet a princípio ficaria controlando uns 670 watts. 

Parece que é bem dimensionada. 

 

Apesar de usar ponte H, na saída da ponte ainda existem 3 capacitores de 475nF, um para cada transformador separadamente.

Acredito eu que sejam para evitar que os transformadores saturem.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@albert_emule

Dê mais detalhes da "sabotagem". 

Será que o dono levou antes a máquina para um outro técnico, que preparou ela para só ser consertada com ele?

Já tive conhecimento de fazerem isso com TV.

O cara fez um orçamento caro para um conserto fácil, mas trocou uma peça para que o orçamento seguinte ficasse muito mais caro ainda. Assim o cliente retornaria para ele.

Agora que você descobriu o problema nos tire a curiosidade. :thumbsup:

MOR_AL

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, MOR disse:

@albert_emule

Dê mais detalhes da "sabotagem". 

Será que o dono levou antes a máquina para um outro técnico, que preparou ela para só ser consertada com ele?

Já tive conhecimento de fazerem isso com TV.

O cara fez um orçamento caro para um conserto fácil, mas trocou uma peça para que o orçamento seguinte ficasse muito mais caro ainda. Assim o cliente retornaria para ele.

Agora que você descobriu o problema nos tire a curiosidade. :thumbsup:

MOR_AL

 

Foi exatamente isso que aconteceu. 

 

Fiz o vídeo:

Dá a entender que seja algum capacitor de partida suave. Só que invertido do jeito que estava, conduzia corrente continuamente, quando na verdade só deveria conduzir na partida e depois não apresentar mais consumo.

Assim os pulsos ficavam eternamente em partida suavizada.   

https://www.youtube.com/watch?v=Adzto3XBtSI&feature=youtu.be

 

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!