Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Acionar um relé sem usar fios, como?


Posts recomendados

Fala pessoal....

 

Então gente, hoje esqueci meu ferro de solda ligado, como tenho um dimmer que controla temperatura,  decidi colocar um relé que vai desligar quando minha fonte desligar (ela tem timer pra desligar sozinha).

Foi então que me venho ideia se teria como acionar esse relé sem usar fio,... por proximidade, rf, magnético, espiritual. ..sei lá. ..

 

Então pergunto tem como? 

Obrigado. 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aproveite o fato de que na bancada de teste fonte e ferro de solda sempre estão próximos. Caso seu timer desligue a entrada de rede, coloque uma tomada logo após o timer para conexão de outros aparelhos auxiliares. Dessa forma, toda vez que seu timer desligar os auxiliares desligam junto. Tal qual em algumas fontes de PC.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Melhorando a ideia do @Sérgio Lembo :

Monte uma caixinha com uma régua de tomadas (caso não tenha uma) e ligue o seu timer nelas. Assim se esquecer qualquer coisa ligada vai desligar tudo.

 

Essa coisa de fazer sem fio fica muito complicado pra uma tarefa tão simples e pode não funcionar direito.


E enquanto isso tô ao contrário, resolvi o meu problema do ferro de solda com o sensor de presença, mas esses dias esqueci a fonte e a luminária da bancada ligada a toa...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

off topic... uma vez ouvi sobre o caso de interferências eletromagnéticas fortes dispararem relês... (neste caso não teria fio) mas achei perigoso aproximar alguma fonte forte de eletro magnetismo de alguma placa e disparar algum rele que ligue um motor... pode ferir alguém...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...