Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Já li bastante sobre, mas queria a opinião de vocês, comprei o Water Cooler H45 da corsair... quando chegou eu me esqueci que é recomendado ligar direto na fonte ou então colocar na placa-mãe mas colocar a saída de tensão no máximo... tudo estava ótimo, coloquei tudo no "silent" na placa-mãe estava resfriando que é uma maravilha sem problemas, eis que lembro da recomendação de deixar ele em full speed... vou na placa-mãe e coloco a saída da fan a qual ele está conectado no 100%... aí começa o famoso ruído chatinho da bomba... no 100% ele fica a 4000 rpm (na verdade nem sei se a bomba de fato gira, sei que essa velocidade representa  aplaca mãe mandando 100% de energia) no silent (uns 2700 rpm) e no standard (uns 2800 rpm) o barulho praticamente não existe...

Eu sei que a corsair recomenda deixar na velocidade "plena" porém não dá diferença, e eu não vi nenhum relato na internet de alguém que tenha queimado seu water cooler por usar na placa-mãe, até por que o manual da corsair manda colocar na placa (ou será que todo mundo que conecta na placa lembra de setar a velocidade no 100%?)

Alguém poderia me ajudar? sabem se realmente queima a bomba ou se é lenda urbana? O barulho não chega a me incomodar, mas eu ficaria melhor sem ele kkkkkk! 

Postado
6 minutos atrás, Nobility350 disse:

Alguém poderia me ajudar? sabem se realmente queima a bomba ou se é lenda urbana? O barulho não chega a me incomodar, mas eu ficaria melhor sem ele kkkkkk! 

É lenda. Velocidades baixas de mais são um problema, mas reduzir para coisas como 90% ou 80% não vão causar dano nenhum.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Nobility350 disse:

vou na placa-mãe e coloco a saída da fan a qual ele está conectado no 100%... aí começa o famoso ruído chatinho da bomba... no 100% ele fica a 4000 rpm (na verdade nem sei se a bomba de fato gira, sei que essa velocidade representa  aplaca mãe mandando 100% de energia) no silent (uns 2700 rpm) e no standard (uns 2800 rpm) o barulho praticamente não existe...

Não é lenda, não. A comunidade de refrigeração em geral sabe que precisa rodar a 100%. Leia este post com um engenheiro da Corsair explicando como é. Ele é gerente de Produto do Corsair Link, o software de gerenciamento de water coolers da Corsair. Em geral, quem tem falha de bomba depois de um ano ou dois está usando a bomba com tensão menor ou variando a tensão. Quem mantém sempre a 12V costuma durar anos, geralmente mais do que os 5 anos de garantia da Corsair. De fábrica mesmo você pode variar a bomba pelo Corsair Link porque quem controla é o firmware. Variando a tensão na placa-mãe ele pode se comportar de forma errática.

Esse H45 é realmente barulhento com a bomba a 100%. Mas pode usar no Silent. Se quebrar, você faz o RMA que eles mandam outro. Porque a 100% realmente não dá. Eles sequer poderiam ter colocado a venda um water cooloer com uma bomba praticamente de aquário. O barulho é fino e infernal. Trocentas pessoas reclamando disso.

Manda bala, mas saiba que ele pode durar pouco. Ou não, ele pode durar anos, mas não é aconselhado. Se eu tivesse um, também usaria com rotação menor.

• Curtir 1
Postado
18 horas atrás, Contiusa disse:

.... Leia este post com um engenheiro da Corsair explicando como é....

@Contiusa @Imakuni  pelo que esse engenheiro fala dá a entender que o funcionamento da bomba do water cooler é semelhante ao funcionamento de uma bomba qualquer...

E eu estava pensando se fosse tão prejudicial alternar a tensão eles fariam um tipo de conector diferente, para forçar a ligação direto na fonte... e não uma conexão padrão de cooler...

Valeu as dicas pessoal!

Postado
1 hora atrás, Nobility350 disse:

@Contiusa @Imakuni  pelo que esse engenheiro fala dá a entender que o funcionamento da bomba do water cooler é semelhante ao funcionamento de uma bomba qualquer...

Mas é uma bomba qualquer ... só adaptada ao pc. Algumas bombas tem controle pwm, e com certeza não é a de WC selado, pois são muito caras.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

Mas é uma bomba qualquer ... só adaptada ao pc. Algumas bombas tem controle pwm, e com certeza não é a de WC selado, pois são muito caras.

Você precisa ler o que ele está dizendo. Quem controla é o firmware (Corsair Link, CAM, etc.). O firmware precisa receber os 12V e ele controla a partir daí com o chip próprio. E não é todo water cooler que tem firmware de controle de velocidade. Acho que eu já vi alguns water coolers com conector de 4 pinos, o que poderia indicar ser uma bomba capaz de variar a tensão sem controle de firmware, mas não é comum. Em geral eles são de 3 pinos.

Mas se as pessoas querem fazer ao contrário do que o gerente de produto do Corsair Link está dizendo (e o que todo veterano de refrigeração / engenheiro de refrigeração recomenda), quem sou eu para dizer para não fazer? Mergulha de cabeça.

Postado
12 horas atrás, Contiusa disse:

@Nobility350 por isso que o conector é de 3 pinos... Se pudesse variar seria de 4 pinos com PWM...

Então @Contiusa eu meio que me expressei mal... hoje em dia até as placas mães mais simples (a minha é uma ASUS B85) controlam automaticamente a velocidade dos coolers de 3 pinos regulando a tensão, pois o terceiro fio, até onde sei, envia a leitura do RPM, aí a placa-mãe controla a tensão para chegar ao RPM desejado, eu sei que o sistema de controle de uma conexão de 3 fios e de uma de 4 fios é diferente, porém, embora de uma maneira diferente, a placa-mãe acaba controlando a rotação tanto dos de 3 fios quanto dos de 4 fios... 

Eu não duvido que seja prejudicial, porém sabendo que as placas mães fazem o controle tanto de conectores de 3, como conectores de 4 pinos, os fabricantes de water Coolers deveriam repensar essas pinagens... pois as placas mãe vem sempre com os fans no padrão "Standard" e isso deixa o H45, mesmo tendo apenas 3 pinos, a 2800 rpm no meu caso

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!