Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Saudações, já testei vários programas de eletrônica, mas a maioria deles ou apenas edita o circuito e ou pcb, ou converte circuito em pcb. Ainda não encontrei nenhum que converta circuito em perfboard (placa padrão ilhada) ou circuito em stripboard (placa padrão com trilhas), nesse aspecto os que encontrei apenas adita as ilhas ou trilhas, como o Fritzing.

Se alguém conhece algum programa que faça essa conversão (para perfboard ou stripboard) fico muito agradecido se me indicar.

• Membro VIP
Postado

Nunca vi mais gordo. Mas se existir, é um programa nada ortodoxo. Afinal as placas padrão têm a proposta de dar liberdade ao projetista pra usar sua imaginação-técnica-conhecimento-arte-magia. Além claro da versatilidade e afins.

A propósito, tenho muitas pci's padrão destas. Valor quasi-simbólico pra você, caro membro do cdh

• Curtir 2
Postado

@Luís Roberto C. da Silva Essas plaquinhas perfuradas são pra protótipo em estágio final... as protoboards/breadboards são para os testes iniciais, quando você ainda pode colocar os componentes de qualquer maneira só pra fazer funcionar, entender e depois avançar no projeto.

Se você quer usar essas plaquinhas perfuradas como uma protoboard/breadboard é só colocar os componentes de, basicamente, qualquer forma e ligue-os com fios jumpers... assim como fez na protoboard. Se você quer algo mais requintado... sugiro usar PCI e fazer o processo de corrosão, dai fica mais legalzinho.

Outra opção também e gerar as rotas nos programas que fazem o roteamento e passar estanho nessas placas "simulando" as rotas. Dá certo, mas gasta bastante estanho e não fica nada bonito. Depende de como você quer trabalhar.

• Curtir 2
Postado
9 minutos atrás, Carlos Zanon disse:

Outra opção também e gerar as rotas nos programas que fazem o roteamento e passar estanho nessas placas "simulando" as rotas. Dá certo, mas gasta bastante estanho e não fica nada bonito. Depende de como você quer trabalhar.

Meu objetivo não é usar como protoboard e sim como protótipo final. Já tentei simular o roteamento, mas não dá pra fazer rotas finas, daí corro o risco de curto circuito. Quanto a fazer a corrosão... acreditas que aqui em minha cidade não tem peróxido de ferro? Além disso dá muito mais trabalho do que a perfboard, é claro que fica mais elegante, mas...

adicionado 2 minutos depois
2 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Nunca vi mais gordo. Mas se existir, é um programa nada ortodoxo. Afinal as placas padrão têm a proposta de dar liberdade ao projetista pra usar sua imaginação-técnica-conhecimento-arte-magia. Além claro da versatilidade e afins.

A propósito, tenho muitas pci's padrão destas. Valor quasi-simbólico pra você, caro membro do cdh

Concordo com a parte da magia, kkkkk. Em relação a comprar... que gosto tem? E a emoção de fazer a sua própria? Mas agradeço a disponibilidade.

• Membro VIP
Postado
46 minutos atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

não dá pra fazer rotas finas, daí corro o risco de curto circuito

De fato trilhas finas pra corroer pci made in home é um parto. E não seria bem "curto circuito" o problema. Tá mais pra trilha aberta. Mas (sempre tem um mas) depende da técnica-arte-magia-experiência de cada 1. P.ex. em 2006 (12 anos atrás) um amigo me mostrou um adaptador TQFP pra dip que ele fez em casa e parecia coisa de profissional. Trilhas ultramegahiperfinas. Algo como...

TQFP_100.jpg

pasmei...

Enfim...

Ah sim e a ideia não é te vender teu projeto pronto com pci, lista de material, preços, onde comprar componentes  e tudo o +. Simplesmente mencionei que tenho placas perfuradas - placa padrão - comigo a disposição. Acrescento: fibra de vidro, furo metalizado, acabamento enig. Num futuro não muito distante publico fotos e link no m.l.

• Curtir 1
Postado
18 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

De fato trilhas finas pra corroer pci made in home é um parto. E não seria bem "curto circuito" o problema. Tá mais pra trilha aberta. Mas (sempre tem um mas) depende da técnica-arte-magia-experiência de cada 1. P.ex. em 2006 (12 anos atrás) um amigo me mostrou um adaptador TQFP pra dip que ele fez em casa e parecia coisa de profissional. Trilhas ultramegahiperfinas. Algo como...

TQFP_100.jpg

pasmei...

Enfim...

Ah sim e a ideia não é te vender teu projeto pronto com pci, lista de material, preços, onde comprar componentes  e tudo o +. Simplesmente mencionei que tenho placas perfuradas - placa padrão - comigo a disposição. Acrescento: fibra de vidro, furo metalizado, acabamento enig. Num futuro não muito distante publico fotos e link no m.l.

Ah sim, ter onde comprar as placas é sempre muito bom, até as perfuradas são difíceis por aqui. Em relação a fazer pci com trilhas finas é coisa de ninja mesmo.

Postado
5 horas atrás, Luís Roberto C. da Silva disse:

Meu objetivo não é usar como protoboard e sim como protótipo final. Já tentei simular o roteamento, mas não dá pra fazer rotas finas, daí corro o risco de curto circuito. Quanto a fazer a corrosão... acreditas que aqui em minha cidade não tem peróxido de ferro? Além disso dá muito mais trabalho do que a perfboard, é claro que fica mais elegante, mas...

É muito fino as trilhas? O Máximo que já consegui fazer em casa é coisa de 1mm e quase corroeu d+ funcionou direitinho mais ficou meio *****... Enfim... Você não pode usar alguns fios de cobre sólido pra fazer jumpers pela plaquinha perfurada?

As vezes até as perninhas de alguns componentes servem para fazer isso... eu mesmo uso muito quando vou colocar nessas plaquinhas ai...

Fica +- conforme a imagem:

tm-board.jpg

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Carlos Zanon disse:

É muito fino as trilhas? O Máximo que já consegui fazer em casa é coisa de 1mm e quase corroeu d+ funcionou direitinho mais ficou meio *****... Enfim... Você não pode usar alguns fios de cobre sólido pra fazer jumpers pela plaquinha perfurada?

As vezes até as perninhas de alguns componentes servem para fazer isso... eu mesmo uso muito quando vou colocar nessas plaquinhas ai...

Fica +- conforme a imagem:

tm-board.jpg

Ah sim, é desse jeito mesmo que faço, mas pra traçar as melhores rotas é fogo, com um software especializado seria uma mão na roda, facilitaria demais as coisas, assim como facilita para as placas impressas.

• 1 ano depois...
Postado

Cara, eu estava procurando o mesmo que você e encontrei 2 programas, mas os dois são pagos. Um é instalável e o outro é on-line, mas, como nos dois casos as versões disponíveis são limitadas não tive como testa-los.

Segue abaixo os links caso você ainda esteja procurando.

https://www.te1.com.br/2009/10/download-lochmaster-3-0-circuitos-em-placa-padrão/

https://dcaclab.com/en/home

Se teve mais sorte que eu, por favor, mandenotícias pois também estou precisando.

Até mais....

• Curtir 1
Postado

@Isadora Ferraz

Há décadas tinha as placas perfuradas para wireup (?), mas não tenho mais.

Me passa uma MP se você realmente estiver vendendo essas plaquinhas e vamos rachar  o dim-dim do ML. Claro, se o valor de venda for interessante.

Eu faço minhas placas tanto com tonner como com tinta fotossensível, mas para pequenos circuitos, o tempo de trabalho às vezes não compensa. 

@Luís Roberto C. da Silva

Já que você quer usar essas tais plaquinhas. Uma sugestão.

Use um programa para fazer PCB. Coloque os componentes do seu jeito, coincidindo com a matriz de furos de sua placa. 

Use três ou quatro layers e mande rotear.

Você terá as ligações mostradas. Quando houver algum cruzamento de trilhas (claro que o roteador vai mostrar em mais de um layer), você coloca jumpers com fios encapados. Assim evita os curtos.

MOR_AL

• Curtir 1
  • Obrigado 1
  • Membro VIP
Postado

ok Moris. Vou tirar fotos e te envio mais informações...

@Luís Roberto C. da Silva  nem sempre ou quase nunca o sw escolhe a melhor rota a não ser que você o alimente com muitas e muitas informações portanto por muito e muito tempo. Como deve perceber, isso é bom para circuitos (geralmente digitais) extremamente complexos mesmo assim costuma-se (costumo) fazer na raça algumas conexões p.ex. as analógicas ou de rf.  Tal conhecimento te dá boa margem de vantagem neste mercado.

A ideia do Moris  @MOR é excelente. Tente configurar esta "camada jumper" com distância máxima ou fixa e em um só sentido. Alguns sw te dão controle à este nível e até menor. Por isso custam uma minifortuna. Mas lembre-se de novo, tem que ter tempo pra analisá-lo com "microscópio"...

Outra alternativa muito lôca é você prever a complexidade do layout e colocar resistor de 0R no esquema e pontos estratégicos. O auto route vai posicioná-lo pra você e claro você substitui por jumper.

São "magias" que podem ser aplicadas e adquiridas com o tempo. Já já você acha as suas...

Ah sim... passei  raiva com aquele link do dcalab. Demora a carregar e não faz nada no demo. É um demo do capeta mesmo!!!!👹😡

• Obrigado 2
Postado

Saudações.

A minha solução foi estudar mais como buscar manualmente as melhores rotas a partir de um esquema. Feito isso, desenho a placa no programa Diy Layout Creator (https://github.com/bancika/diy-layout-creator), que simula perfeitamente as placas perfuradas e a maioria dos componentes. Dai, imprimo e vou seguindo os layouts de frente ou por trás da placa. Mamão com açúcar.

• Amei 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...