Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Capacitor smd cerâmico do SSD estorou !!!!


Renan_ramos

Posts recomendados

Eu tenho um ssd adata Premier Pro SP900, eu estava usando, quando do nada ele parou de funcionar, demonstei o meu notebook, tirei a pilha da bateria, achando que ele fosse voltar a reconhecer e não reconheceu, ele esta com um capacitor cerâmico estourado, queimado, não sei identificar, então eu tirei uma foto, que vou postar aqui, a minha pergunta é como identifico qual capacitor era, e qual o seu valor ! é como eu descubro o valor dos outros capacitores c134 e c127 por exemplo, para procurar um novo e colocar no lugar do queimado, ou quebrado ?

181ec97b-b855-4a56-bec0-dab070be41ec.thumb.jpg.020cb5351917d80278eec4bdb2e9acd3.jpge77bf764-4f9d-4b3a-ac01-bc3ee548f6e4.thumb.jpg.b0bede331adf550ee2a0138076c1a939.jpg

ssd.png

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan_ramos Arrume em uma plaquinha de HD velho ou VGA velha desativada e ache um capacitor do mesmo tamanho e mesma cor que os que sobraram marronzinho e coloque no lugar. Eles são classificados pela cor. Nem acha loja de eletrônica com isto aí para comprar, somente retirando de equipamento velho.

adicionado 1 minuto depois

E depois da troca torcer para ser somente isto de defeito...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Wagner Ruaro disse:

@Renan_ramos Arrume em uma plaquinha de HD velho ou VGA velha desativada e ache um capacitor do mesmo tamanho e mesma cor que os que sobraram marronzinho e coloque no lugar. Eles são classificados pela cor. Nem acha loja de eletrônica com isto aí para comprar, somente retirando de equipamento velho.

adicionado 1 minuto depois

E depois da troca torcer para ser somente isto de defeito...

 

@Wagner Ruaro

 

Acho que isso de reaproveitar componentes SMD não dá muito certo devido ao calor do tira e põem ( acaba alterando as características do componente pois são muito sensíveis e de pouca tolerância a temperaturas altas ).

 

Tenho placa-mãe aqui que fui remover mosfet e tive que ficar um bom tempo cozinhando ele no ferro de solda para soltá-lo. Depois, ao repor em outra placa, entrou em curto.

 

E ainda tem o problema da capacitância desse SMD que é desconhecida.

 

.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, eu estou pesquisando e não consigo achar nenhum esquema do ssd na internet, e também acho impossível de achar, não existe uma maneira de medir os outros capacitores em volta para tentar ver alguma repetição e ter mais ou menos uma noção de qual é o valor do capacitor ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Renan_ramos

 

Talvez só com um capacímetro mas acho difícil a troca desse SMD por você sem danificar ele. Veja ali no anúncio do ML postado pelo @Wagner Ruaro como há vários capacitores parecidos na aparência mas todos diferentes entre si e o que é pior, com capacitâncias baixíssimas como pf ( picofarads ) e nf ( nanofarads ) que, com o excesso de calor na troca, pode facilmente danificá-lo.

 

Eu já cheguei a manipular, com ferro de solda, um SMD semelhante em duas impressoras e um deles se danificou mas o outro continuou funcionando normalmente.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, Renan_ramos disse:

Então, eu estou pesquisando e não consigo achar nenhum esquema do ssd na internet, e também acho impossível de achar, não existe uma maneira de medir os outros capacitores em volta para tentar ver alguma repetição e ter mais ou menos uma noção de qual é o valor do capacitor ?

Por isto que eu citei a retirada de placas de HD ou de VGAs velhas de sucata. Pois você achará neles circuitos equivalentes relacionados à chips de memórias. Achou um do mesmo tamanho e cor, é só usá-lo, pois com certeza é de mesma capacidade.

Simples assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Mestre88 disse:

C86 = C90. 

Cada capacitor está ligado no mesmo lugar do chip, pode ver que os capacitores são parceiros de cada chip. 

E tem mais uma coisa, um capacitor desses não queima sozinho. 

o engraçado que ele não queimou, ele parece ter estourado...eu ainda não entendi nada do que aconteceu com ele, e como aconteceu...kkkkkk mas de qualquer forma Obrigado

 

adicionado 0 minutos depois

Muito Obrigado a todos que me deram um norte, agora sei pelo o que pesquisar, muito Obrigado, caso eu consiga resolver, posto aqui, Muito Obrigado !!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pela imagem parece um capacitor de bypass entre vcc e gnd,provavelmente será 100nf.

Porém a melhor forma mesmo,e tira o capacitor c90(que nem colega acima falou c90=c86) e medir a capacitancia,e só encontra outro para substituir,há varias lojas online que vende capacitor smd e soldagem é fácil,nunca tive problema em solda capacitor smd 0805.

Outro metodo,e verificar qual nome daquele ci preto,procura o datasheet,e verifica se aquele capacitor está ligado mesmo ao pino de alimentaçao(vcc-gnd)do ci,provavelmente no datasheet eles colocam o capacitor recomendado de bypass.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/11/2017 às 21:38, Renan_ramos disse:

ainda não entendi nada do que aconteceu com ele, e como aconteceu...

Como estás bem assessorado, senti pouca vontade em participar até que me deparei com tua inquietação o que me fez conectar à esta inquietante probabilidade de novo cronologicamente coincidente...

... a tal migração iônica. Causada por resíduos químicos, umidade e afins...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!