Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
lucas35

Como alterar a tensão da fonte do MDC504

Recommended Posts

Preciso reduzir a tensão da fonte de 65V para 20V. 

alterei R954 colocando um de 1k, mas a tensão subiu para 100v, então aumentei os valores do resistor até 200k mas a tensão só vai até 50V. Tem como reduzir para 20V? 

download.png

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Experimente alterar o R955.

Já tentei isso uma vez! mas a fonte fica extremamente instável!...

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

tem que aumentar ou diminuir o valor dele? e tenho que repor o R954 ao valor normal? 

 

 

 

a outra fonte eu fui fazer a mesma coisa, no momento em que a fonte subiu para 100v e depois recoloquei o R normal mesmo alterando por outros o valor da tensão só fica em 2~3V, será que quando a tensão subiu danificou o capacitor de filtro? 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
9 horas atrás, Bcpetronzio disse:

a fonte fica extremamente instável!...

porquê reduz muito o dutty cycle o que não permite realimentar a contento o ci controlador.

 

Estou apenas intuindo a parte oculta do esquema: tá vendo aquele R923 e um 1/2 diodo? pois é ... intuo que é ele que realimenta o ci controlador. Esquematicamente vejo o pino 6...8 do trafo. Uma alternativa muito lôca é tirar do 5 e colocar no 6 (ou 8.. o que estiver mais longe do terra) na esperança de repor a V quando baixa o pwm. Também pode tentar enrolar (na direção certa) mais 1 ou 10 voltas de fio pra somar. (Acho que é mais melhor)

 

Faça isso só se tiver com muita muita muita vontade e não ter medo do... "futuro".

 

Só conceitual... na prática há outras teorias sinistras envolvidas...

adicionado 3 minutos depois

Ah sim só pra constar.. não é só sair trocando resistor a revelia. Por gentileza, analise a matemática simples do regulador 431 IC951. Ele só quer manter 2.5V entre os pinos de regulagem e anodo. Sim você consegue...

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Fazer uma radical alteração de tensão da fonte (1:3) vai ferrar com o cálculo do transformador. De qualquer forma, observe bem o controle de tensão: só começa a fluir corrente pelo fotodiodo depois de superadas as tensões dos zeners ZD951 e ZD952. Os resistores associados te dão a possibilidade de uma tensão maior, menor nunca. Dependendo do valor de ZD951 e ZD952, jumpear um deles talvez já seja o suficiente.

Editado por Sérgio Lembo
  • Curtir 2

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×