Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

estou com o seguinte problema: o notebook só funciona conectado a energia, eu já coloquei outra bateria e acontece a mesma coisa, posso colocar uma bateria totalmente carregada que assim que eu tirar da tomada o not desliga, e engraçado que aparece carregando a bateria mas o percentual fica no mesmo (ou seja nao carrega a bateria mas aparece o icone de que esta carregando) e ja coloquei a bateria dele em outro note e esta normal.. o problema é mesmo no notebook e nao na bateria..será que pode ser problema na placa-mãe ou chicote? podem me ajudar?

Postado

Com certeza é algum problema na placa-mãe, digo isso porque que estou enfrentando um problema idêntico no meu notebook Dell Inspiron.  Sem entrar em detalhes técnicos, a placa-mãe tem um circuito e componentes ponde a corrente elétrica flui da bateria para alimentar a placa-mãe e todos os dispositivos, ou do carregador para recarregar a bateria. Meu notebook está do mesmo jeito, o carregador e a bateria estão funcionando porque já testei ambos em outro notebook da Dell, mas a placa-mãe está com algum componente defeituoso que impede que a corrente fornecida pelo carregador passe por ela e chegue à bateria para recarregá-la.

Após plugar o carregador, o led indicador de recarga pisca em branco por um instante e então muda para laranja, indicando que o carregamento foi interrompido. Quando isso acontece, na barra de tarefas do Windows, a animação do ícone da bateria para, e quando você passa o cursor por cima, aparece a mensagem "X% disponível, conectada mas sem carregar." No meu caso, ele também só permanece ligado com o carregador plugado, só que com o clock do processador no mínimo, tornando o notebook extremamente lento.

O clock da CPU vai até 2,7 GHz em modo de alto desempenho, porém por causa desse problema, ele fica sempre em apenas 700 MHz, o que tem impacto direto na performance. Quando ele funciona com a bateria, o clock chega aos 2,7 GHz esperados. Talvez o seu esteja acontecendo o mesmo, só abrir o Gerenciador de Tarefas e observar o clock da CPU na aba Desempenho, bem provável do clock estar bem baixo.

Pelo que já pesquisei, infelizmente é um problema de hardware, em um componente eletrônico no circuito da placa-mãe por onde passa a corrente elétrica oriunda do carregador em direção à bateria. No meu caso, é um componente que detecta a potência que o carregador é capaz de funcionar, que é de 90W. Como ele deu defeito, a placa-mãe não consegue mais detectar o quanto de potência o carregador consegue fornecer, e acaba reduzindo o clock do processador, algo similar ao modo de proteção de motores de carros mais modernos, chamado de "limp mode".

Eu cheguei a comprar o cabo de energia que tem  plugue de entrada do carregador em um lado e um conector a ser ligado na placa-mãe do outro, e não resolveu. Acho que a única solução nesse caso é pedir para um técnico em eletrônica equipado de um multímetro digital fazer os testes para tentar identificar o componente defeituoso na placa-mãe, e se possível substituí-lo, mas na minha opinião é uma alternativa invíavel pelo custo e pela incerteza em encontrar o problema. Ou isso ou então comprar uma placa-mãe nova, o que é uma alternativa ainda mais inviável financeiramente.

• 8 meses depois...
Postado

eu tambem estou com um problema parecido.

aqui em um notebook positivo modelo z87/z94 só funciona com o carregador direto na tomada, se tiro o carregador desliga na hora. se deixo e uso, depois de um tempo ele desliga e começa a dar uns barulhos estranhos (parece mal contato ou algo do tipo).

más não sei o que é, se é defeito na bateria, plug ou algum outro componente interno... alguem sabe o que pode ser?

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!