Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ligação direta sem chave seletora


Ir à solução Resolvido por Sérgio Lembo,

Posts recomendados

Olá a todos. Eu estou com um aparelho eletrônico com defeito, uma estufa elétrica da marca Delta, que se usa em salões de beleza. Eu já identifiquei que o defeito é na chave seletora 110/220. Ela estava queimada, então fiz o teste de fazer uma ligação direta de seus polos para ver se funcionava e funcionou. O problema é que já rodei minha cidade e não encontrei a chave para substituição. Então a minha dúvida é se eu poderia deixar a chave seletora de fora do circuito e usar assim mesmo, com uma ligação fora da chave seletora. Ou se isso acarretaria algum risco para o aparelho. Aqui na minha região as tomadas são de 127v.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

as vezes se o aparelho por exemplo for um ferro eletrico ou um secador poder causar um danos nas tomandas que sempre o utiliza .... pois isto que tu faz causa um faiscamento nos contatos da tomada . 

adicionado 1 minuto depois

mais creio se for um de baixa potencia tipo 500w pra baixo vai demorar ate a tomada ficar com os polos pretim .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O aparelho tem a potência de 450W. Eu achei a chave na internet depois de procurar bastante, mas como o aparelho funcionou sem a chave, eu pensei que eu poderia deixar assim mesmo. Mas se eu deixar assim, ele vai funcionar abaixo da potência? Qual seria o problema de usá-lo sem a chave seletora? Como eu disse aqui na minha cidade não tem tomada 220v, apenas 127v. Então eu pensei em deixar assim mesmo, mas eu queria saber se existe risco de queimar se eu utilizar dessa forma, pois estou fazendo esse conserto pra outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução

A única função da chave seletora é ter dar o conforto de poder trabalhar nas 2 tensões e a praticidade do fabricante de atender os 2 mercados com uma única versão do produto. Se para ti a função de 220V não vai fazer falta, pode deixar na ligação direta sem problema algum. Apenas faça bem as emendas e isole bem.

adicionado 6 minutos depois

Demorei um pouco para perceber que o aparelho é de terceiro. Pergunte se aceita o conserto para trabalhar apenas em 127V ou se aceita pagar um pouco mais caro para ter de volta os 220V que nunca usa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!