Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Quedas de Energia prejudicam os componentes ?


Posts recomendados

Ola, tenho algumas duvidas a respeito de quedas de energia, e a saude dos componentes do computador.

 

primeiro de tudo, não tenho aterramento na minha casa, e infelizmente não vou ter por diversos motivos.

segundo: não utilizo estabilizador.

 

Minha fonte e uma Corsair CX600w 80 plus bronze. https://www.pichau.com.br/fonte-corsair-600w-cx600-v2-certificado-80-plus-pfc-ativo-cp-9020048-ww

sei que não e nenhuma top de linha, mas pelo preço foi a melhor que achei na época.

 

 na minha cidade infelizmente ocorrem muitas quedas de energia, mas são quedas prolongadas, que não tem um retorno imediato que são o que mais prejudicam os componentes.

mas ultimamente ocorreram algumas "piscadas" na luz que fizeram o computador desligar. hoje mesmo durante a tarde, ocorreram três piscadas muito rápidas e seguidas, e na terceira o computador apagou, por esses motivos encomendei um filtro de linha da clamper, que pelo jeito e o melhor na faixa de preço.

 

esses cortes de energia prolongados podem danificar os componentes mesmo tendo fonte com PFC Ativo ? (nestes casos eu desligo o pc da tomada ate que a energia volte e estabilize)

as "piscadas" rápidas prejudicam a fonte ou os componentes ? mesmo com o PFC Ativo ?

 

e mais uma duvida, esse filtro de linha, da clamper ira fazer alguma diferença, mesmo que eu não tenha aterramento ?

 

ouvi dizer que ele utiliza o neutro como terra em caso de surtos, e verdade ?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Amigo não venho responder a sua pergunta, mas sim dar uma ajuda a este problema, já ouviu falar em NoBreak? Então, é um condicionador que regula a tensão e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria. Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. No entanto, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões. E quando a energia acabar, o seu nobreak ainda vai estar alimentando o seu PC, e você poderá desliga-lo normalmente sem que ocorra um desligamento inesperado podendo resultar na queima de algum componente da sua máquina. Espero ter ajudado Abraço!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, MysteryND15 disse:

Oesses cortes de energia prolongados podem danificar os componentes mesmo tendo fonte com PFC Ativo ? (nestes casos eu desligo o pc da tomada ate que a energia volte e estabilize)

as "piscadas" rápidas prejudicam a fonte ou os componentes ? mesmo com o PFC Ativo ?

O PFC Ativo ajuda a controlar a tensão de entrada na fonte, dentre outras funções dele.. Então, não, variações de energia, ela tolera normalmente, pois foi feita pra isso.. Mas, ele não é uma proteção da fonte..

 

Quedas de energia não causam danos as fontes, mas são os surtos decorrentes dessas quedas que podem danificar as mesmas.. Os Clamper tem componentes que servem pra proteger contra esses surtos..

 

 

14 minutos atrás, MysteryND15 disse:

e mais uma duvida, esse filtro de linha, da clamper ira fazer alguma diferença, mesmo que eu não tenha aterramento ?

 

ouvi dizer que ele utiliza o neutro como terra em caso de surtos, e verdade ?

Se a tomada estiver polarizada corretamente, ou seja, Neutro e Fase em seus devidos lugares, sim.. Mas, o neutro tem de estar de acordo com as Normas também.. Senão, não adianta muito..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, Ian Fabio disse:

Amigo não venho responder a sua pergunta, mas sim dar uma ajuda a este problema, já ouviu falar em NoBreak? Então, é um condicionador que regula a tensão e a pureza da energia que chega até os eletrônicos conectados a ele. Além disso, nobreak também é responsável por alimentar os dispositivos, em caso de queda de luz, através de uma bateria. Existem outros equipamentos com funções próximas a de um nobreak, como o filtro de linha e o estabilizador. No entanto, o nobreak costuma ser o dispositivo mais completo, pois é capaz de fornecer energia em caso de apagões. E quando a energia acabar, o seu nobreak ainda vai estar alimentando o seu PC, e você poderá desliga-lo normalmente sem que ocorra um desligamento inesperado podendo resultar na queima de algum componente da sua máquina. Espero ter ajudado Abraço!

Ola, então cara eu ja pesquisei bastante sobre no breaks, mas ja vi em muitos lugares que eles tem estabilizador, e que estes estabilizadores, na verdade prejudicam as fontes ao invés de ajudá-las

 

pois seu tempo de resposta e  muito menor que o das fontes.

adicionado 1 minuto depois
18 minutos atrás, RS Faria disse:

O PFC Ativo ajuda a controlar a tensão de entrada na fonte, dentre outras funções dele.. Então, não, variações de energia, ela tolera normalmente, pois foi feita pra isso.. Mas, ele não é uma proteção da fonte..

 

Quedas de energia não causam danos as fontes, mas são os surtos decorrentes dessas quedas que podem danificar as mesmas.. Os Clamper tem componentes que servem pra proteger contra esses surtos..

 

 

Se a tomada estiver polarizada corretamente, ou seja, Neutro e Fase em seus devidos lugares, sim.. Mas, o neutro tem de estar de acordo com as Normas também.. Senão, não adianta muito..

Ola, obrigado pelas respostas, so mais uma duvida, quando da essas piscadas na luz, a fonte ira proteger os componentes ?

 

ou poderá queimar do mesmo jeito ?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, MysteryND15 disse:

Ola, obrigado pelas respostas, so mais uma duvida, quando da essas piscadas na luz, a fonte ira proteger os componentes ?

 

ou poderá queimar do mesmo jeito ?

Imagino que "piscada", seja uma variação de energia.. Se for isso, e essas variações estiverem dentro do que ela suporta, sim.. Não é bem uma proteção, a fonte só vai se adequar a situação da rede..

 

Mas isso também depende da rede externa, da rua.. O Clamper vai bem aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos por partes:

 

Sua fonte tem PFC ativo, detalhes já explicados pelo amigo @RS Faria.

Com relação aos No-Breaks, quando se fala de no-break sério, fala-se de um equipamento de onda senoidal pura e não por aproximação ou short-breaks, esses últimos mencionados não deveriam sequer serem fabricados, mas ......enfim.... 

 

Sim, essas "piscadas' podem sim danificar sua fonte, mesmo com PFC ativo ao longo do tempo, tudo tem vida util. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Pinhed disse:

Vamos por partes:

 

Sua fonte tem PFC ativo, detalhes já explicados pelo amigo @RS Faria.

Com relação aos No-Breaks, quando se fala de no-break sério, fala-se de um equipamento de onda senoidal pura e não por aproximação ou short-breaks, esses últimos mencionados não deveriam sequer serem fabricados, mas ......enfim.... 

 

Sim, essas "piscadas' podem sim danificar sua fonte, mesmo com PFC ativo ao longo do tempo, tudo tem vida util. 

Obrigado, sobre esses no-breaks de onda se no ideal pura, qual modelo ou marca remocmenda, porque vou acabar comprando um, já que só hoje foram 3 quedas de energia

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, MysteryND15 disse:

Obrigado, sobre esses no-breaks de onda se no ideal pura, qual modelo ou marca remocmenda, porque vou acabar comprando um, já que só hoje foram 3 quedas de energia

Por gentileza, antes, dê uma olhada neste tópico, consulte a primeira página, onde estão as explicações.

Os créditos são do @faller

Tenho certeza que esse será o melhor caminho. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, Pinhed disse:

Por gentileza, antes, dê uma olhada neste tópico, consulte a primeira página, onde estão as explicações.

Os créditos são do @faller

Tenho certeza que esse será o melhor caminho. 

Cara, acabei lendo o tópico todo e mais aquele tópico sobre as agressões às fontes, e pelo que entendi o filtro de linha já é o suficiente pra sanar meus problemas, pois medo seria de que a queda de energia pudesse prejudicar os componentes, e isso o filtro de linha já irá corrigir pois irá regular os surtos na rede, e o outro motivo é que eu sempre tive dúvida se a queda (sem o retorno imediato, suponha que eu desligue o computador antes da energia voltar)  prejudicava o  PC, e pelo que ele disse nos posts, isso é muito difícil de ocorrer  visto que os problemas se dão pelos surtos que o filtro de linha já irá impedir. 

Obrigado pelos tópicos sugeridos, abraço 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!