Ir ao conteúdo

Estabilizador ou "extensão" de linha?

Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Postado

Olá pessoal. Já fui aconselhado a tirar o estabilizador (antigo, mas que me serviu de 2008 até hoje) do meu computador, mas sinto medo de tirá-la (ao menos do meu computador e deixar a dos outros equipamentos, que são monitor e impressora). Uso um filtro de linha Filtron que comprei lá nas bandas de 2008-2009 ligando o estabilizador, porém ele parece mais uma extensão.

Onde moro há constantes queda na rede de energia (seja por manutenção na rede elétrica da rua ou eventualidades), o que me faz ficar com um pé atrás quanto a conectar direto na tomada. O que devo fazer?

PS: não há aterramento na minha residência, é um local em uma superfície elevada.

Postado
23 minutos atrás, QuizzyQ disse:

Mas se não serve pra nada, seria como uma extensão, certo?

Nenhum filtro de linha, agride uma fonte, como um estabilizador faz..

Você vem convivendo com o inimigo por muito tempo, sem saber..

• Curtir 3
  • Coordenador
Postado
2 horas atrás, QuizzyQ disse:

Mas se não serve pra nada, seria como uma extensão, certo?

Na verdade não. O estabilizador tem uma função sim: destruir as coisas ligadas nele. 

Você pode usar esse produto como peso de porta, alvo para prática de tiro esportivo, carcaça de vaso de planta... Enfim, é algo para múltiplos usos. Ligar aparelhos eletrônicos não é um deles.

2 horas atrás, QuizzyQ disse:

Olá pessoal. Já fui aconselhado a tirar o estabilizador (antigo, mas que me serviu de 2008 até hoje)...

E nunca teve fontes ou componentes queimados? Se nada ocorreu, meu amigo, você é um cara de muita sorte!

1 hora atrás, raphavini disse:

@QuizzyQ , vá de FILTRO de linha. Fontes novas com PFC ativo não precisam de estabilizador.

Nem as novas e nem as antigas, tendo PFC ativo ou não. O estabilizador já deveria ter sido abandonado há décadas...

• Curtir 2
Postado

Entendi, obrigado. O meu medo, como disse no tópico, era de dar defeito na fonte caso houvesse uma queda brusca de energia como acontece com frequência (2 vezes a cada 3 meses) no bairro que eu moro.

• Coordenador
Postado

@QuizzyQ Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos de tensão associados a elas sim. E o que você faz contra isso? Além de verificar as instalações elétricas da sua casa, compre um bom filtro de linha com DPS (dispositivo de proteção anti-surto) Clamper. Se sua casa já tiver dispositivo anti-surto corretamente instalado no quadro, nem precisa.

E essa frequência de quedas que você descreveu eu não considero alta.

O estabilizador aí pode ferrar muito mais seus equipamentos do que ligar direto na tomada. Sem nada é muito melhor que com estabilizador. ;)

• Curtir 1
  • Amei 1
Postado
6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@QuizzyQ Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos de tensão associados a elas sim. E o que você faz contra isso? Além de verificar as instalações elétricas da sua casa, compre um bom filtro de linha com DPS (dispositivo de proteção anti-surto) Clamper. Se sua casa já tiver dispositivo anti-surto corretamente instalado no quadro, nem precisa.

E essa frequência de quedas que você descreveu eu não considero alta.

O estabilizador aí pode ferrar muito mais seus equipamentos do que ligar direto na tomada. Sem nada é muito melhor que com estabilizador. ;)

Então vou tirar esta praga daqui logo. Sua fonte tem o botão liga/desliga atrás dela? Você faz uso desse botão ou deixa sempre ligado? Gostaria de saber se é seguro deixar sempre ligado :/

• Curtir 1
  • Coordenador
  • Solução
Postado

@QuizzyQ Ótimo. E lembre-se que você deve dar destino adequado ao estabilizador. Pense nos usos que descrevi acima. Peso de porta é bem comum e funciona super bem. Se quiser se livrar dele, leve a algum local que recolha e faça reciclagem de lixo eletrônico. O meio ambiente agradece. ;)

Você também pode tirar tudo de dentro dele e usar como extensão. Se quiser se aventurar, pode até montar seu próprio filtro de linha dentro do gabinete do estabilizador.

Sim, minha fonte tem chave liga/desliga. Aqui eu deixo ligado direto e tenho um filtro com DPS Clamper Multiproteção.

Sua fonte é a CX 430? Se ela está ligada no estabilizador, é um milagre que ainda funcione. Você realmente é um cara de sorte. :P

Estabilizadores x Corsair_zps2zhmnh1u.jpg

• Obrigado 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!