Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Estabilizador ou "extensão" de linha?


QuizzyQ
Ir à solução Resolvido por KairanD,

Posts recomendados

Olá pessoal. Já fui aconselhado a tirar o estabilizador (antigo, mas que me serviu de 2008 até hoje) do meu computador, mas sinto medo de tirá-la (ao menos do meu computador e deixar a dos outros equipamentos, que são monitor e impressora). Uso um filtro de linha Filtron que comprei lá nas bandas de 2008-2009 ligando o estabilizador, porém ele parece mais uma extensão.

Onde moro há constantes queda na rede de energia (seja por manutenção na rede elétrica da rua ou eventualidades), o que me faz ficar com um pé atrás quanto a conectar direto na tomada. O que devo fazer?

PS: não há aterramento na minha residência, é um local em uma superfície elevada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
2 horas atrás, QuizzyQ disse:

Mas se não serve pra nada, seria como uma extensão, certo?

Na verdade não. O estabilizador tem uma função sim: destruir as coisas ligadas nele. 

 

Você pode usar esse produto como peso de porta, alvo para prática de tiro esportivo, carcaça de vaso de planta... Enfim, é algo para múltiplos usos. Ligar aparelhos eletrônicos não é um deles.

 

2 horas atrás, QuizzyQ disse:

Olá pessoal. Já fui aconselhado a tirar o estabilizador (antigo, mas que me serviu de 2008 até hoje)...

E nunca teve fontes ou componentes queimados? Se nada ocorreu, meu amigo, você é um cara de muita sorte!

 

1 hora atrás, raphavini disse:

@QuizzyQ , vá de FILTRO de linha. Fontes novas com PFC ativo não precisam de estabilizador.

Nem as novas e nem as antigas, tendo PFC ativo ou não. O estabilizador já deveria ter sido abandonado há décadas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@QuizzyQ Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos de tensão associados a elas sim. E o que você faz contra isso? Além de verificar as instalações elétricas da sua casa, compre um bom filtro de linha com DPS (dispositivo de proteção anti-surto) Clamper. Se sua casa já tiver dispositivo anti-surto corretamente instalado no quadro, nem precisa.

 

E essa frequência de quedas que você descreveu eu não considero alta.

 

O estabilizador aí pode ferrar muito mais seus equipamentos do que ligar direto na tomada. Sem nada é muito melhor que com estabilizador. ;)

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Foxwalt disse:

@QuizzyQ Quedas de energia não danificam equipamentos. Os surtos de tensão associados a elas sim. E o que você faz contra isso? Além de verificar as instalações elétricas da sua casa, compre um bom filtro de linha com DPS (dispositivo de proteção anti-surto) Clamper. Se sua casa já tiver dispositivo anti-surto corretamente instalado no quadro, nem precisa.

 

E essa frequência de quedas que você descreveu eu não considero alta.

 

O estabilizador aí pode ferrar muito mais seus equipamentos do que ligar direto na tomada. Sem nada é muito melhor que com estabilizador. ;)

Então vou tirar esta praga daqui logo. Sua fonte tem o botão liga/desliga atrás dela? Você faz uso desse botão ou deixa sempre ligado? Gostaria de saber se é seguro deixar sempre ligado :/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
  • Solução

@QuizzyQ Ótimo. E lembre-se que você deve dar destino adequado ao estabilizador. Pense nos usos que descrevi acima. Peso de porta é bem comum e funciona super bem. Se quiser se livrar dele, leve a algum local que recolha e faça reciclagem de lixo eletrônico. O meio ambiente agradece. ;)

 

Você também pode tirar tudo de dentro dele e usar como extensão. Se quiser se aventurar, pode até montar seu próprio filtro de linha dentro do gabinete do estabilizador.

 

Sim, minha fonte tem chave liga/desliga. Aqui eu deixo ligado direto e tenho um filtro com DPS Clamper Multiproteção.

 

Sua fonte é a CX 430? Se ela está ligada no estabilizador, é um milagre que ainda funcione. Você realmente é um cara de sorte. :P

 

Estabilizadores x Corsair_zps2zhmnh1u.jpg

  • Obrigado 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...