Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Arctic MX-4 perdendo eficiência


Posts recomendados

1 minuto atrás, RS Faria disse:

@raulgrangeiro @adcarvalho @Contiusa

 

Ressuscitando nossa discussão...

 

Depois de duas semanas de "parto", a pasta nova chegou.. Hoje cedo, desmontei a placa pra ver a situação e estava assim..

 

20171210_114117.thumb.jpg.9b1cde013920b7f6d7ff7aae388c293e.jpg

 

20171210_114044.thumb.jpg.c7e27828a9b7d37514a542fb96b70743.jpg

 

Não sei isso que parece uma bolha, foi no desmonte ou tava assim, pois lembro de usar um gota no meio da GPU e deixei a pressão do dissipador, fazer o resto..

 

Enfim, aquele viscosidade da MX-4, sumiu.. O centro da GPU e do dissipador, foi fácil limpar.. As bordas foram um perrengue, pois virou uma massa cinza grudenta.. Já é a terceira ou quarta vez que faço isso na 770 e nunca tinha acontecido isso.. Vou ver com a Mastergel, como fica..

 

Pelo menos, a iGPU aqui, tá funcionando.. o/

 

Rapaz, a minha também está demorando demais pra chegar, mas deve estar em mão na terça-feira. Irei tirar fotos de como ela está e ver se também perdeu viscosidade.

 

Espero mesmo que a Master Gel Maker corrija esse problema, porque não aguento mais desmontar essa placa a cada 2 meses pra reaplicar pasta....

adicionado 1 minuto depois

Pra mim, essa bolha parece que estava lá, porque veja na foto do dissipador que no local da bolha a textura parece estar mais seca... É como se a pasta tivesse secado... Vamos ver a minha quando abrir...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro

 

Bom, a Kabum até avisou que tava sobrecarregada, mas demorar uma semana pra postar o pedido, achei forçado.. Um mouse e a pasta.. Levou outra semana pra chegar aqui..

 

Tô usando a iGPU agora.. Vou terminar de limpar e remontar a placa com a pasta nova.. Mais tarde, dou um toque, por aqui..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

agora, RS Faria disse:

@raulgrangeiro

 

Bom, a Kabum até avisou que tava sobrecarregada, mas demorar uma semana pra postar o pedido, achei forçado.. Um mouse e a pasta.. Levou outra semana pra chegar aqui..

 

Tô usando a iGPU agora.. Vou terminar de limpar e remontar a placa com a pasta nova.. Mais tarde, dou um toque, por aqui..

 

Tu não colocaste a placa de volta no PC?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria esquisito isso aí. Quando eu troquei a pasta da minha GTX 770, tanto a Fusion X1 como a GC-Extreme, e as duas devem ter ficado mais de seis meses, não vi nenhuma mudança nem de temperatura e nem de viscosidade das pastas (mas eu estava usando pouco a placa para games). Vê como fica com a MasterGel Nano.

 

Existe a possibilidade dessas MX-4 serem falsificadas, mas acho improvável. Eu testei a MX-4 que eu comprei do ML contra a Nano e ela se saiu igual a Nano e um pouco abaixo da GC-Extreme, então ela é original. Era a embalagem branca. Não sei essa azul marinho, mas eu escrevi para a Arctic para confirmar (estranhei ter mudado de cor), mas eles me responderam e disseram que a azul marinho é o novo lote deles.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Contiusa disse:

Existe a possibilidade dessas MX-4 serem falsificadas, mas acho improvável. Eu testei a MX-4 que eu comprei do ML contra a Nano e ela se saiu igual a Nano e um pouco abaixo da GC-Extreme, então ela é original. Era a embalagem branca. Não sei essa azul marinho, mas eu escrevi para a Arctic para confirmar (estranhei ter mudado de cor), mas eles me responderam e disseram que a azul marinho é o novo lote deles.

Comprei a minha no Kabum ou na Guerra Digital.. Não lembro, ao certo.. Por isso, acho difícil ser falsa.. Lembra a MX-4, pela viscosidade.. Alias, a CM tirou o "Nano" no nome da pasta.. É só "MasterGel Maker" e vem numa caixa:

 

http://www.coolermaster.com/cooling/thermal-compound/mastergel-maker/

 

 

Bom, resultados preliminares foram bons.. Fiz uns testes rápidos, em jogos aonde ela vinha dando picos de temperatura (e as fans iam junto) e, por enquanto, a melhora foi sensível.. Tô pensando em deixar ela assim por duas semanas e abrir ela de novo, pra ver como ficou..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@adcarvalho @Flávio Santana Lima @RS Faria @Contiusa

 

Pessoal, chegou hoje a Master Gel Maker da Cooler Master e fui fazer a troca na GTX 970 Strix e tirei fotos de como estava a pasta aplicada (Arctic MX-4) logo que retirei o dissipador:

 

IMG_20171212_140713.thumb.jpg.542b26d3ca9ea5cf7061b0123fbbd355.jpgIMG_20171212_140751.thumb.jpg.c9b9637eabc895da1ed30e6e41b1598d.jpgIMG_20171212_140812.thumb.jpg.7cce4d75967703a7098eff0ef56a7669.jpg

 

Como vocês viram, a pasta secou em uma parte do die da GPU e essa mesma parte seca pode ser vista no dissipador. Então o que aconteceu com o @RS Faria se repetiu, e no meu caso estava ainda pior, sendo que a pasta só tinha 2 meses de aplicada nessa GPU.

 

Curioso com esse fato resolvi também retirar o bloco do Water Cooler do CPU e ver como a pasta (Arcticx MX-4) estava após 5 meses de aplicada, e para minha surpresa foi isso que encontrei:

 

IMG_20171212_143321.thumb.jpg.8d83c515953a3a4025a751e07c6c9859.jpgIMG_20171212_143403.thumb.jpg.f044e364689145c150719e749b30f18a.jpg

 

Então, acho realmente que essa pasta é falsificada como o @Contiusa e o @adcarvalho sugeriram que fosse, ou algum lote com problemas dessa pasta. Porque minha GPU roda no overclock diário, mas meu CPU é bloqueado pra overclock, então não acho que ele produza calor suficiente pra ultrapassar o potencial de dissipação dessa pasta.

 

Agora tanto o processador quando a GPU estão utilizando a Cooler Master Master Gel Maker

 

Me digam as conclusões de vocês: o que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Cara, eu não notei isso na minha MX4, porém não acho que já passei mais de 2 meses sem trocar a pasta. Assim, eu quando der 3 meses removo meu cooler e tiro foto.

 

Em via dos casos, quando blockar minha GPU, irei aplicar a NT-H1 que veio no meu U12S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, raulgrangeiro disse:

Curioso cMe digam as conclusões de vocês: o que acham?

 

A questão é que quando você tira ela não fica uniforme. Você tem que prestar atenção nas temperaturas. O bloco do water cooler também está com duas marcas, sinal de que você colocou a primeira vez errado e recolocou sem limpar e reaplicar a pasta. Aí bagunça mesmo e ela com certeza vai ficar com falhas.

 

Você tem que ver a consistência da pasta. Se ela ainda manteve a consistência e fez a marca de "carimbo" no dissipador, está legal -- a menos que as temperaturas começaram a subir, mas isso também é subjetivo, pois o verão está chegando e as pessoas se confundem muito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Contiusa disse:

 

A questão é que quando você tira ela não fica uniforme. Você tem que prestar atenção nas temperaturas. O bloco do water cooler também está com duas marcas, sinal de que você colocou a primeira vez errado e recolocou sem limpar e reaplicar a pasta. Aí bagunça mesmo e ela com certeza vai ficar com falhas.

 

Você tem que ver a consistência da pasta. Se ela ainda manteve a consistência e fez a marca de "carimbo" no dissipador, está legal -- a menos que as temperaturas começaram a subir, mas isso também é subjetivo, pois o verão está chegando e as pessoas se confundem muito.

 

Não não, o bloco do WC ficou com duas marcas porque as mangueiras dele são rígidas, e por isso na hora de tirar ele acabou encostando no processador em outra posição. Eu instalei esse WC em Agosto, e somente agora em Dezembro o retirei para ver a pasta térmica. Veja nessa mesma foto do bloco do radiador que a pasta está completamente seca na parte inferior. Isso nunca aconteceu com a Arctic Silver 5 que usava antes da MX-4, e olha que passei 2 anos sem tirar o cooler do processador (na época era um i5 4570), e só tirei quando fui fazer o upgrade para o i7 4790.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Contiusa disse:

@raulgrangeiro todas as fotos parecem mostrar ela viscosa, brilhosa. Quando ela seca, ela fica opaca. Mas eu não estou aí para ver. Você também não mencionou as temperaturas.

 

Bem, amplie as fotos que você verá. Foi justamente por isso que inseri as fotos. No caso da GPU, bem no centro, ela estava seca e sem brilho algum, parecia com argila seca, meio rachada, e o mesmo apareceu na parte inferior do bloco do CPU. Ela estava seca, opaca, rachada igual argila, e eu só vi pastas assim antes em notebooks de clientes que nunca haviam trocado pasta térmica com uns 6 anos de uso.

 

Achei muito estranho uma pasta ficar assim com 5 meses de uso no caso do CPU e 2 meses de uso na GPU.

 

As temperaturas na GPU estavam preocupantes, batendo os 80ºC, o que não é normal nesse modelo, porque quando a pasta é nova ela fica ali rondando os 70ºC. No CPU eu notei um pequeno aumento de temperatura, pois logo que apliquei a pasta ele trabalhava entre 55ºC e 60ºC, e após 5 meses estava chegando aos 63ºC, mas foi uma diferença pequena e também de clima, então não atribuí nenhum problema de temperatura nesse caso, apenas secura da mesma.

 

Pra ficar mais fácil olhe nessas fotos onde delimitei onde a pasta estava seca (ela não secou por inteiro, mas em partes):

InkedIMG_20171212_140713_LI.thumb.jpg.67a9b5d50a72206e4e32dadd21fdfd72.jpgInkedIMG_20171212_140812_LI.thumb.jpg.defa82459c0a1f88dec79305edb99f4c.jpgInkedIMG_20171212_143321_LI.thumb.jpg.3eb1d32079d7f4de43cd8eaed23d2fa0.jpg

 

Fique com Deus!

adicionado 9 minutos depois
3 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@raulgrangeiro Cara, eu não notei isso na minha MX4, porém não acho que já passei mais de 2 meses sem trocar a pasta. Assim, eu quando der 3 meses removo meu cooler e tiro foto.

 

Em via dos casos, quando blockar minha GPU, irei aplicar a NT-H1 que veio no meu U12S

 

Eu acho que talvez seja essa pasta que seja falsa, porque nem mesmo as pastas de silicone brancas fizeram isso até hoje. Eu comprei essa pasta no ML então não sei a procedência da mesma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Eu comparando a noctua e a mx4 lado a lado, da para notar que a MX4 é bem menos viscosa que a noctua, é até perigoso apertar muito a seringa pois pode melecar tudo. O que eu até agora não encontro uma justificativa, é o fato do aumento gradativo de temperatura, isso é muito estranho. 

adicionado 2 minutos depois
4 horas atrás, raulgrangeiro disse:

Veja nessa mesma foto do bloco do radiador que a pasta está completamente seca na parte inferior.

Isso eu acho normal, apliquei as duas em um panfleto em umas 3h ambas estão duras, se no contato com o die a pasta estivesse dura, aí era problema, porém ela está liquida e brilhante ainda.

 

adicionado 4 minutos depois

OBS: Agora vi que você explicou isso abaixo. É só no tato para saber se realmente estava ou não dura.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, Flávio Santana Lima disse:

@raulgrangeiro Eu comparando a noctua e a mx4 lado a lado, da para notar que a MX4 é bem menos viscosa que a noctua, é até perigoso apertar muito a seringa pois pode melecar tudo. O que eu até agora não encontro uma justificativa, é o fato do aumento gradativo de temperatura, isso é muito estranho. 

adicionado 2 minutos depois

Isso eu acho normal, apliquei as duas em um panfleto em umas 3h ambas estão duras, se no contato com o die a pasta estivesse dura, aí era problema, porém ela está liquida e brilhante ainda.

 

adicionado 4 minutos depois

OBS: Agora vi que você explicou isso abaixo. É só no tato para saber se realmente estava ou não dura.

 

 

Bem, seria bem útil mostrar a vocês pessoalmente isso, mas já que não é possível ver fica então o aviso de que pode acontecer, e não foi somente comigo, o Faria passou pelo mesmo.

 

Espero realmente que com a Master Gel Maker isso não aconteça mais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@raulgrangeiro Até o momento, não notei perfomance baixa no meu sistema. Porém em brasília que ta uma temp ambiente de 20 graus mais ou menos, meu R7 1700  em 3,9GHz 1,36v no prime95 ficou nos 66 graus, basicamente a mesma temp quando instalei o cooler aqui em 27 de outubro 1 mês atrás. Talvez pela GPU alcançar temps mais altas venha esse desgaste prematuro. Não sei .. mas diariamente meu R7 pega no máximo 55 graus.

adicionado 3 minutos depois

http://www.tomshardware.com/forum/id-2020814/problems-arctic-mx4.html olha um caso parecido.

adicionado 6 minutos depois

https://hardforum.com/threads/artic-mx-4-is-it-expired.1884876/ mais um

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 12/12/2017 às 22:30, Flávio Santana Lima disse:

@raulgrangeiro Até o momento, não notei perfomance baixa no meu sistema. Porém em brasília que ta uma temp ambiente de 20 graus mais ou menos, meu R7 1700  em 3,9GHz 1,36v no prime95 ficou nos 66 graus, basicamente a mesma temp quando instalei o cooler aqui em 27 de outubro 1 mês atrás. Talvez pela GPU alcançar temps mais altas venha esse desgaste prematuro. Não sei .. mas diariamente meu R7 pega no máximo 55 graus.

adicionado 3 minutos depois

http://www.tomshardware.com/forum/id-2020814/problems-arctic-mx4.html olha um caso parecido.

adicionado 6 minutos depois

https://hardforum.com/threads/artic-mx-4-is-it-expired.1884876/ mais um

 

 

Bem, se ao passar do tempo você notar algo diferente nos avise. Até agora a Master Gel Maker tem se saído bem tanto na GPU quanto na CPU. Se a situação mudar avisarei aqui também!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!