Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa tarde amigos

Preciso ligar remota mente um instrumento 220V 2W   (trafo interno)

Bom gostaria de saber se um MOC 3031, teria capacidade de acionar diretamente este instrumento como um Rele de Estado Sólido  "carga indutiva", ou se teria que usar um triac posterior a ele para isto.

Desde já agradeço

Postado
1 hora atrás, Luiz Cezar disse:

Bom gostaria de saber se um MOC 3031, teria capacidade de acionar diretamente este instrumento como um Rele de Estado Sólido

Não.

1 hora atrás, Luiz Cezar disse:

teria que usar um triac posterior a ele para isto.

Aí sim.

• 2 semanas depois...
Postado

Pessoal obrigado pelas respostas e desculpem a demora, mas tive problema na maquina.

O @Sérgio Lembocomo sempre muito gentil e disposto a ajudar, @Mestre88 pelo que vejo segue a mesma linha.

Sou químico aposentado, mas adoro enveredar por outros caminhos e eletrônica é um fascínio meu, apesar de não entender nada ou quase nada dela.

Estou fazendo um projeto ou tentando pelo menos, adquiri o Proteus, estou aprendendo a usar, protoboard, e um caminhão de componentes dos mais comuns e mais compreensíveis para mim, diversas ferramentas e acessórios.

Se trada de um controlador de um equipamento que trata água para diversos fins.

Ele na verdade poderia ser construído a partir de um PIC ou de um Arduino, mas realmente na minha idade acho que não tenho mais RAM e HD suficiente para tantas informações, como de linguagem de programação, fui fabricado na era em que calculadoras eram mecânicas rsrsrsrsr.

Não sei se vocês teriam paciência e disponibilidade para me ajudarem, com a velha e boa eletrônica analógica, é a que male-male compreendo, mas mesmo assim com muitas limitações, e também não sei se seria continuando este tópico seria o local adequado.

De qualquer forma agradeço a atenção desprendida até o momento.

Abraços e um feliz 2018 a todos

Luiz Cezar

Postado

@Luiz Cezar , obrigado pelas considerações.

Quando se fala em acionamento, temos algumas considerações a fazer:

1 - O que vai acionar (dedo, circuito eletrônico, movimento de alguma peça, pressão, etc)

2 - Características daquilo que será acionado (tensão, corrente, potencia, se é carga indutiva, resistiva ou capacitiva, se internamente tem entrada por transformador de potencial ou fonte chaveada, etc)

3 - Frequência de acionamento (duração, intervalo).

Com essas informações, escolhe-se o melhor método. Na maioria das vezes um simples relé é o mais indicado.

FELIZ 2018

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!