Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Interruptor com Luz - Polaridade


rhtsouza

Posts recomendados

Está escrito 125/250v... pelo jeito me venderam errado... era pra estar escrito 9/12v?

 

 

adicionado 2 minutos depois

@Tito Fisher obrigado... mas ainda tenho uma dúvida: o negativo vai no pino da esquerda e o positivo entra no pino do meio e "sai" pelo pino da direita, é isso mesmo?

 

4 horas atrás, Tito Fisher disse:

Ola.

Veja isso

 

 

swithlumen2.png

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A tensão que vem escrita nos interruptores indica o máximo que pode ser aplicado para que funcione de forma segura. Não há problema algum em utilizar um valor muito abaixo. Também costuma indicar a corrente (amperes) que o dispositivo suporta. Se for usado com corrente superior corre o risco de derreter mesmo que a tensão seja baixa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Mestre88 disse:

Se for led sim, vai funcionar com 12V. 

Outras chaves possuem lâmpada neon, aí é 110/220V. 

Faça um teste com uma bateria de 9 ou 12V pra ver se acende. 

No botão não tem nada escrito? 

Olá Mestre88 , agradeço pela atenção.

 

Estou montando um kit simples que contém:

 

1 bat Unipowwer 12v 7A

1 conversor 9v

4 entradas P4 9v

 

Como não sou da área tenho várias dúvidas, mas sei que são coisas simples para vocês.. Tenho uma lista com umas 15 perguntas, Alguém poderia me ajudar com uma consultoria online? Creio que vá gastar uns 15 ou 20 min pra responder a estas dúvidas... deposito R$20 sei que não é muito mas é o que ta tendo rs ... alguém poderia me ajudar com isso?

 

Seguem as perguntas:

 

Aparelhos 9v que preciso ligar no kit:

1) Boss RC-30 (https://www.boss.info/br/products/rc-30/specifications/)
2) Roland Micro Cube RX (https://www.roland.com/global/products/micro_cube_rx/specifications/)

.
- A tal corrente inicial maxima de 1,4A especificada na bateria pode influenciar no funcionamento?

- As polaridades dos plugues P4 estão invertidas: DEVE SER NEGATIVO NO CENTRO E POSITIVO POR FORA. Certo?

- Certificar sobre quais são os pinos positivo e negativo do P4 femea

- Descobrir quais são os pinos positivo, negativo e chaveamento do interruptor que comprei

- Se no site da boss diz que o consumo do micro cube rx é de 195mA , porque no adapatador AC aparece 2000mA? O que a corrente tem a ver com o consumo?

- A questão 50 - 60 Hz influencia alguma coisa no kit? Preciso fazer algo quanto a isso?

- Qual a função daquele componente ovalado que fica no meio do cabo do BOSS PSA?

- Arrumar um cooler de 4cm (ideal) no máx 5cm

- Trocar o conversor Spike por um YEP 9v 20A. Compensa?

- Colocar um interruptor para o cooler pois gasta muito

- E aquele 3o pino do conector P4? Não precisa usar? Para que serve?

- Calcular horas de uso com bateria carregada em função do consumo dos dois aparelhos (deixar a fórmula descrita)

- A espessura da fiação está ok perante a corrente necessária?

- A corrente do conversor 9v não precisa ser igual ou menor que a corrente da bateria?

- A bateria de 12v é de 7A e o carregador é de 900mA. Isso pode danificar algum dos dois?
 

FOTOS:

 

bateria_Unipower_12v_7A.thumb.jpg.af68ead26574061c4b995c03698cdd17.jpg5a638bfa5aa42_BossPSA-230ESPowerSupply.thumb.jpg.699f01d5222ac34e1655a80971323705.jpgboss-psa-230p-psa-120p-589435.thumb.jpg.5fbd01d0c307955254ca0e6fcd302a6b.jpgcarregador_bateria.thumb.jpg.a5475d5089faf1cef7404bf68ffcd936.jpgconversor_9v_2000mA.thumb.jpg.aaf276c61071717c758b60432f098231.jpgequipa9v_1.thumb.jpg.0cdb6eee0ea1920d37def8d41b625f8d.jpgIMG_20180116_165458637.thumb.jpg.acfad9255027176b8992944582fd6825.jpgIMG_20180116_170105243.thumb.jpg.8596bb4c962b4a8b2dc6d086310636dc.jpgIMG_20180116_170134009.thumb.jpg.3e8e16f70d2606b0f95491e5056533e5.jpgIMG_20180116_170203880.thumb.jpg.1c3fc987a4e68d6c9dadb0ea77c9dfb2.jpginterruptor.png.ed3cd505de60b5aa6160c8ebc1392cb2.pngP4_femea.png.f347c2040c2f1e5fdb569ed6fd811fad.pngsaidas_9v.thumb.jpg.8bb8ea696cea8972b72e66a73acf458d.jpgsaidas_12v.thumb.jpg.b82de0e6de7add149cf31558c9da1bec.jpgUP1270E-1.jpg.635d6f5a9120d8cbbfd422f3b61ea60b.jpg

 

 

adicionado 3 minutos depois
23 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

A tensão que vem escrita nos interruptores indica o máximo que pode ser aplicado para que funcione de forma segura. Não há problema algum em utilizar um valor muito abaixo. Também costuma indicar a corrente (amperes) que o dispositivo suporta. Se for usado com corrente superior corre o risco de derreter mesmo que a tensão seja baixa.

 

Mas não dizem que a corrente pode exceder o quanto quiser que o equipamento só vai puxar o que precisar? Desde que a tensão não supere a especificação... não é isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tensão (tensão) e corrente (ampere) é que nem macho e fêmea: são diferentes e estão sempre juntos. Vamos ao beabá:

Nas escolas se costuma fazer uma analogia com a água, onde a tensão é a altura da caixa dágua, pois quanto mais alta maior é a pressão (tensão) que se tem no encanamento. Já a corrente é a correnteza (corrente) de água que vai ter se deixar a torneira aberta em litros por segundo (ampere). Caso feche um pouco a torneira, vai haver uma resistência ao escoamento da água e a corrente diminui.

No caso de um interruptor elétrico, se trabalhar com tensão acima tem-se os riscos de provocar choque no usuário e dos contatos não interromperem corretamente o circuito quando necessário, ficando um arco voltaico entre eles, em especial quando a carga é indutiva. Não é uma indicação mandatária de que o dispositivo tem que trabalhar naquele valor, apenas um limite a ser respeitado.

Quanto a corrente, entenda que todo e qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico aquece quando submetido a uma corrente. O valor indicado não é mandatário, é um limite, pode ser usado em valor menor. Respeitar o limite é evitar aquecimento excessivo, incêndio e outros danos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
50 minutos atrás, rhtsouza disse:

Aparelhos 9v que preciso ligar no kit:

1) Boss RC-30 (https://www.boss.info/br/products/rc-30/specifications/)
2) Roland Micro Cube RX (https://www.roland.com/global/products/micro_cube_rx/specifications/)

Amigo se for só este o desafio,penso que está fazendo tempestade em copo dágua. Basta-lhe um 7809 (ou 08) pra cada aparelho e nem precisa ficar 20,00 mais pobre

 

Falando em

5 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

macho e fêmea

percebo isso...

boss-psa-230p-psa-120p-589435.jpg

uma rara fonte cuja polaridade do plug é invertida. Por gentileza ... prestenção

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

uma rara fonte cuja polaridade do plug é invertida.

O problema é que por ser tão comum o negativo no polo externo até mesmo os mais experientes se distraem e quebram a cara com uma fonte dessas. Eu mesmo raramente confiro a pinagem. Talvez fosse o caso de normalizarem isso.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

O problema é que por ser tão comum o negativo no polo externo até mesmo os mais experientes se distraem e quebram a cara com uma fonte dessas. Eu mesmo raramente confiro a pinagem. Talvez fosse o caso de normalizarem isso.

 

Pois é, como eu não sou da área estou tomando cuidado. Mas descobri que a grande maioria de equipamentos musicais (pedais, principalmente) seguem este padrão de polaridade invertida, mesmo.

adicionado 6 minutos depois
1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Tensão (tensão) e corrente (ampere) é que nem macho e fêmea: são diferentes e estão sempre juntos. Vamos ao beabá:

Nas escolas se costuma fazer uma analogia com a água, onde a tensão é a altura da caixa dágua, pois quanto mais alta maior é a pressão (tensão) que se tem no encanamento. Já a corrente é a correnteza (corrente) de água que vai ter se deixar a torneira aberta em litros por segundo (ampere). Caso feche um pouco a torneira, vai haver uma resistência ao escoamento da água e a corrente diminui.

No caso de um interruptor elétrico, se trabalhar com tensão acima tem-se os riscos de provocar choque no usuário e dos contatos não interromperem corretamente o circuito quando necessário, ficando um arco voltaico entre eles, em especial quando a carga é indutiva. Não é uma indicação mandatária de que o dispositivo tem que trabalhar naquele valor, apenas um limite a ser respeitado.

Quanto a corrente, entenda que todo e qualquer dispositivo elétrico ou eletrônico aquece quando submetido a uma corrente. O valor indicado não é mandatário, é um limite, pode ser usado em valor menor. Respeitar o limite é evitar aquecimento excessivo, incêndio e outros danos.

 

Acho que entendi, Sérgio. Valeu pela explicação! Mas existe um regulador de corrente, assim como existem os reguladores de tensão? Ainda neste sentido, uma das minhas dúvidas principais é quanto ao Micro Cube RX:

 

Se no site da Boss diz que o consumo do micro cube rx é de 195mA MÀX , porque no adapatador AC aparece 2000mA? Ou seja, neste caso, eu preciso disponibilizar 195 mA ou 2000mA? Isto eu não estou entendendo de forma alguma.

adicionado 11 minutos depois
1 hora atrás, Isadora Ferraz disse:

Amigo se for só este o desafio,penso que está fazendo tempestade em copo dágua. Basta-lhe um 7809 (ou 08) pra cada aparelho e nem precisa ficar 20,00 mais pobre

 

Falando em

percebo isso...

boss-psa-230p-psa-120p-589435.jpg

uma rara fonte cuja polaridade do plug é invertida. Por gentileza ... prestenção

 

Pois é, Isadora Ferraz, mas não sou da área e não quero correr risco de queimar nada. Sem contar que os técnicos em eletrônica da minha região cada um fala uma coisa, então estou realmente encafifado, precisando de uma consultoria certeira.

 

Este lm7809 que mencionou entrega os 9v com precisão e estabilidade? Pois vi alguns que não cumprem isso, e os equipamentos da roland/boss parecem ser meio sensíveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, rhtsouza disse:

Mas existe um regulador de corrente, assim como existem os reguladores de tensão?

Sim, existe. 

Só que são mais raros e complicados de montar. 

Eles estão tendo bastante destaque agora com as lâmpadas led, pois os leds precisam de corrente fixa. 

Um outro uso para esse tipo de regulador é na carga de alguns tipos de baterias. 

Quanto aos seus equipamentos basta a tensão ser estável, como já foi dito cada equipamento vai consumir a corrente que precisa. 

1 hora atrás, rhtsouza disse:

Este lm7809 que mencionou entrega os 9v com precisão e estabilidade?

Sim. Mas depende de alguns fatores pra que ele funcione bem, acho que por isso gerou dúvida. 

Esses reguladores precisam de um bom arrefecimento, isto é, um bom dissipador de calor. 

A corrente máxima deles é de 1A, se usar a metade (no caso 500mA) ou menos eles funcionam melhor. 

Tensão de entrada próxima da de saída também ajuda, no seu caso entra 12V e sai 9V é um valor bem próximo. 

Então você tem todos os requisitos pra usar este componente sem nenhum problema. 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se usar uma fonte de 2000mA num equipamento de 195mA significa apenas que estará com 90% da fonte ociosa. É o mesmo que transportar uma pizza com uso de caminhão. Não vai estragar o caminhão e nem a pizza.

Quanto ao uso de um 7809 para adequar a tensão aos 9V é uma excelente escolha nesse baixo consumo. Deverá ter uma boa filtragem dos ruidos de fonte chaveada, possuem uma excelente precisão para o seu uso, custam apenas R$1,00 (se pechinchar sai por menos). Apenas coloque um capacitor de filme de 100nF na saída para melhorar a performance

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rhtsouza disse:

Se no site da Boss diz que o consumo do micro cube rx é de 195mA MÀX , porque no adapatador AC aparece 2000mA? Ou seja, neste caso, eu preciso disponibilizar 195 mA ou 2000mA? Isto eu não estou entendendo de forma alguma.

O adaptador é este da foto? 

Se for ele é de 200mA. 

Se não for é como o @Sérgio Lembo acabou de dizer acima. Tem outra coisa, as fontes de 2A se tornaram baratas por ser "pau pra toda obra", então colocam elas em tudo hoje em dia. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 minutos atrás, Mestre88 disse:

Sim, existe. 

Só que são mais raros e complicados de montar. 

Eles estão tendo bastante destaque agora com as lâmpadas led, pois os leds precisam de corrente fixa. 

Um outro uso para esse tipo de regulador é na carga de alguns tipos de baterias. 

Quanto aos seus equipamentos basta a tensão ser estável, como já foi dito cada equipamento vai consumir a corrente que precisa. 

Sim. Mas depende de alguns fatores pra que ele funcione bem, acho que por isso gerou dúvida. 

Esses reguladores precisam de um bom arrefecimento, isto é, um bom dissipador de calor. 

A corrente máxima deles é de 1A, se usar a metade (no caso 500mA) ou menos eles funcionam melhor. 

Tensão de entrada próxima da de saída também ajuda, no seu caso entra 12V e sai 9V é um valor bem próximo. 

Então você tem todos os requisitos pra usar este componente sem nenhum problema. 

 

Legal, Mestre88. Agora, se o conversor tem corrente de apenas 1A, ele vai funcionar para o equipamento cujo adaptador AC indica 2A 18W?

adicionado 2 minutos depois
11 minutos atrás, Mestre88 disse:

O adaptador é este da foto? 

Se for ele é de 200mA. 

Se não for é como o @Sérgio Lembo acabou de dizer acima. Tem outra coisa, as fontes de 2A se tornaram baratas por ser "pau pra toda obra", então colocam elas em tudo hoje em dia. 

 

Sim, é este da foto. você está dizendo que ele é de 200mA mas na caixa está escrito 2000mA.... isso acontece por este dispositivo ser tão comum que eles montam um equipa que precisa de somente de 195mA MÀX com um adaptador que fornece 2000mA, é isso mesmo ou entendi errado amigo? Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem de termina a corrente e a potência consumida é a carga. No seu caso:

- O aparelho consome 9V x 195mA.

- O regulador de 9V suporta até 1A na saída e acrescenta 6mA de consumo próprio de funcionamento. O aquecimento dele será ((12V - 9V)  x 195mA )+ (12V x 6mA) = 657mW. Se for um TO220 o aquecimento é de uns 65ºC/W sem uso de dissipador, isto é, vai aquecer 43ºC acima da temperatura ambiente (uns 70ºC). É de queimar o dedo, mas não se assuste, o treco aguenta uns 125ºC.

- A fonte estará fornecendo 12V com 201mA de consumo (195mA + 6mA). O produto disso dá 2,4W. Ainda sobra 15W para acender umas fitinhas de led ou ligar outra coisa na fonte.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Quem de termina a corrente e a potência consumida é a carga. No seu caso:

- O aparelho consome 9V x 195mA.

- O regulador de 9V suporta até 1A na saída e acrescenta 6mA de consumo próprio de funcionamento. O aquecimento dele será (12V - 9V)  x (195mA + 6mA) = 603mW. Se for um TO220 o aquecimento é de uns 65ºC/W sem uso de dissipador, isto é, vai aquecer 40ºC acima da temperatura ambiente (quase 70ºC). É de queimar o dedo, mas não se assuste, o treco aguenta uns 125ºC.

- A fonte estará fornecendo 12V com 201mA de consumo (195mA + 6mA). O produto disso dá 2,4W. Ainda sobra 15W para acender umas fitinhas de led ou ligar outra coisa na fonte.

 

 

Massa, Sérgio. Então o mais indicado seria usar um daqueles 7809 pra cada uma das entradas P4 (acoplei 4 delas na caixa) sem correr o risco de derreter, sendo a corrente não muito maior que o consumo (1 pra 5 ou 195mA para 1000mA)... é isso mesmo ou tem uma forma melhor? Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mesmo sendo um desperdício da capacidade de potência, por ser barato a sua ideia é excelente por vários motivos:

- Passa a ter a capacidade de até 1A em cada saída desde que a soma das 4 saídas não supere 1,5A (capacidade da atual fonte de 18W) Caso um dia precise de mais potência, bastará substituir a fonte de 18W por uma mais parruda.

- Se um aparelho for pro saco e levar o regulador junto (é difícil, possuem proteção interna contra sobrecarga) os outros 3 estão preservados.

- Simplifica a questão da dissipação de calor dos reguladores já que o esforço estará dividido por 4.

- Não se esqueça de colocar o capacitor de filme de 100nF entre os 9V do regulador e o negativo (1 em cada um dos 4). São importantes para evitar ruídos no seu som.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, rhtsouza disse:

Sim, é este da foto. você está dizendo que ele é de 200mA mas na caixa está escrito 2000mA.... isso acontece por este dispositivo ser tão comum que eles montam um equipa que precisa de somente de 195mA MÀX com um adaptador que fornece 2000mA, é isso mesmo ou entendi errado amigo?

Agora que percebi que postou 3 fontes diferentes, eu tava falando da que tem a plaquinha vermelha. Ela é de 200mA. A outra sim é 9V/2A. 

Sim é isso mesmo, as fontes de 2A são as mais comuns por isso são mais baratas. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

35 minutos atrás, ilovepic disse:

Mas os reguladores convêm sempre levar um heat sink, certo?

Vai um link de exemplo: https://www.ebay.com/itm/7809-Voltage-Regulator-3-Terminal-Tab-TO-220-Style-Case-9V-DC-1A-w-Heat-Sink-/322061434975?_ul=SV

Nesse caso o amigo @rhtsouza pode usar um grande para todos eles, pois a potência é baixa e terão o terra em comum, então nem precisa isolar. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

48 minutos atrás, ilovepic disse:

Mas os reguladores convêm sempre levar um heat sink, certo?

@ilovepic , isso é discutível, sempre vale a pena verificar a aplicação Se pretende ter saída de até 1A, vai precisar de dissipador neste uso, pois 1A x 3V de dropout x 65ºC/W = 195ºC de elevação de temperatura. Se pretende usar um máximo de até 300mA (195mA nesse tópico), em 300mA o aumento de temperatura será de 60ºC, queima o dedo mas não danifica, aguenta 125ºC. Não há necessidade de termos pena do componente, é silício, não é galinha.

 

 

 

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!