Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Posicionamento de Watercooler AIO - Deepcool Maelstrom 120T!


Posts recomendados

Bom dia Pessoal!

Adquiri recentemente um 8600k, ASUS TUF z370 e um Watercooler AIO Deepcool Maelstrom 120T(120mm).

Meu gabinete é um Aerocool Aero-500 e gostaria de ouvir ( ler) suas sugestões referentes ao posicionamento do radiador e cooler do radiador!

 

Atualmente utilizo o setup básico: 2x Coolers de 120mm na frente puxando ar de fora para dentro, 2x cooler de 120mm em cima puxando o ar para fora e um na parte traseira do gabinete puxando para trás (aonde pretendo instalar meu AIO)

 

Minha dúvida fica em relação ao posicionamento do cooler em relação ao radiador, alguém poderia me ajudar nisso? tem muita coisa na internet, muita opinião diferente e acabou ficando confuso para mim, que nunca usei um Watercooler antes!

 

Fico no aguardo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@msespindola eu colocaria o radiador atrás com o fan por cima soprando para dentro. O radiador vai ser alimentado por ar frio de fora e vai entrar e sair do gabinete logo depois, pelo teto. Não vai aquecer o gabinete e você não resfria o radiador com ar quente da placa de vídeo (se estivesse soprando para fora).

 

Coloque as mangueiras do radiador para baixo, como na foto. O fan é só virar ao contrário. O logo GamerStorm fica do outro lado, porque assim está soprando para fora.

 

125276900.jpeg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@msespindola Meu caso é semelhante ao seu e o cooler é o mesmo. Aqui eu coloquei com o fan traseiro soprando para fora, assim como os superiores:

 

WP_20170121_18_39_27_Pro.jpg

 

Em 26/10/2017 às 16:07, Contiusa disse:

@msespindola eu colocaria o radiador atrás com o fan por cima soprando para dentro. O radiador vai ser alimentado por ar frio de fora e vai entrar e sair do gabinete logo depois, pelo teto. Não vai aquecer o gabinete e você não resfria o radiador com ar quente da placa de vídeo (se estivesse soprando para fora).

Sua sugestão seria então deixar o fan do radiador jogando ar para dentro e os superiores jogando para fora? Isso se aplica ao meu caso também, aparentemente...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Foxwalt faz um teste, porque se você estiver usando a placa de vídeo com o water cooler soprando para dentro, vai cair uns bons 5ºC ou até mais dependendo da refrigeração do gabinete. Teve gente que caiu mais de 10ºC em jogos. 

 

Mas se estiver usando apenas o processador a diferença é pequena. Mas se você estiver fazendo folding com a placa de vídeo ou jogando, fazendo mining, a diferença deve ser grande, especialmente no verão. O lance é que não dá para fazer em gabinetes sem abertura em cima.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Contiusa Bem, não estou tendo problemas com as temperaturas, mas o que vier é lucro. Aqui já começou o calor dos infernos, e meu i5 4670K chegou a atingir picos de 66ºC em jogos como Doom ou Battlefield 4, com a placa a todo vapor. Por padrão ele não ativa o turbo para os 4 núcleos simultaneamente, mas habilitei essa opção na BIOS e fiz um undervolting nele. Assim eu consigo atingir os 3.8 GHz em todos os núcleos e manter as temperaturas sobre controle. A placa de vídeo crava nas proximidades de 80ºC como sempre com o overclock insano de fábrica. O fato é que, como você já sabe, deixo todos os fans no modo silencioso, já que detesto ouvir o barulho e assim fica na paz, difícil de escutar mesmo em carga. Contudo, esse modo limita muito a rotação dos fans.

 

Parei de usar o processador para o Folding, uso apenas a placa de vídeo, já que ela rende muito mais e a relação pontos/consumo é melhor. Contudo, só faço isso quando estou estudando, navegando no Fórum ou rodando algum game bem leve, como Dofus ou Shovel Knight, já que o Folding não atrapalha o desempenho nesses casos. Não deixo o computador sem uso e ligado apenas para o Folding porque minha placa de vídeo é tão eficiente energeticamente quanto um Dodge V8 com supercharger. Não tenho interesse em tentar ganhar dinheiro com isso também. Bem, vou parar por aqui para não desviar o assunto do tópico... :P

 

Voltando ao caso: vou tentar fazer isso de inverter então. Só preciso comprar um filtro de poeira antes (o último que peguei não deu certo), já que essa é a única abertura para fan do meu gabinete que não tem filtro e soprando o ar para dentro vai acumular tudo no radiador. E, pela minha experiência própria, os filtros de poeira fazem uma enorme diferença. Deixo a mesma dica para o @msespindola, já que o gabinete dele é assim também.

 

Importante ressaltar outro detalhe importante para o @msespindola: a bomba do water cooler deve sempre rodar a 12V. Você deve conectar em uma das entradas para fan da placa-mãe, ver o número dela e ir na BIOS para desativar o controle de rotação da respectiva entrada.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá! Cara, eu liguei direto na CPU Fan a bomba, não é assim o certo? Eu não manjo muita coisa, então, qualquer ajuda é bem bem-vinda! 

Segue foto: 7sss0NC.jpg

adicionado 46 minutos depois
Em 27/10/2017 às 22:29, Foxwalt disse:

@Contiusa Bem, não estou tendo problemas com as temperaturas, mas o que vier é lucro. Aqui já começou o calor dos infernos, e meu i5 4670K chegou a atingir picos de 66ºC em jogos como Doom ou Battlefield 4, com a placa a todo vapor. Por padrão ele não ativa o turbo para os 4 núcleos simultaneamente, mas habilitei essa opção na BIOS e fiz um undervolting nele. Assim eu consigo atingir os 3.8 GHz em todos os núcleos e manter as temperaturas sobre controle. A placa de vídeo crava nas proximidades de 80ºC como sempre com o overclock insano de fábrica. O fato é que, como você já sabe, deixo todos os fans no modo silencioso, já que detesto ouvir o barulho e assim fica na paz, difícil de escutar mesmo em carga. Contudo, esse modo limita muito a rotação dos fans.

 

Parei de usar o processador para o Folding, uso apenas a placa de vídeo, já que ela rende muito mais e a relação pontos/consumo é melhor. Contudo, só faço isso quando estou estudando, navegando no Fórum ou rodando algum game bem leve, como Dofus ou Shovel Knight, já que o Folding não atrapalha o desempenho nesses casos. Não deixo o computador sem uso e ligado apenas para o Folding porque minha placa de vídeo é tão eficiente energeticamente quanto um Dodge V8 com supercharger. Não tenho interesse em tentar ganhar dinheiro com isso também. Bem, vou parar por aqui para não desviar o assunto do tópico... :P

 

Voltando ao caso: vou tentar fazer isso de inverter então. Só preciso comprar um filtro de poeira antes (o último que peguei não deu certo), já que essa é a única abertura para fan do meu gabinete que não tem filtro e soprando o ar para dentro vai acumular tudo no radiador. E, pela minha experiência própria, os filtros de poeira fazem uma enorme diferença. Deixo a mesma dica para o @msespindola, já que o gabinete dele é assim também.

 

Importante ressaltar outro detalhe importante para o @msespindola: a bomba do water cooler deve sempre rodar a 12V. Você deve conectar em uma das entradas para fan da placa-mãe, ver o número dela e ir na BIOS para desativar o controle de rotação da respectiva entrada.

Cara, tava errado mesmo, fui dar uma olhada no manual e vi que o pino do lado é dedicado para AIO_PUMP, mudei pra lá, e pelo que vi ele já roda em 12v! 

Muito obrigado pela ajuda! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...
  • 7 meses depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!