Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Boa Noite Galera do ClubeDoHardware

Gostaria de saber como acessar o .hex desse MCU se possivel. Ele esta montado em um circuito que achei jogado na casa de um amigo e como sou curioso resolver pedir pra mim para fuçar. Ja mexi com Arduíno e o Raspberry porém, será minha primeira vez com PIC e gostaria de um help de vocês ;). Ah.. vi tambem que há a possibilidade de bloquear o .hex compilado por questão de segurança ou anti-cópia do projeto, existe a possibilidade de uma engenharia reversa em relação a isso?
Desculpem a img horrivel :) 
valeu

WIN_20180209_00_11_37_Pro.jpg

Postado

As versões do PIC com "C" entre o código não podem ser regravados. Dificilmente irá lê-lo, afinal certamente esta protegido contra cópia, eu recomendaria que abandone esta ideia, mas vamos ver se mais alguém fala algo a respeito. Pra quem esta acostumado com a maneira "fácil" de programar mexer com PIC talvez te fará pensar que regrediu.

Postado
3 minutos atrás, [Daniel] disse:

As versões do PIC com "C" entre o código não podem ser regravados. Dificilmente irá lê-lo, afinal certamente esta protegido contra cópia, eu recomendaria que abandone esta ideia, mas vamos ver se mais alguém fala algo a respeito. Pra quem esta acostumado com a maneira "fácil" de programar mexer com PIC talvez te fará pensar que regrediu.

opa Daniel beleza, valeu por dar uma atenção cara e.. eu fiz uma pesquisa aqui e vi que tem algumas empresas (China) que prometem fazer a engenharia reversa e acessar o .hex. Eu acredito que tudo nesse mundo existe uma falha. Tambem pensei em abrir esse PIC e ver o circuito interno com um microscópio mas não tenho os equipamentos adequados para tal e como tenho tempo sobrando, gostaria de saber mais a respeito dessas peças

Postado

@Sp4rk8 Bem, é possível... ver o "silício" do chip não irá resolver teu problema, ainda assim não conseguirá acessar os registros olhando apenas para ele. Penso que se o cara é tão bom para fazer "engenharia reversa" é tão capaz quanto para tirar o esquema da placa e reescrever o firmware... O fórum serve para compartilhar informações, fique a vontade para perguntar. De inicio basicamente são todos "iguais", conforme você se aprofunda mais, as coisas vão diversificando e as diferenças aparecem.

Postado

Opa @[Daniel], com certeza cara e caso eu descubra coisas a respeito, compartilharei sim meu conhecimento como por exemplo os sites que visitei e me interessou bastante:
http://www.break-ic.com/

acho que vale a pena estudar todas as possibilidades possíveis de tudo então vamos la ;) 

Postado

Já ouvi dizer que é possível ler pic protegido, mas é complicado não é algo para "nosso bico", precisa de equipamentos especiais que não temos em casa. 

E esse tipo de pic como já foi dito não é regravavel, então nem pra outra coisa eles serve. 

• Membro VIP
Postado

Aqui mesmo tem empresa que faz isso. Um chegado teve sucesso com ela.

tmj

10 horas atrás, [Daniel] disse:

abandone esta ideia

7 horas atrás, Mestre88 disse:

E esse tipo de pic como já foi dito não é regravavel, então nem pra outra coisa eles serve.

tmj

Mas penso que estás fuçando do lado errado da lama ou está querendo virar linguiça em porco. Comece pelo lado certo e seu sucesso será total.

• Curtir 1
  • Haha 2
Postado

@Mestre88 não quero "copiar".. primeiro que como eu havia escrito, nunca mexi com pic, li algumas coisas a respeito e tal e me interessei. Outro motivo de estar querendo fazer isso é, faço Ciência da Computação e estou em busca de algo interessante para meu TCC, estudo muito sobre engenharia reversa, eletrônica, pentest, segurança da informação e por ai vai.. e vi que isso seria um bom desafio para mim simples assim man ;)  

• Membro VIP
Postado

O site está fora. Faz muito e muito tempo que o amigo fez negócio com ele. A qualquer momento vou  pensar se cogito a probabilidade de ver com ele...

Postado

É como eu disse, TUDO tem um jeito só basta estudar as possibilidades ;). Obrigado @Isadora Ferraz e, caso entre em contato avise-me pois estou desposto de gastar um tempo para tal. Acho que isso possa valer a pena tanto para questões didaticas quanto para minha nota kkkk

valeu galéra e, continuem compartilhando conhecimento, fiquem a vontade para comentar e deixar suas opiniões!

• 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!