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Alimentação Portátil para Amplificador 9V


rhtsouza

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1 hora atrás, rhtsouza disse:

estava com 12,30V, então pluguei no kit (sem aparelhos ligados) e caiu pra 12,10V na hora.

 

Liguei as 4 saídas no serpic que sobrou e testei o conjunto. De fato caiu para 10,10V enquanto ambos aparelhos estavam em funcionamento (ampli e pedal),

Para ter caído tanto a bateria já está bem descarregada.

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Pelo jeito que falou parece ser um comportamento anormal. É isso? Lembrando que o kit está com quatro 100nF e dois 100uF...

A energia acumulada nos capacitores é irrisória e nada substitui o bom senso. Nessas horas se pergunte: o quanto que já foi exigido dessa bateria desde a última recarga completa? A estimativa de carga de uma bateria por tensão residual está longe de ser um processo preciso. A coisa chega a um nível tal que recarregadores mais elaborados fazem uso de termômetro pois, quanto maior a temperatura ambiente e da bateria maior será a tensão que apresentará para o mesmo nível de carga. Isso faz com que também seja alterado o nível de tensão ideal para recarga e flutuação da bateria.

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A energia acumulada nos capacitores é irrisória e nada substitui o bom senso. Nessas horas se pergunte: o quanto que já foi exigido dessa bateria desde a última recarga completa? A estimativa de carga de uma bateria por tensão residual está longe de ser um processo preciso. A coisa chega a um nível tal que recarregadores mais elaborados fazem uso de termômetro pois, quanto maior a temperatura ambiente e da bateria maior será a tensão que apresentará para o mesmo nível de carga. Isso faz com que também seja alterado o nível de tensão ideal para recarga e flutuação da bateria.

Sim, percebi isso, mesmo, mas tem sido uma variação pequena, até porque a temperatura por aqui tem se mantido estável. Ontem, depois de uns 30min após carregamento ela estava medindo 13V redondos e agora está em 12,91V.. Bacana saber que a carga dos capacitores é insignificante..

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De acordo com o manual da bateria, nem tanto. Estava com 12,35V antes de ligar os equipas, o que representa uns 45% segundo o gráfico

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Olha, esse gráfico não tem nada de preciso nele, depende de muitas variáveis para poder ser levado em conta.

 

Agora, se você preferir considerar que esse gráfico é verdadeiro, sua bateria perdeu 45% da carga em muito pouco tempo , e se o volume do amplificador não estiver alto, pior ainda.

 

Se a capacidade dela for de 9 Ah , voce usou 0.45 x 9 =  4 Ah em pouco tempo.

 

Imaginando que o consumo de seus equipamentos fique na media em torno de 1,5 A , o que significa um volume alto, o tempo para isso acontecer seria de 2,7 horas aproximadamente, ou cerca de 160 minutos mais ou menos. Claro que é tocando musica em volume alto todo o tempo.

 

Se o tempo foi menor que esse, é mal sinal para a sua bateria.

 

Paulo

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Olha, esse gráfico não tem nada de preciso nele, depende de muitas variáveis para poder ser levado em conta.

 

Agora, se você preferir considerar que esse gráfico é verdadeiro, sua bateria perdeu 45% da carga em muito pouco tempo , e se o volume do amplificador não estiver alto, pior ainda.

 

Se a capacidade dela for de 9 Ah , voce usou 0.45 x 9 =  4 Ah em pouco tempo.

 

Imaginando que o consumo de seus equipamentos fique na media em torno de 1,5 A , o que significa um volume alto, o tempo para isso acontecer seria de 2,7 horas aproximadamente, ou cerca de 160 minutos mais ou menos. Claro que é tocando musica em volume alto todo o tempo.

 

Se o tempo foi menor que esse, é mal sinal para a sua bateria.

 

Paulo

 

Ela já estava meio descarregada quando fui fazer o teste, já tinha tocado quase 8hs direto com ampli e pedal quase no talo de utilização em outro dia, por isso estava descarregada. Ela está segurando bem a carga, carreguei ontem e ficou com 13V, hoje caiu pra 12,91V, acho que ela tá legal. Só espero que o serpic que sobrou aguente o tranco dos 2 equipas!

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Hoje arrumei mais um interruptor, vou colocar um para o voltímetro e outro para o sistema em geral, assim quando não estiver usando ou carregando poupo o serpic.

 

A única dúvida que ainda resta, amigos, é se há algum problema em deixar o sistema carregando com o serpic conectado, pois desta forma ele vai ficar sofrendo a variação na entrada casusada pelo carregador. Para contornar isso precisaria colocar um terceiro interruptor, o que não me apetece muito. O que acham?

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Pra quê tanto interruptor? Basta 1.

 

Sem título.png

adicionado 7 minutos depois

Sobre a variação de tensão na entrada do Sepic, é da natureza dele lidar com essas variações. Tem apenas que observar os limites do conversor que é de uns 30V, mais que o dobro que seu carregador irá injetar.

adicionado 10 minutos depois

Ligando da forma sugerida, quando estiver carregando, pode manter o interruptor desligado e se tiver curiosidade de saber o quanto tem de tensão na bateria, basta ligar. Não terá mais que utilizar o multiteste. Muito mais confortável.

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6 horas atrás, Sérgio Lembo disse:

Pra quê tanto interruptor? Basta 1.

 

Sem título.png

adicionado 7 minutos depois

Sobre a variação de tensão na entrada do Sepic, é da natureza dele lidar com essas variações. Tem apenas que observar os limites do conversor que é de uns 30V, mais que o dobro que seu carregador irá injetar.

adicionado 10 minutos depois

Ligando da forma sugerida, quando estiver carregando, pode manter o interruptor desligado e se tiver curiosidade de saber o quanto tem de tensão na bateria, basta ligar. Não terá mais que utilizar o multiteste. Muito mais confortável.

 

Pois é, com o voltímetro vou poder deixar a caixa fechada sem precisar ficar desparafusando a tampa e levando o multímetro junto. Já o interruptor exclusivo para o voltímetro quero colocar pois é desnecessário que fique ligado o tempo todo em que estiver tocando, e ainda vou economizar uns 20mA.

 

Mas legal saber que não há problema em deixar o serpic ligado enquanto a bateria é carregada. Obrigado!

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19 horas atrás, rhtsouza disse:

Mas legal saber que não há problema em deixar o serpic ligado enquanto a bateria é carregada. Obrigado!

 

Veja bem o limite disso : deixar o Serpic ligado na bateria quer dizer APENAS o Serpic, e não os seus amplificadores e pedais tocando alguma coisa !

 

Se deixar tudo ligado E tocando música, vão ocorrer variações de tensões na bateria, e o carregador inteligente vai interpretar de maneiras que só Deus sabe como ele pode reagir, mudando erroneamente o processo de carga por supor que  está em uma outra fase do carregamento.

 

Não que vá danificar alguma coisa, mas sua bateria pode ser carregada em excesso, o que a longo prazo vai diminuir a durabilidade, ou ficar abaixo da carga máxima.

 

Paulo

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Em 08/03/2018 às 11:50, aphawk disse:

 

Veja bem o limite disso : deixar o Serpic ligado na bateria quer dizer APENAS o Serpic, e não os seus amplificadores e pedais tocando alguma coisa !

 

Se deixar tudo ligado E tocando música, vão ocorrer variações de tensões na bateria, e o carregador inteligente vai interpretar de maneiras que só Deus sabe como ele pode reagir, mudando erroneamente o processo de carga por supor que  está em uma outra fase do carregamento.

 

Não que vá danificar alguma coisa, mas sua bateria pode ser carregada em excesso, o que a longo prazo vai diminuir a durabilidade, ou ficar abaixo da carga máxima.

 

Paulo

 

Sim, foi o que quis dizer, lembro que você já tinha comentado quando perguntei sobre confundir o carregador! Obrigado!

 

Valeu Professores!

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É impressionante, mas deu pau na ligação de um simples interruptor. Primeiro me venderam um interruptor com neon, apropriado apenas para 110/220V. Depois fui trocar e me indicaram este da foto. Antes de comprar ainda perguntei porque está escrito 250V se estavam me vendendo como um interruptor com LED apropriado para 12V. Disseram que "o fabricante escreve qualquer coisa, sabe como são essas coisas da China". Então confirmei mais uma vez - serve mesmo para a bateria 12V? - responderam que sim, mas deveria colocar um componente x (acho que é um resistor) formando uma ponte no polo positivo na entrada do mesmo.

 

Pois bem. Liguei desta forma e não funcionou. Fui medir a entrada do interruptor e estava dando 2,25V (após o resistor). Pensei "que brilhante ideia deste cara, assim nunca vai queimar o led que segundo ele não aceita mais do que 3V", no entanto também não vai deixar passar a tensão. A entrada deu os 2,25V e a saída deu 0V. Depois disso resolvi inverter os conjuntos (só está escrito - e +, não há indicação de qual dupla de pinos é a entrada e qual dupla é a saída), mas deu na mesma.

 

Não sei quem é pior, quem fabricou esta porcaria ou quem comprou, indicou e revendeu.

 

Depois, já sem muita paciência, resolvi tirar o resistor já não me importando com o led. Que queiimasse. E queimou, mesmo. Deu uma piscada e já era. Mas nem assim o interruptor cumpriu sua função. Desta vez a entrada media os 12V e pouco da bat e a saída 0V.

 

Impressionante.

 

Vocês sabem indicar um interruptor com led que funcione para 12V no ML, por favor? Porque estas lojas de Campinas eu não aguento mais. Preferiria com led para ter melhor controle, mas td bem se não tiver.

 

interruptor_esquema.thumb.jpg.87be63aa144d4407fd505d9e944e1056.jpg

adicionado 21 minutos depois

Peço a indicação de um interruptor por já ter perdido muito tempo com isso (e locomoção pra ir até aquela loja fuleira), já que buscando por "interruptor led 12v" no ML há muitas opções. Se tiver um que já conhecem e sabem que funciona legal, agradeceria muito a indicação.

 

Notem que a imagem em que aparece escrito DC 3V eu só vi agora que busquei na internet. Na loja tive que ir no embalo da indicação do cara, acreditando que serviria para 12V;

adicionado 54 minutos depois

E tem a questão da corrente que permite, também. Vi estes dois:

 

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-979364109-boto-tictac-tipo-gangorra-interruptor-chave-led-12v-carro-_JM

Diz que é 12V 20A, mas em comparação com outros que vi até por R$80, fico em dúvida por custar "apenas" R$6. Aliás, que absurdo R$80 por um mero botão: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-936076930-10x-boto-tictac-gangorra-interruptor-chave-led-12v-carro-_JM e teve 1 vendido!! kkkk marrapaiz nem se fosse folhado a ouro custaria isso tudo.

 

Este outro, em aço inox, diz aceitar 6A mas custa R$27: https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-814529514-boto-interruptor-led-aco-inox-12v-6a-_JM

 

Ou seja, se houver algum que tenham conhecimento funcionar, durar legal e puderem indicar...

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Inclusive agora há pouco vi que o serpic que restou também pretejou. Mas desta vez pretejou no regulador de tensão em si, o preto ao lado do azul. Não ta dando certo, não. Um pode ser azar @Sérgio Lembo mas dois já começa a virar regra. O lado bom é que ainda está funcionando, apesar de sua parte superior (na vertical), bem como a placa vermelha que o acomoda, estarem pretejados.

 

Não ta aguentando a temperatura e pior, não tenho mais espaço para colocar um cooler que, com certeza, precisará ficar diretamente alinhado à placa.

adicionado 12 minutos depois

Mas pelo jeito nem é isso.

 

A alimentação AC/DC que a fonte externa do ampli fornece é 18W (exemplo). O serpic, em sua própria descrição consta isso, trabalha até 15W sem precisar de resfriamento (coisa que eu fiz, acoplei o dissipador). Agora, qual o limite até este troço começar a queimar, eles não falam. Pelo visto os 18W do ampli (só ele em 1 serpic) é coisa demais para esta placa.

 

A 1a placa queimou no componente azul, e parou de funcionar.

A 2a placa queimou no componente preto ao lado do azul, o regulador em si, apesar de ainda funcionar rs.

 

Ou seja, vou precisar de uma solução mais robusta para este caso

adicionado 16 minutos depois

Um serpic que guente. Alguém conhece?

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IMG_20180116_165458637.jpg

A caixa está bonita e bem fechada. Assisti ao vídeo, deu para notar a existência de alguns furos na parede, talvez pensando na refrigeração. Infelizmente isso não está sendo o suficiente.

Vamos falar um pouco de química: a reatividade de um ácido está ligada a quantidade de hidroxilas existentes e a temperatura. O fato da sua bateria sempre apresentar elevados níveis de tensão, inclusive quando descarregada é um indicador de temperatura elevada.

O conversor sepic, mesmo tendo boa eficiência também gera algum calor e até tem dissipador por conta disso. Se não há espaço para um ventilador, faça como nos aparelhos de som: coloque os chifres do dissipador para fora, isto é, um recorte na caixa para que os dissipadores tenham contato com o ar fresco. A sua caixa se transformou em um forno. Tem ventiladores de diversos tamanhos, desde 120mm a 40mm. Na falta de espaço interno, coloque-os do lado de fora. No seu caso, o problema não é a quantidade de calor gerado, mas a falta de ventilação que faz com que esse calor acumule, gerando alta temperatura. Um ventilador de baixa rotação (baixo ruído) já resolve o seu caso. Os maiores são menos barulhentos para o mesmo volume de ar deslocado (CFM).

adicionado 7 minutos depois

Mais simples do que colocar ventiladores talvez seja aumentar o diâmetro dos furos. Estão muito pequenos, aparentemente usou brocas de 3mm ou menos. Pense em furos de no mínimo 8mm, em especial na região onde está instalado o conversor. Furos na parte inferior para entrada de ar fresco e na superior para a saída do quente.

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Apesar de não ter um termômetro na caixa, de tempos em tempos aproximei a mão da placa e não senti nada anormal. Pelo jeito o calor é muito específico e se dissipa pela própria placa e de maneira muito pontual independentemente do ambiente. A questão dos 18W parece fazer sentido, ou seja, talvez fosse melhor ter um serpic que aguente mais do que 2A, assim teria uma folga quanto a isso e não precisaria colocar um cooler, já que está com bastante falta de espaço. Se aguentasse 3A sem precisar de dissipação já daria uns 27W, coisa suficiente para manter os dois. Realmente achei que não iria precisar de cooler, não há espaço para colocar um de frente diretamente voltado à placa.

adicionado 11 minutos depois

Outro detalhe: na última vez em que usei os equipas a caixa estava aberta. Sempre esteve, nunca deixei fechada durante o uso justamente pra poder ficar medindo as tensões. Ou seja, não se trata de calor acumulado mas sim de calor pontual na serpic. Ela não está aguentando não, mesmo com o dissipador.

 

Sabem dizer se existe uma placa serpic que suporte 4A e 18W ou mais sem necessidade de dissipador?

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Este componente de várias pernas... tá aquecendo um bocado. Faça a seguinte experiência. Sem nenhum pedal/amplificador conectado, ligue o conversor e observe se o componente aquece. Pode estar havendo problemas por conta da instalação do dissipador. Se houver, aquecerá mesmo sem consumo. Utilize seu multiteste como amperímetro e verifique quanto que o conversor está consumindo sem carga.

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Uma dica : use um regulador Step Up e na saída dele use um regulador Step Down.

 

Existem modelos que suportam mais de 3A com segurança.

 

Mas também achei este Serpic :

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-929635233-regulador-de-tenso-xl6019-step-up-step-down-auto-bost-_JM

 

Ele usa o XL6019 e pode fornecer 1A a mais de corrente do que o velho XL6009 ( que são os seus dois que estão pretejando ).

 

De qualquer maneira, sugiro melhorar a dissipação dos módulos ....

 

Paulo

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7 horas atrás, aphawk disse:

Existem modelos que suportam mais de 3A com segurança.

Cheguei a ver mesmo, este da placa azul suporta 3A mas tem a mesma limitação de Watts (Temperatura de operação: -40°C a 85°C. Acima de 15W de saída recomenda-se o uso de dissipador de calor.)

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-710246892-fonte-de-alimentaco-ajustavel-xl6009-_JM

Sendo que o ampli é 18W e ainda tem o pedal, creio que vá esquentar da mesma forma, não? Ou vai esquentar um pouco menos por ter 1A a mais?

adicionado 1 minuto depois
7 horas atrás, aphawk disse:

Uma dica : use um regulador Step Up e na saída dele use um regulador Step Down.

Neste caso quantos Volts recomendaria para a regulagem do primeiro (step up)?

adicionado 6 minutos depois
7 horas atrás, aphawk disse:

Na descrição dele aparece "A principal e crucial diferença deste Regulador de Tensão para os demais, é sua capacidade de ajustar a tensão de saída para mais (Step Up) ou para menos (Step Down) do que a tensão de entrada, o que quer dizer exemplificativamente que, se entrar com 10V no módulo, esta tensão poderá ser reduzida para 5V ou aumentada para 15V, ou como melhor lhe interessar, por meio do trimpot." no entanto o xl6009 faz a mesma coisa. E o XL6019, ainda segunda a descrição, fornece 2A nominal assim como o "serpic vermelho 330". Essa eu não entendi qual a diferença...

adicionado 7 minutos depois
7 horas atrás, aphawk disse:

Uma dica : use um regulador Step Up e na saída dele use um regulador Step Down.

Mesmo colocando em série, a demanda será de mais de 18W, faria grande diferença?

adicionado 10 minutos depois

A única solução para resfriamento adicional que imaginei foi colocar o cooler na tampa bem em cima do serpic.

 

Eu gostei do serpic placa azul 3A (470), mas não tenho certeza se apenas 1A a mais vai criar diferença na temperatura, sendo que ambos reforçam a necessidade de resfriamento para uso maior que 15W.

 

Ou seja, 1A a mais vai fazer com que esquente menos?

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@rhtsouza ,

 

O certo é você medir qual a corrente que o Serpic está fornecendo ao seu amplificador. Não me parece que seja tão pouca como pensamos no início.

 

O fabricante do XL6009 diz que ele pode chavear 4A, enquanto o XL6019 pode chavear 5A. 

 

Em teoria, o XL6019 pode esquentar menos do que o 6009 sob a mesma corrente, pois não fica tão perto do limite.

 

Sobre o que os vendedores dos módulos escrevem .... esqueçe !

 

Creio que você terá de melhorar a dissipação do calor gerado pelo CI, seja o 6009 ou o 6019.

 

Paulo

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8 minutos atrás, aphawk disse:

O fabricante do XL6009 diz que ele pode chavear 4A, enquanto o XL6019 pode chavear 5A. 

De fato a descrição do anúncio está errada http://www.alldatasheet.com/view.jsp?Searchword=Xl6019

 

Bom, vou comprar este XL6019 e colocar o cooler na tampa, coisa que não queria fazer pois vai ficar caindo sujeira, mas pelo jeito foi a única opção que sobrou.

 

Valeu!

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18 horas atrás, aphawk disse:

@rhtsouza ,

 

Nao precisa de um grande cooler, pode ser um pequeno, escolha um de tensão de 12 Volts.

 

Eu nao colocaria ele na tampa, e sim bem em cima do CI regulador do módulo.

 

Paulo

 

Certo. É que não tem espaço, de qualquer forma vai ficar bem em cima da placa quando fechar a tampa.

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  • 2 semanas depois...

Fala Professores! beleza?

 

Chegou hoje a encomenda com os botões. Desta vez comprei pelo ML sem erro, agora sim! Interruptores 12V 20A chave gangorra por R$4,20 cada. Incrível ter ido 2x na loja física em cps e terem vendido errado, mas agora já é.

 

Já finalizei a montagem, dei um jeito de colocar o cooler de frente ao CI xl6009 usando duas porcas como retentores e o restante do parafuso como guia para um único furo do componente e a própria bateria como retentor. Ou seja, ele está solto mas não tem pra onde ir e tampouco encosta no CI dado o posicionamento das porcas retentoras.

 

Mandei um único interruptor para o cooler (12V) e o serpic (9V). O outro interruptor eu joguei para o voltímetro que não precisa ficar ligado direto à toa.

 

Ficou bala. Agora é só questão de mandar um ar comprimido na caixa pra tirar os farelos de plástico e está feito. Não comprei outro serpic já que o que restou ainda funciona, mesmo que meio chamuscado!

 

Mês que vem eu compro mais uns 2 ou 3 e deixo de reserva, uma vez que se mostrou meio fraquinho para os mais de 18W que uso. Enfim, o cooler não poderia estar mais perto do que posicionei. Funcionar, está funcionando, só espero que a placa demonstre durabilidade.

 

Enfim, ficou massa! Ainda nesta semana vou postar um vídeo para vocês verem.

 

Abraços!

adicionado 9 minutos depois

Um detalhe "interessante". O serpic que configurei com 9,03V na saída ficou um bom tempo neste valor mas hoje, depois de finalizar o projeto e medir novamente agora está em 9,09V. Sequer desencaixei de onde estava, apenas soldei novamente os conectores de saída para distriubuir aos outros P4. É comum sofrer este tipo de variação sozinho?

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