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Interruptor com Luz - Polaridade


rhtsouza

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2 horas atrás, rhtsouza disse:

Ta difícil achar caixas de alumínio por um preço acessível... as de plástico são muito mais interessantes pro bolso

Aliás ta difícil de ACHAR caixa metálica nas dimensões que preciso.

adicionado 4 minutos depois

Pensei em jogar um cooler de 40x40mm logo de uma vez, mas a caixa deve ficar no chão, qualquer chuva repentina, qualquer líquido derramado próximo vai respingar lá dentro, sem falar no monte de poeira que vai acumular com o tempo. Uma caixa hermética seria muito melhor.

adicionado 9 minutos depois

A ideia de colocar uma placa dissipadora acima da caixa é legal tecnicamente, mas na prática teria que ser muito resistente ao transporte, teria que estar muito bem fixada, teria que ser de metal, cortada na dimensão certa e ainda parafusada à caixa com eixos para criar um vão... enfim rs vou ter que pensar mais nisso.

adicionado 22 minutos depois

A não ser que coloque o cooler e faça só alguns buracos pequenos na caixa, pra passagem do ar.

São várias as fontes de calor em potencial, o próprio sistema, o sol (que não bate só verticalmente) e o próprio chão.

 

Cooler 40x40mm com furações relativamente pequenas na caixa. Melhor solução, não acham?

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Fazendo ventilação em local empoeirado: O ventilador não precisa soprar para dentro, pode ser para fora (exaustão). Para a entrada de ar, faça vários furos numa face da caixa e filtre a face com uma placa de espuma (lava-louça). Lave a espuma de vez em quando. Em tempo: compressores de ar usam espuma como filtro.

Ainda acho um exagero sua preocupação, 3W não fazem tanto estrago assim.

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Exatamente o que estava pensando agora, se seria mais eficiente como ventilador ou exaustor. Sei que parece exagero, eu mesmo comecei a achar isso, mas já que estou pra trocar de caixa, que seja a solução mais certeira possível. Bacana a solução da espuma como filtro. Uma fatia bem fina. Ou uma tela mosquiteiro dobrada.

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Sobre a placa refletora de calor: Não entendo querer uma placa tão resistente se a caixa é de plástico. Até te sugeri umas peças de metal baratas já pensando no tipo de uso, mas preferiste complicar as coisas com essa caixa que diz ser delicada. Encontrado o material (que também pode ser plástico), pinte-o se necessário. Para a fixação com vão, 4 pequenos blocos de madeira e cola (ou parafuso) resolvem a questão.

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, rhtsouza disse:

Ou uma tela mosquiteiro dobrada.

Pode dobrar quantas vezes quiser que não segura pó.

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2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Pode dobrar quantas vezes quiser que não segura pó.

Segura sim! Já teve aqui em casa, ficava todo empoeirado e sem dobrar

adicionado 0 minutos depois

Também qq coisa é só tacar um ar comprimido de vez em quando.

adicionado 2 minutos depois

Pra tirar a poeira mais fina... melhor que derreter algo e criar um curto, afinal.

adicionado 10 minutos depois
11 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Não entendo querer uma placa tão resistente se a caixa é de plástico. Até te sugeri umas peças de metal baratas já pensando no tipo de uso, mas preferiste complicar as coisas com essa caixa que diz ser delicada.

Marrapaiz, não encontrei nenhuma caixa de metal com as dimensões adequadas. E mesmo as pequenas, que não servem, são muito mais caras que as de plástico.

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Nessa caixa metálica cabe tudo isso e mais um pouco. Custa R$30,00.

caixas-D_Q_NP_548625-MLB25469009598_0320

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-854040459-caixa-de-passagem-eletrica-metalica-sobrepor-25x25x10-cemar-_JM

Gastando um pouco mais, R$96,00 tem essa que mede 30cm x 30 cm x 20cm. Cabe tudo e ainda sobra muito espaço como estojo para seus acessórios.

wi-fi-D_Q_NP_627811-MLB20649177573_03201

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-753093118-caixa-quadro-painel-eletrico-de-comando-300x300x200-mm-_JM

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2 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Essa não comporta, precisa de 12cm de altura no mínimo. É preciso que a caixa fique deitada (para transporte) e a bateria de pé, dentro.

adicionado 3 minutos depois
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Gastando um pouco mais, R$96,00 tem essa que mede 30cm x 30 cm x 20cm. Cabe tudo e ainda sobra muito espaço como estojo para seus acessórios.

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Essa comporta, mas é grande demais pra transporte e também em face ao que preciso embutir, além de ser cara demais. Enfim, vou continuar procurando.. As medidas mais próximas do ideal seriam as daquela que postei da Kraus-Muller 234x174x143mm... Mas agradeço muito pelas indicações!

adicionado 13 minutos depois

Talvez encomendar sob medida a um serralheiro, mas qualquer furação adicional que precisar fazer ae já era. Sem falar que vão querer cobrar uma $

adicionado 19 minutos depois

Não estou pensando só nas questões técnicas ref ao kit. Também estou tendo que pensar em coisas como, por ex. o que vão fazer com o carrinho de mão pra colocar no bagageiro de um ônibus. Terá o ampli, o case com a guita, o kit, uma mala pequena com roupa. A bateria tem que ficar de pé, mas no bumba o carrinho de mão vai ter que ficar deitado, ainda por cima chacoalhando lá dentro. É complicado.

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Essa caixa tem apenas 10cm de altura, mas o vendedor é produtor. Vem com pintura epoxi a pó (coisa fina em se tratando de resistência). O vendedor é produtor delas, faz sob encomenda. Nas perguntas e respostas o orçamento de uma caixa de 155mm x 155mm x 155mm ficou por R$25,00.

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https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-707633490-caixa-metalica-para-fonte-e-circuito-eletrônico-_JM

 

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3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Essa caixa tem apenas 10cm de altura, mas o vendedor é produtor. Vem com pintura epoxi a pó (coisa fina em se tratando de resistência). O vendedor é produtor delas, faz sob encomenda. Nas perguntas e respostas o orçamento de uma caixa de 155mm x 155mm x 155mm ficou por R$25,00.

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Uia, aí sim! Aí é só colocar aquela mica que você citou, pra não ficar com o polo negativo na caixa toda, e já era! Aliás, quais as implicações da caixa ficar em negativo?

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A pintura epoxi é isolante elétrico. No caso da pintura lascar, o que não é fácil, só haveria algum problema se encostasse em alguma parte elétrica do som. Existem placas de feltro grosso que se coloca nos pés de cadeira para não riscar pisos de madeira. Colando esses feltros na base, além da proteção evitará que coloque a bateria de ponta cabeça pela fácil identificação da base. Quanto ao contato térmico, isola um pouco mas sempre ajuda.

adicionado 5 minutos depois

Note que a caixa é feita sob encomenda. Quando orçar, já peça com a furação para encaixe das tomadas de saída 9V, interruptor, led indicador de ligado (é frescura, mas a caixa é sua). No caso do interruptor, procure modelo de encaixe redondo, furo quadrado/retangular  é osso e encarece muito.

adicionado 9 minutos depois

Ainda no orçamento, negocie a colocação interna de 2 cantoneiras formando um estojo para a bateria.

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1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

A pintura epoxi é isolante elétrico. No caso da pintura lascar, o que não é fácil, só haveria algum problema se encostasse em alguma parte elétrica do som. Existem placas de feltro grosso que se coloca nos pés de cadeira para não riscar pisos de madeira. Colando esses feltros na base, além da proteção evitará que coloque a bateria de ponta cabeça pela fácil identificação da base. Quanto ao contato térmico, isola um pouco mas sempre ajuda.

adicionado 5 minutos depois

Note que a caixa é feita sob encomenda. Quando orçar, já peça com a furação para encaixe das tomadas de saída 9V, interruptor, led indicador de ligado (é frescura, mas a caixa é sua). No caso do interruptor, procure modelo de encaixe redondo, furo quadrado/retangular  é osso e encarece muito.

adicionado 9 minutos depois

Ainda no orçamento, negocie a colocação interna de 2 cantoneiras formando um estojo para a bateria.

Bacana demais. Certeza, aliás já estou medindo aqui. Não sei se é frescura como você fala porque se for colocar o cooler, então o interruptor vai servir para ligar/desligar a ventoinha. Aproveitando a viagem da semana passada, inclusive, já comprei o cooler, um interruptor com led 3v daqueles de apertar (não sei o nome), bem como o resistor pra não queimar o led. Vou mandar um desenho técnico e ver quanto fica a caixa.

 

Talvez digam que não precisa do cooler, ainda mais com a caixa metálica que funciona como dissipador.... Mas tem o chão e o sol, se funciona como dissipador também deve funcionar como absorvente/retentor de calor. Ainda assim acham exagero colocar a ventoinha? Metal exposto muito tempo ao sol queima! A quanto chegaria a caixa sem ventilação? Até porque agora estou pensando em colocar 6 saídas, já que os pedais não gastam quase nada.

 

Se for exagero, ainda melhor. Dispenso o interruptor e a ventoinha. Pra mim tanto faz se acende ou apaga o led kk.

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O regulador aguenta os 125ºC e os outros componentes devem aguentar pelo menos isso, imagino. No mínimo 100ºC guenta. A caixa sempre vai se reequilibrar rapidamente com a temperatura ambiente, mesmo que esta seja aumentada pelo solo concretado e o sol. O sistema, no maior calor possível (e olha que metal exposto ao sol queima), não vai chegar a derreter algum componente, não?

adicionado 8 minutos depois

Esses conectores P4 não parecem lá grande coisa.

 

Há pouco tempo comprei uns adaptadores RCA > P10 e o plástico que envolvia o pugue simplesmente se esfacelou como se fosse vidro temperado. E olha que comprei em uma das maiores lojas de equipamentos musicais da região (RMC).

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1 hora atrás, rhtsouza disse:

O regulador aguenta os 125ºC e os outros componentes devem aguentar pelo menos isso, imagino. No mínimo 100ºC guenta

Mas nem ao meio dia no deserto do Saara algum componente vai chegar a uma temperatura dessa. 

Um regulador desse pra aquecer a esse ponto só se passar de 1 Ampére sem dissipador. 

1 hora atrás, rhtsouza disse:

O sistema, no maior calor possível (e olha que metal exposto ao sol queima), não vai chegar a derreter algum componente, não? 

Não. Eles aguentam a caloria do ferro de solda que é mais de 350ºC em um tempo até razoável. 

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Acabo de realizar o 1o teste. Montei o circuito na caixa plástica que já tinha, mesmo. Abaixei um pouco os pinos da bateria com um alicate e agora seus pinos ficam encostados na tampa da caixa, mas ela fecha. Medi as saídas e estava dando uns 9,86v sem carga de saída.

 

Então liguei somente o ampli e funcionou nos modos de amplificação mais "leves". Quando coloquei em um modo que é o meio termo (nem distorcido/overdrive nem limpo/clean) também funcionou, mas quando coloquei um pouco mais de força na pegada da guitarra, o ampli engasgou e desligou.

 

As medições:

A bateria está com 12,06.

Depois medi direto nas hastes do capacitor e acontece o seguinte, em uma polaridade mede 8,76v e na outra mede -8,73v. Isso com o ampli ligado mas sem tocar. Tocando, e principalmente quando forço um pouco mais a pegada, eu já não sei pois não tenho como segurar o multímetro e tocar ao mesmo tempo (pelo menos não agora). Mas o que me parece é que quando o ampli puxa uma carga maior o sistema não aguenta e baixa demais a tensão, fazendo com que ele desligue.

 

O papel do capacitor não é justamente o de prover a carga pontual quando é solicitada? Seria o caso de integrar um capacitor melhor?

 

Uma confirmação, este capacitor que me venderam e mostrei a vocês não tem polaridade, mesmo, certo?

 

--

 

Não sou da área mas vou especular: a necessidade de certo tipo de carga teria alguma relação com as baterias de carro, que possuem um poder maior de "arranque"? Relacionei isso com a pegada mais forte na guitarra demandando maior carga pontual.

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Me lembrei do adaptador ac onde está escrito 9V 2A 18W... deve estar relacionado a isto, apesar de ser 9V e também funcionar a pilhas 6AA. Deve puxar 18W das pilhas também. Então precisarei de reguladores de 2A, não de apenas 1A como falamos??

adicionado 18 minutos depois

Ou então está subindo a tensão nos momentos de pico por só ter 1A, uma vez que precisa de 2A (18W)??

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Vamos por partes:

- Os acessórios que está ligando nessa caixa de 9V não fornecem potência, apenas criam o efeito desejado. Quando faz uma pegada mais forte, para o acessório isso significa apenas uma tensão maior na entrada do acessório (pedal) e consequente tensão maior na saída que vai para o amplificador, mas sem aumento de consumo de corrente. Quem sente a potência é o amplificador que está ligado nos falantes. Espero sinceramente que o amplificador não esteja sendo alimentado pela caixinha. Por falar nisso, quem está alimentando o amplificador de potência ou caixa amplificada?

- Sua bateria pode estar sem carga. Mesmo descarregada, quando está sem consumo consegue apresentar os 12V, mas cai rapidinho quando o consumo aparece. Faz o seguinte: dá um jeito de espetar as pontas do multímetro na bateria e monitora a tensão dela enquanto toca.

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7 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Espero sinceramente que o amplificador não esteja sendo alimentado pela caixinha. Por falar nisso, quem está alimentando o amplificador de potência ou caixa amplificada?

Claro que sim! O único objetivo do kit é alimentar o amplificador e o pedal. Não entendi porque parece surpreso, uma vez que, como falei anteriormente, o amplificador tem duas formas de alimentação de fábrica, o adapatador ac OU 6 pilhas AA. Ou seja, a bateria de 12v (+sistema) substituindo as 6 pilhas comuns. Porque isso parece inconcebível?

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Complementando.. é inconcebível do ponto de vista técnico, eficácia, eficiência térmica e alguns etc. Mas sem  problema pessoal claro. Só técnico mesmo. Afinal, estamos aprendendo a nos lidar.:P

 

De fato esta informação é nova. Neste caso deves alimentar o amplificador direto da bateria e apenas seu monstrinho com os 9V. Atenção ao ponto comum entre os 2 que deve ser o (-) da bateria/gnd/terra/chassi

Claro.. bateria deve ser boa, com potência coerente e devidamente carregada

abç
 

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Ah... o amplificador opera a 9V. Tensão + ingrata pra portáteis de potência. Ao confirmar isso, isso muda as coisas 1 pouco. Mas de fato percebo agora que havia algo estranho... Queria usar bateria num sistema ou projeto onde amplificador estaria na rede ac... Isso sim é quase 1/2 inconcebível...

 

Serjão @Sérgio Lembo 12V 7Ah até que dá um sonzinho nada mal. E vai que o amplificador dele é classe D? Se com volume humanamente aceitável pode durar horas.

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@Isadora Ferraz , em 60 anos nunca vi um guitarrista tocar com volume baixo. Pelo que entendi será usado em meio externo (praça, praia, rua). Pra competir com barulho de carro e pessoas falando, vai rasgar no volume. De forma bem econômica, uns 20Wrms de som (provavelmente mais). Com classe D que gasta pouco, uns 25W de consumo nos picos. 30% do Ah de uma bateria nunca é pouco, sempre reflete na tensão.

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1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Complementando.. é inconcebível do ponto de vista técnico, eficácia, eficiência térmica e alguns etc.

Claro que não! Pessoal, desde o início (depois da coisa do interruptor rs) coloquei que o kit deveria alimentar dois equipas de 9V, estivemos falando disto até agora neste post, realmente não entendo como isso pode estar parecendo novidade.

adicionado 1 minuto depois
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Qual o consumo desse amplificador? Amplificador de potência costuma consumir muito, dependendo do consumo a bateria arreia na hora mesmo estando carregada. Outra pergunta: o amplificador está pendurado nos 9V ou nos 12V da bateria?

195 mA max. Ligado nos 9v é claro, por isso as perguntas sobre reguladores.

adicionado 3 minutos depois
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

@Isadora Ferraz , 12V x 7Ah. O cara tá querendo tirar leite de pedra.

ha ha ha cara você ta muito lisérgico! Só estou tentando substituir míseras 6 pilhas AA por um sistema com bateria recarregável 12v. Somente para não gastar tanto com pilhas à médio/longo prazo! Qual parte não entenderam?!!

adicionado 6 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Ah... o amplificador opera a 9V. Tensão + ingrata pra portáteis de potência. Ao confirmar isso, isso muda as coisas 1 pouco. Mas de fato percebo agora que havia algo estranho... Queria usar bateria num sistema ou projeto onde amplificador estaria na rede ac... Isso sim é quase 1/2 inconcebível...

Nada disso! O ampli tem duas opções de alimentação, como já disse:

1: adapatador ac/dc

OU

2. 6 pilhas AA (que são DC)

adicionado 11 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Serjão @Sérgio Lembo 12V 7Ah até que dá um sonzinho nada mal. E vai que o amplificador dele é classe D? Se com volume humanamente aceitável pode durar horas.

Não sei o que significa classe D. O ampli é simplesmente o mais indicado sistema de amplificação portátil do mercado mundial. E sim! Os japas fizeram milagre porque ele é estéreo, tem 4 falantes e ainda funciona com 6 pilhas AA. Faz muito som.

 

https://www.roland.com/global/products/micro_cube_rx/specifications/

 

image.thumb.png.060d9e7401bfb08a9c343893c519fc2a.png

adicionado 23 minutos depois
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Pelo que entendi será usado em meio externo (praça, praia, rua). Pra competir com barulho de carro e pessoas falando, vai rasgar no volume.

Sim, para tocar outdoor como observou. Mas não vou precisar de tanto volume assim, aliás nem posso, pois existem leis que regulamentam a profissão do artista de rua, e uma das coisas é a limitação de volume (não lembro agora quantos decibéis, mas há). Também nem precisa de muito volume. Um show em uma casa noturna tem muito mais volume que artistas que se apresentam na rua, em geral.

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Tinha lido sobre o microcube na descrição mas só agora sei que ele é o seu amplificador. No site da Roland diz ter 2,5W + 2,5W. Supondo ser a potência RMS, quando pegar pesado no som vai chegar em 1A de pico. Esse modelo de regulador possui proteção contra sobrecarga.  Supondo que os controles sejam, microprocessados, se houver queda de tensão, mesmo que curta, o aparelho dá uma travada até que o microprocessador se recupere. Os 200mA que falou x 9V = 1,8W, deve ser o consumo com a guitarra calada. O fato é que o regulador está no limite. Dá para trabalhar com a bateria + regulador de 9V, mas não será com esse que já vem pronto. Os 4 que montou serão sempre bons para os pedais e outras coisas que não tenham potência.

Tb dá para aproveitar o que já está aí com uma pequena modificação. Vamos colocar uma pequena resistência na saida de 2 reguladores e juntar as saídas. As resistências forçarão a divisão da corrente nos reguladores e a proteção de corrente não será mais disparada pelo micro cube. A variação de tensão na saida dos 9V decorrentes das resistências serão compatíveis com a variação de tensão que se tem nas pilhas quando é exigida corrente.

Sem título.png

adicionado 2 minutos depois

Esqueci de editar o valor da bateria para 12V, coisa a toa.

adicionado 8 minutos depois

Minhas considerações supõem que a fiação que vai da bateria para o circuito esteja firme assim como a fiação que vai para o conector. Mau contato tb pode ocasionar esse problema.

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