Ir ao conteúdo

Valor da corrente na carga e no transformador

Ir à solução Resolvido por MOR_AL,

Posts recomendados

Postado

Olá amigos, tenho pouco conhecimento em eletrônica, por isso preciso da ajuda de vocês, vou tentar fazer uma fonte, tenho um transformador de 110/220 v com saída para 12 v e 1Amper de corrente, eu gostaria de saber qual valor máximo da corrente na carga da  fonte   eu posso usar para esse 1 amper do transformador. Também gostaria de saber como eu faço esse cálculo se tem uma fórmula. 

Postado

Está meio confuso o que você disse...

Você quer saber o quanto o transformador consome e quanto ele consegue liberar para o circuito?

Se for o quanto ele consegue liberar de corrente é 1A.

Você pode usar esta formula aqui... Vp x Ip = Vs x Is

Vp = Tensão do primário

Ip = Corrente do primário

Vs = Tensão do secundário

Is = Corrente do secundário

Quando o primário está em 110 e a carga está puxando 1A do transformador:

110 * Ip = 12 * 1

Ip = 12 / 110

Ip = 0.1090909

Ip =~ 110mA

Quando o primário está em 220 e a carga está puxando 1A do transformador:

220 * Ip = 12 * 1

Ip = 12 / 220

Ip = 0.0545454

Ip =~ 54mA

• Membro VIP
Postado

Editou mas manteve o ...

1 hora atrás, Carlos Zanon disse:

Tesão do primário

kk

Teoricamente você consegue

1 hora atrás, Edgraund disse:

12 v e 1Amper de corrente

=12x1 = ...12W se minha calculadora não falhou.

como eu faço esse cálculo se tem uma fórmula

P=VxI

Óbvio d+? Refaça a pergunta com mais detalhes, desenhos e etc...

• Haha 1
Postado

O meu transformador com entrada de 110/220v saída de 12 v de 1 amper, gostaria de saber quantos amperes tem que ter minha carga, para que esse 1amper do transformador suporte, desculpa se não estou sendo claro. Valeu

• Membro VIP
Postado

ok.. vou tentar te decifrar... Sua carga não pode ter resistência menor que 12 ohms ou consumir no máximo 12watts

A grosso modo e na teoria ok? Na prática vais poder ligar leds, led 10W, arduínos e cia, motorzinho, radinhos, carga em celular com 5V máx, etc...

Se não foi suficiente pra acalmar sua inquietação, repergunte de outra forma

Postado

O meu transformador com entrada de 110/220v saída de 12 v de 1 amper, gostaria de saber quantos amperes tem que ter minha carga, para que esse 1amper do transformador suporte, desculpa se não estou sendo claro. Valeu

O que eu entendi foi:

Se o transformador é de 1 Ampére, só pode ligar carga de 1 Ampére. 

• Obrigado 1
Postado
3 horas atrás, Carlos Zanon disse:

@Edgraund Você pode ligar qualquer coisa que puxe até 1A do transformador (se não houver perdas)... acima disso vai começar a dar ruim :v

Na prática eu tenho observado que depois que se retifica a tensão do trafo e filtra com capacitores, o transformador acaba entregando menos corrente.

Em outras palavras o trafo só aquece dentro dos limites aceitáveis se extrair dele menos corrente que a corrente nominal dele. 

Isso tem a ver com a forma de onda da corrente em retificadores e também tem a ver com distorçoes harmônicas e com fator de potência.

• Curtir 1
Postado

É como o Albert disse..

O trafo pode transmitir a potência máxima de 12V x 1A = 12W. Neste caso, tanto a tensão como a corrente têm a forma senoidal. Os valores tanto da tensão como da corrente são valores RMS (eficazes).

Na retificação, filtragem e acrescentando-se uma carga R, a tensão passa a ser de apenas uma polaridade e a forma de onda que carrega o capacitor de filtragem é pulsante (não é mais senoidal). A corrente é pulsante e conduz apenas por um pequeno período do semi-ciclo de 50 ou 60 Hz. 

O valor RMS máximo dessa corrente pulsante deve situar-se em um valor tal, que pela lei de conservação de energia, a potência na carga R TEM que ser igual à potência fornecida pelo trafo. 

Como a tensão retificada e filtrada (média) é superior ao valor RMS da tensão no secundário do trafo, então a corrente média na carga TEM que ser menor que o valor RMS da corrente no secundário.

Resumindo:

Psecundário do trafo = 12V X 1A = 12W.

Pcarga R = VsecundárioMédio x IcargaMédia = 12W 

Como 12V é menor que  VsecundárioMédio, então IcargaMédia é menor que 1A.

Mas, ....

Duvido muito que a maioria dos transformadores forneçam o real valor de potência, que eles podem transferir para o secundário. Eles sempre superestimam o valor da corrente no secundário. É por essas e outras, que SEMPRE deve-se introduzir um fator de "Descomercialização" hehehe, ou é sempre bom não acreditar nos valores fornecidos tanto pelo fabricante, como pelo vendedor de balcão. 

Se for querer usar o valor fornecido por eles, é imperativo, que o trafo seja testado antes de inserí-lo no seu projeto.

O cálculo para conhecer-se o valor da corrente é o valor médio da integral, no tempo, do quadrado do valor da corrente. Sendo que a corrente assume a forma pulsante. A equação desta corrente é que é usada na integral acima.

Se procurar direito no Google, vai ter já o valor calculado...

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 2
Postado
8 minutos atrás, MOR disse:

É como o Albert disse..

O trafo pode transmitir a potência máxima de 12V x 1A = 12W. Neste caso, tanto a tensão como a corrente têm a forma senoidal. Os valores tanto da tensão como da corrente são valores RMS (eficazes).

Na retificação, filtragem e acrescentando-se uma carga R, a tensão passa a ser de apenas uma polaridade e a forma de onda que carrega o capacitor de filtragem é pulsante (não é mais senoidal). A corrente é pulsante e conduz apenas por um pequeno período do semi-ciclo de 50 ou 60 Hz. 

O valor RMS máximo dessa corrente pulsante deve situar-se em um valor tal, que pela lei de conservação de energia, a potência na carga R TEM que ser igual à potência fornecida pelo trafo. 

Como a tensão retificada e filtrada (média) é superior ao valor RMS da tensão no secundário do trafo, então a corrente média na carga TEM que ser menor que o valor RMS da corrente no secundário.

Resumindo:

Psecundário do trafo = 12V X 1A = 12W.

Pcarga R = VsecundárioMédio x IcargaMédia = 12W 

Como 12V é menor que  VsecundárioMédio, então IcargaMédia é menor que 1A.

Mas, ....

Duvido muito que a maioria dos transformadores forneçam o real valor de potência, que eles podem transferir para o secundário. Eles sempre superestimam o valor da corrente no secundário. É por essas e outras, que SEMPRE deve-se introduzir um fator de "Descomercialização" hehehe, ou é sempre bom não acreditar nos valores fornecidos tanto pelo fabricante, como pelo vendedor de balcão. 

Se for querer usar o valor fornecido por eles, é imperativo, que o trafo seja testado antes de inserí-lo no seu projeto.

MOR_AL

Valeu aí muito obrigado pela explicação

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...