Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Instalação de TC em CLP


Lucas Menegon

Posts recomendados

Pessoal eu preciso de ajuda! 

é possivel instalar um Transformador de corrente Kr174 ou outro, em um clp?

o clp que estou usando é clic 02

a situação é a seguinte, quero trabalhar com corrente, ex: corrente x, liga saida x, corrente y, liga saida y;

se for possivel como faço isso? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, T1000_2015 disse:

E cuidado com curto-circuito; se não colocar uma proteção na saída do tc, você vai torrar o conversor.

Não entendi isso. Se refere a um pulso de corrente no TC em caso de um curto na linha monitorada? Minhas preocupações com TC sempre foram a possibilidade do circuito abrir, circuito aberto mata o TC, se instalado em uma barra dá um trabalhão fazer a troca. Quanto ao pulso, não precisa de muito pra saturar a saída.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, T1000_2015 disse:

Sim bem lembrado circuito aberto; quanto à saturação da saída pode haver problemas se o conversor não suportar o valor.

Aí vai da qualidade do projeto de controle e do amplificador que transforma a corrente do TC no sinal que vai ao CLP. Se for um 4-20mA e continuar aumentando a saida para valores superiores ao range, troque de fornecedor. Vale o mesmo para saida 0-10V, 0-5V, 1-5V ou qq outra coisa. Na entrada do amplificador a corrente sempre é recebida por um resistor que transforma corrente em tensão. Daí pra frente é um amplificador bem simples. Na instrumentação o topo da medida serve para indicar valor muito alto (se recepção de valor) ou que tem que operar a 100% (envio de valor). No caso de recepção (o TC é uma recepção de valor), se a corrente máxima de trabalho for de 100A, vai precisar de um TC de no mínimo 150A (alguns colegas meus preferem no mínimo 200% do Imáx) para que uma leitura de qualidade do TC (ainda estará linear) possa ser transmitida pelo amplificador ao CLP (ainda não terá saturado nos 20mA).

adicionado 6 minutos depois

  1 hora atrás, Sérgio Lembo disse:

Minhas preocupações com TC sempre foram a possibilidade do circuito abrir

@Sérgio Lembo, o que acontece quando o circuito abre, me explica melhor

É um transformador de corrente, não de tensão. No de tensão, se não tiver nada na saída, temos a tensão sem consumo, apenas isso. No de corrente (supondo que seja 100:1 5VA), se tiver 10A o transformador irá ter 100mA na saída. Se o resistor for de 10R, 100mA X 10R = 1V com 0,1VA de potência.. Se o circuito estiver aberto (resistência infinita) essa conta resulta em alta tensão. Isso rompe a resistência dielétrica do verniz isolante da bobina e o TC vira sucata de cobre.

adicionado 18 minutos depois

Agora que sabe do problema do circuito aberto, sempre que for instalar um TC deixe suas saídas em curto. Caso passe corrente por ele antes do circuito ser ligado nele, a corrente de saída X 0R = 0V, 0VA. Para retirar o curto e substituí-lo pelo circuito tenha certeza que não está passando corrente por ele (desligue o disjuntor).

adicionado 31 minutos depois

Já deve ter visto em alguns painéis elétricos chave seletora de corrente. Não é uma chave comum. Quando passa de uma seleção para outra, no percurso do giro da chave primeiro ela coloca a seleção atual em curto, num momento seguinte passa o amperímetro para a segunda seleção e só no final do percurso é que o curto da segunda seleção é aberto  para se ter a leitura. Custa caro uma chave dessas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!