Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá a todos,

Num computador o cliente apenas utiliza 5 teclas de todo o teclado. Existe maneira de criar uma solução para que com um circuito homemade eu crie apenas essas 5 teclas. O que me prende é como vou simular os sinais das 5 teclas. Vamos imaginar que as teclas são:

A

G

Y

U

F6

Que sinal tenho que dar na porta usb para que o computador, windows, reconheça essas teclas como teclas comuns de teclado. Imagino que o sinal dado pelo teclado de mesa seja modular, varia a frequencia, certo?

Obrigado

Postado

5790.jpg?w=700

Esta é uma placa de teclado antigo. As modernas não diferem no conceito, apenas na praticidade de montagem. São muitos fios (brancos) ligados ao teclado, ligados em forma de matriz, um processador que faz a leitura e envia a letra pressionada de forma serial (conector de 4 vias preto).

Postado

Ok, percebo que vou ter um demux pelo meio, pois vou precisar "converter" muitos fios brancos para apenas 2 sinais, certo?

Mas o que é isso de sincronismo e dados?

Lembro das aulas de micro onde o professor falou de envio de dados e primeiro bit mais o último bit no final da sequencia, para fechar o dado. É isso?

Vou ler/pesquisar sobre communication serial. Mas o processo passa por multiplexagem? Ou tenho que aplicar um microcontrolador, programado em serial?

Obrigado

Postado

Multiplex? Isso é técnica onde várias fontes de sinal compartilham a mesma via, não tem nada a ver. Sabe ao menos o que é uma matriz? A mostrada abaixo é uma bem simples de 16 teclas. 16keypad.jpgO teclado de mesa é isso aumentado, isto é, mais linhas horizontais e verticais. O processador identifica a tecla acionada e envia o código correspondente. Apenas isso.

Postado

É processador mesmo. O que chamamos de microcontroladores são processadores com acessórios incorporados, tais como ADC, comparador, etc. No caso, um processador com memória interna e quantidade de portas suficientes para a matriz + 2 para comunicação.

Postado

Ok, então se percebi o que vou precisar é de um microcontrolador que receba o sinal da matriz (esta parte eu sei fazer) e que envia um sinal por dois pinos, os tais de comunicação.

A parte que não percebo é essa parte do sinal por dois pinos. E coloco novamente a pergunta. A parte da tabela asci é utilizada aqui?

Já trabalhei com matriz de led's, não sei se é bem a mesma coisa para este cenário.

Postado

Sim, o ASCII para as letras. Irá fazer parte do programa. Quanto a comunicação serial ela é sincronizada, daí a necessidade de 2 pinos. Não conheço o padrão usado em USB, mas o I2C é bem simples, inclusive se encontra alguns controladores que já tem isso incorporado, o que simplifica bastante o programa e aumenta a performance. No USB a taxa de transmissão chega a dezenas de MB, no I2C o máximo é 400kbps. Caso pretenda enviar os dados para um PC ou MAC os parâmetros elétricos, lógicos e tempos terão que ser rigidamente obedecidos. O I2C que é bem simples tem apenas 3 ou 4 páginas.

Postado

Ok, então para ser capaz de fazer este projecto terei que estudar:

1-Comunicação I2C - que é um tipo de comunicação serial, certo?

2-Ser capaz através de I2C passar valores correspondentes às teclas via USB para o PC;

A primeira frente de batalha será esta, certo?

Obrigado

[UPDATE]

Numa primeira fase eu vou escolher o valor da letra via programa no micro. Após validar esta fase vou me preocupar em receber o valor da matriz. Penso que é uma boa tática. O que acha?

Postado

Alguns fabricantes de componentes que tem  I2C gentilmente ensinam o protocolo. Veja nesse datasheet de memória a explicação completa na página 3.

https://www.mouser.com/ds/2/590/DS-AT25DF011_032-1144745.pdf

I2C Bus Protocol

I2C is a 2-wire serial bus architecture with a clock pin (SCL) for synchronization, and a data pin (SDA) for data transfer.

On the device the SDA pin is bi-directional. The SCL pin is an input only, because the device is slave-only. The SCL and SDA pins are both externally connected to a positive supply voltage via a current source or pull-up resistor. When the bus is free, both lines are high. The output stages of devices connected to the bus must have an open drain or open collector to perform a wired-AND function. Data on the I2C bus can be transferred at rates of up to 400Kbits/s. The number of interfaces that may be connected to the bus is solely dependent on the bus capacitance limit of 400pF.

The data on the SDA line must be stable during the high period of the clock. The high or low state of the data line can only change when the clock signal on the SCL line is low (see Figure 3-1).

Postado

@ilovepic Os dois pinos funcionam assim: 

O primeiro vem do computador para o teclado, é um sinal de clock uma frequência fixa padrão gerada pela interface de teclado. 

O segundo é chamado de "DATA" ou dados, é o sinal que o computador recebe ele é baseado no clock. O processador do teclado envia diferentes sinais baseados em zero ou um, dependendo do tempo da transição de sinal a interface cria um valor para cada tecla, pois cada tecla tem um tempo diferente programado. 

Postado
Postado

Bem, talvez se você possuir uma placa de teclado; Pode ser usb ou ps2... Poderia tentar o seguinte: As teclas são multiplexadas, então, se dar ao trabalho de percorrer a membrana e encontrar as duas trilhas que são fechadas quando cada uma das determinadas teclas são pressionadas. Feito o mapeamento das teclas, pode remover a membrana, soldar fios diretamente na placa. A partir dai, fechar os contatos de algumas formas, seja por chaves ou com um circuito eletrônico à parte.

Aqui faz alguns anos (mais precisamente desde 2014) que não descartei meu microondas por causa disso, afinal não tinha mais a membrana para comprar. Por isso, refiz um novo teclado para ele só com as teclas que me interessavam. A beleza não importa, no entanto já chamou a atenção de vários olhares, "risos".

P_20180201_225350.png.4ee09446092e1bf75295b1171e45c383.png

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!