Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Bordado com circuito de leds


diana_diana

Posts recomendados

Boa Noite!
Quero criar um circuito com  leds para fazer bordados como este (logo abaixo).

Neste tutorial:
https://learn.sparkfun.com/tutorials/twinkle-zodiac-constellation
É ensinado a fazer com lilypad e linha condutiva, mas queria utilizar apenas leds e resistores.

 

Quero utilizar led difuso azul de 3mm
Para este led achei as seguintes especificações:
Tensão: 2V
Corrente: 20mA 

Fiquei confusa sobre como posso fazer o circuito. Utilizo sequências de 3 ou 4 leds em séries para depois fazer um circuito em paralelo?

Vou utilizar uma chave alavanca que será colocada atrás do bordado, mas estou em dúvida sobre qual bateria posso utilizar.

 

Muito obrigada e agradeço as sugestões!

ee280bd04eeacefa86e724900008cf3e.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esses leds emitem uma luz e tanto. Se for um desenho de 12 leds como sugerido na foto talvez fique incômodo tanta luz. Se usar uma bateria de 9V, sequências de 3 leds em série + resistor => 150R é o que recomendo, tantas sequências em paralelo quanto necessárias ao desenho. Até dá para usar 4 leds em série mas terá o problema de uma queda acentuada de brilho quando a tensão da bateria começar a cair. Antes de falarmos do dimensionamento das baterias, nos diga quantos leds vai usar nesse bordado e por quantas horas pretende que a bateria aguente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigada @Sérgio Lembo !

Disse led difuso de  3mm pois achei essa informação em outro site, mas não sabia que as luzes dele poderiam ser incômodas, você indica outro led?

Quero utilizar  12 leds mesmo. Não vou usar este bordado como luminária mas sim como item de decoração , então gostaria que a bateria aguentasse  1h (falo esta duração, mas não sei nada sobre quanto tempo uma bateria possa durar!)

 

Obrigada!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Se usar uma bateria de 9V, sequências de 3 leds em série + resistor => 150R é o que recomendo 

Dependendo do led 150R pode ser muito pouco, já acendi leds desse tipo com um resistor de 47k e 5V e tinha brilho suficiente pra vê-lo aceso de dia. A noite até clareia. 

O bom é que desse jeito a bateria dura bastante. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É possível se fazer um teste. Se monta o circuito pensando em 9V mas se usa uma fonte de 12V, deve ter alguma encostada em casa. Nessa de 12V se monta um circuito simples e barato que te permita variar a luminosidade e determinar a melhor estética. Só então faremos o dimensionamento das baterias baseado no consumo determinado pela experiência. Vai dar um pouco de trabalho mas estamos falando de coisa simples. Vai precisar de um ferro de solda, de um multímetro (a partir de R$20,00) e de alguns componentes que não passam de R$10,00.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ois.

Projeto bem bacana...

Eu (eu) com meus princípios minimalistas iria de @Mestre88 e economizaria o trabalho e 20 conto. Algo como compre (ou retire de algum produto eletrônico descartado) alguns resistores de 47K 10K 4K7 1K e coloque o que der bom brilho. Prefira o maior resistor. 

Leds azuis de altíssimo brilho fica bom com correntes de algumas dezenas de uA. Sua bateria vai durar horas ou dias.

Mais uma visão prática (alheia à matemática).. 12 leds 9V 2V cada led? 3 conjuntos paralelos de 4 em série = 8V  com R 1K.... talvez menos

Se não achar que não deve não dispense a matemática

abç

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato. Escolhas... como tudo na vida.

 

Creia-me no que vai ler a seguir... Caso da vida real a qual tenho contato e creio que não há problema em compartilhar...

 

Existe led cujo brilho é excepcionalmente forte com baixíssima corrente. Cá temos um tipo que usei pra compor uma jiga de testes. Um requisito da jiga era que tinha que medir a tensão com mc dum ponto de alta impedância e um led tinha que fazer parte. Claro, ele atrapalhava a medição. O insigth foi: coloquei um resistor de 1M (1Mega ohm) em série com o led. Pasme: ele acendeu excepcionalmente razoavelmente bem pro propósito da jiga. E nem precisei da matemática aproximativa 12V-2Vled 1M -> 10uA -> Pled = 20uW --> vinte milionésimos de watt

Pena que o led era verde mas tive que usar assim mesmo.

 

Ah e caso a autora faça uma simples menção de "fonte", "carregador" ou algo do gênero, gentileza desconsiderar todas as considerações

abç

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!