Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Transformar 9v em 3v usando carregador de celular


Posts recomendados

Olá Pessoal.

Tenho um aparelho aqui que usa 2 pilhas AA ligadas em série e gostaria de ligá-lo na energia, pois consome rápido as pilhas. Tenho alguns carregadores de celular parados em casa e sem uso e queria saber como eu faço para transformar o carregador, que a saída é de 9v, para que ela seja de 3v.

 

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, Rodrigo Sartori disse:

Olá Pessoal.

Tenho um aparelho aqui que usa 2 pilhas AA ligadas em série e gostaria de ligá-lo na energia, pois consome rápido as pilhas. Tenho alguns carregadores de celular parados em casa e sem uso e queria saber como eu faço para transformar o carregador, que a saída é de 9v, para que ela seja de 3v.

 

Obrigado.

 

 

Tem um zenner interno no carregador. Basta diminuir o valor do zenner.

 

Recentemente eu fiz isso, só que eu quis aumentar. 

Aumentar é mais perigoso, pois influencia na tensão reversa refletida no transistor chaveador da entrada. 

Mas eu aumentei pouco. De 9 para 13V. Então nem fez diferença. 

 

Já diminuir é mais tranquilo. 

Mas suspeito que a bobina de saída e o próprio diodo retificador de saída possa não suportar a corrente drenada. 

Já que a capacidade de corrente aumentará. 

Verifique quanto que seu aparelho consome de corrente e analise se a fonte suportaria.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo, algumas fontes nem tem diodo zener. Usam divisor de tensão com resistor. 

E ainda tem umas fontes que são muito ruins de abrir, pois são coladas. 

Eu fico no step down mesmo, se o amigo tiver uma fonte de 5 ou 6V melhor ainda, vai dissipar menos energia na conversão para 3V. 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Ah tá. Ela é de baixo consumo. Um carregador de celular de 5V (5V!) e 3 diodos 1n4001 em série dão conta. Pra simular melhor as pilhas, coloque um capacitor duns 1000uF/10V no lugar delas. Este cap tem em qualquer sucatinha de cpu  e fonte de pc.

53 minutos atrás, Rodrigo Sartori disse:

aplicador de flocagem

nome bonito. Nunca vi na vida. Quase me deu vontade googlar mas vou esperar seu retorno...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aí estão as imagens.....

O aplicador original é este aqui.

 

35ccb2d2-b7c7-b8af-8bd4-c0bfc74b9b99.jpg.ded7b0eed0ee2ed66c723b4da0ebc8fb.jpg

 

Aqui estão imagens semelhantes do aplicador que fiz com a raquete.

raquete-eletrica-recarregavel-127220v-mata-mosquitos-pernilongos-insetos.jpg.2e8d11248b0340e08321306b58078385.jpg

 

Aplicador_02_Clique-para-ampliar.jpg.eee44db29d7a4ec51fdb5a115a6350dd.jpg

 

Aplicador_04_Clique-para-ampliar.jpg.cf13d4e8a647c1b07368594e894cd415.jpg

 

 

Aplicador_17_Clique-para-ampliar.jpg.764ce0740b388849b626734399f7402f.jpg

 

Aplicador_19_Clique-para-ampliar.jpg.0bd0c8c25d71aff1990c2acc4ded6189.jpg

 

Aplicador_23_Clique-para-ampliar.jpg.f9124bacc328229c1ba3086e55a137fa.jpg

 

Aplicador_26_Clique-para-ampliar.jpg.91e93f42be316bdda2266de691842612.jpg

 

 

Aplicador_30_Clique-para-ampliar.jpg.c7cd3eea2d752ff4229c1391a15ea496.jpg

Agora, me digam como é que eu faço esta ligação dos 3 diodos 1n4001 em série e o capacitor 1000uF/10V.

 

Abraço e obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Ricardo...

Não conheço nada de eletrônica (rsrsrsrs)... por isto estou pedindo a ajuda dos experts aqui.

Inclusive eu gostaria de saber como é que eu faço esta ligação dos 3 diodos 1n4001 em série e o capacitor 1000uF/10V.

 

Desculpe mas não entendo nada...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olha isso...

Como-reduzir-Tens%C3%A3o-usando-Diodos.g

Vcc é o [+] da fonte e o triângulo o [+] da pilha. O [-] da fonte liga direto no [-] da pilha. Só colocar 3 diodos em série. Atenção à faixinha que é o catodo. Atenção de novo.. o cara sem noção fotografou e desenhou em baixo ao contrário. Custava apontar pro mesmo lado pow...

Ah .. pra te facilitar, vou quebrar o seu galho e nem precisa do capacitor .. por enquanto.

 

O preço... pra que serve seu treco?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

25 minutos atrás, Isadora Ferraz disse:

pra que serve seu treco?

Olha nas duas últimas imagens que mandei acima....

Serve para aplicar pó eletrostático.... No meu caso é hobby. Faço miniaturas e isto vai servir para aplicar em cenários e simular "grama" ou "mato". Interessante é que aplicando desta forma a flocagem cai em pé e aí dá um aspecto mais realista.

adicionado 2 minutos depois

Vou tentar fazer....

Caso eu ainda tenha mais dúvidas entro em contato com vocês....

 

Valeu pessoal!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!