Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Eu tenho essa dúvida já faz alguns meses e nunca encontrei nada sobre isso, esses dias estava assistindo uma aula de eletrônica no youtube e aprendi que há vários tipos de mosfet, entre eles alguns que nunca "desarmam" (alguns falam "deschavear", não sei qual o termo correto"). Eu tenho aqui dois mosfets canal N modelo SM3116NA que retirei de uma placa de vídeo com defeito, o teste que faço é o seguinte: usando um multímetro digital coloco a ponta preta no dreno e a vermelha no source e tenho uma resistência de 550 ohms, encostando a ponteira vermelha no gate e voltando pro source ele acusa curto (0 ohms) e com a ponta preta no gate e a vermelha no source ele volta a dar resistência. A questão é que isso não acontece com o outro mosfet, ele sempre da uma resistência entre dreno e source, estaria esse mosfet alterado? Pretendo usar ele em uma placa-mãe que estou tentando reparar por isso preciso saber se ele está ruim.

Postado

Quando um Mosfet está desligado não deve apresentar resistência nenhuma, deve marcar infinito no multímetro.

Se tiver resistência todo o tempo entre Dreno e Source seu mosfet está com problemas.

  • Curtir 2
Postado

Vamos por partes: dentro dessa peça temos 2 componentes em paralelo: 1 transistor e 1 diodo. No caso do mosfet canal N, o diodo está com o anodo no source e catodo no dreno. Esses 550Ohms que leu foi a continuidade do diodo. Repita o teste colocando a ponta vermelha no dreno e a preta no source. Os resultados serão 0 - infinito para um transistor em bom estado.

  • Curtir 1
Postado

@Mestre88 @Sérgio Lembo Agora notei que quando o mosfet está desarmado o multímetro acusa 0 ohms e fica apitando mas após alguns segundos a resistência vai subindo até os 550 ohms, isso é normal? Ouvi falar uma vez que o transistor mosfet pode agir como um capacitor, tem algum fundamento nisso?

Postado

O gate do mosfet é um capacitor. Trata-se de uma pequena placa inserida no canal existente entre o dreno e o source e isolada do canal por óxido metálico. 2 placas próximas e isoladas são o princípio construtivo de qq capacitor.

Postado
6 minutos atrás, Daniel Lee disse:

isso é normal?

Se for entre Dreno e Source não é normal.

Em um Mosfet desarmado só se encontra resistências da ordem de Megaohms.

Postado

Não sei se estou enganado mas depois de se remover um mosfet, pela dificuldade que se costuma ter nessa remocao, ele passa a ficar ruim mesmo parecendo bom nos testes com multimetro.

 

É que o excesso de calor aplicado nessa remoção o danifica.

Postado
3 minutos atrás, Sérgio Lembo disse:

Se cozinhar demais o componente ferra tudo. Sugador de solda ajuda bastante nessas horas.

 

Vi em um datasheet de um mosfet de placa-mãe que a temperatura máxima suportada era de uns 250°C por poucos segundos. Um ferro de solda fraquinho de 30W passa facilmente essa temperatura.

Postado

@Daniel Lee

 

Teu mosfet já deve estar com suas propriedades no minimo alteradas o que pode leva-lo ao curto quando energizado.

 

Pelo menos essa foi a experiência que tive aqui com a manipulação de uns transistores de uma placa-mãe que ao remover pareciam bons nos testes de multímetro mas ao repor eles, um entrou em curto e outro aqueceu demais enquanto outro ainda não apresentou problema.

 

.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...