Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Caixa Meteoro Nitrous desligando sozinha


Ir à solução Resolvido por Guga1981,

Posts recomendados

Fiz o teste de ligar a caixa sem o estabilizador, mas não deu certo: o som continuava sumindo do nada!

Então, abri a caixa e fui testar resistor por resistor e foi quando identifiquei um que estava com solda fria. Removi a solda fria e ressoldei-o. Parece que o problema de sumir o som foi resolvido.

Agora só resta resolver um enigma para a caixa ficar 100%:

Quando ligo a caixa e toco a guitarra o som sai um pouco baixo, aí, quando eu acionou o drive e desligo ele, o som fica com volume maior. Porque isso acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que quando eu comprei a caixa, ela não apresentava esse defeito.

Realmente quando eu acionava o drive o volume aumentava, mas quando o desligava o volume de guitarra limpa voltava ao normal e não é o que ocorre agora. Agora, após acionado e desligado o drive, o som limpo fica mais alto.

Além disso, tocando no ensaio ontem, percebi que a caixa dava umas falhadas, não tão intensas como antes (a ponto de desligar o som completamente) mas dava.

Resolvi então trocar todos os resistores. Motivo: se um está defeituoso e provocando as falhas, o que garante que outros também não apresentarão o defeito com o tempo? Além disso pode ser solda fria e não tenho equipamento de lente de aumento para conferir todos os pontos de solda. Para garantir vou trocar todos.

Quando acabar, testo e falo pra vocês se o problema foi sanado.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Guga1981  Pode, se tiver alterações, serão pequenas!...

 

Em 29/04/2018 às 14:54, Guga1981 disse:

Além de refazer a solda, a unica verificação possível neste ci seria a substituição por outro igual?

Sim, na falta de um osciloscópio, troque-o por outro igual....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Troquei o TDA e testei.

Parece que está ok, mas, como gato escaldado tem medo de água fria, vou testar um pouco mais pra depois dizer com certeza se realmente o amplificador está consertado. Entretanto estou com uma pulga atrás da orelha:

Por via das dúvidas, medi a tensão de saída do transformador e deu 16.1 volts. Sendo que no esquema elétrico do meteoro atômico drive 20w postado pelo @Ricardo S Ferreira

a saída do trafo é 18 volts.

Será que deu 16.1 vokts  porque o meu amplificador é de 15w ou porque o transformador está fornecendo uma tensão abaixo do que deveria?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...
  • mês depois...
  • Solução
Citação

Olá, amigos!

Essa semana o caso "Caixa Meteoro Nitrous Drive desligando sozinha" teve um fato novo!

Estava eu tocando minha guitarra em casa, de boas, quando meu filho de seis anos pegou um cabo de som desligado e plugou na entrada de fone de ouvido. Naturalmente o som foi interrompido, mas o curioso é que, depois que removi o cabo, a caixa voltou a ficar falhando, indicando que o problema inicial havia voltado.

Hoje desmontei a caixa e retirei o Jack da entrada de fone de ouvido. Entendi como ele funciona: sem nada plugado, o Jack funciona como um conjunto de três Jumper; conectado ele interrompe as três ligações de forma que o som passa a ser desviado para o fone de ouvido, interrompendo a atuação dos alto-falantes da caixa. Ao remover essa peça, notei que entre o contado de dois desses "Jumpers" havia um micro espaço de forma que quando eu tocava a guitarra com mais intensidade, e principalmente usando as cordas graves, toda a placa vibrava e essas micro lacunas causavam a falha na saída dos falantes.

O que fiz: após remover o Jack, jumpeei com fios (fazendo aos jumpers ficassem permanentes), eliminado assim a utilidade dos fones de ouvido (que eu praticamente não uso) e prendi o Jack de ponta cabeça (com os terminais pra cima) só pra não ficar um buraco no painel da caixa.

Agora sim: problema resolvido!

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!