Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Tenho um i3 4150 e um watercooler seidon 120V que aparentemente n está mais funcionando, já troquei a pasta térmica e ele fica em 55°C somente com o mSi aberto que eu uso para medir a temperatura, quando abro algum jogo como GTA ele sobe pra 80°C, a minha dúvida é, ele está funcionando ou não? O q me deixa intrigado é que ele n sobe mais Que 85°C se ele estivesse queimado n subiria a 100°C, aah o led aparentemente n liga mais também

Postado

fiz o que você disse, baixei o driver do chipset e instalei e a temperatura continua alta, me parece que o CPU fan n está funcionando ja que eu mudei para o cooler normal da intel e continua a mesma coisa

Postado

@Foxwalt a foto está ruim, mas dá pra perceber q as pás n estão paradas, marca da pasta térmica é Empire, acredito que tenha colocado bem firme o cooler, pois esse é de encaixar e o WC eu parafusada até o final

1523652291997891424097.jpg

• Coordenador
Postado

@VitorHoost Bem, a pasta térmica que você está usando é péssima. Mas, para esquentar tanto, tem que ter algo errado além disso. Geralmente é encaixe mesmo.

Qual a rotação do fan do cooler da Intel segundo o HW Monitor?

• Coordenador
Postado

@VitorHoost Sim, tem algo bem errado aí. Isso não é normal. E a rotação do fan e da bomba agora aparecem normalmente no HW Monitor. O LED indicador da bomba está aceso agora? Aguarde o @Contiusa, que entende muito mais disso do que eu. Ele poderá ajudar.

Isso aí ainda parece cooler mal encaixado.

• Curtir 1
Postado

@VitorHoost antes de tudo, como o colega falou, você precisa trocar essa pasta térmica. Ela pode estar dando uma diferença grande. A implastec é ruim, mas pelo menos ela quebra o galho, mas tem algumas pastas genéricas que simplesmente não são pastas térmicas. Algumas têm até purpurina para dizer que é 'de prata', 'de ouro'. Aí a diferença pode chegar a mais de 10ºC. DeepCool Z5Xigmatek PTI-G4512 são pastas baratas e decentes.

Se a grana estiver curta, pode até ser uma Ceramique 2, que custa uns 15$.

Se a bomba estiver plugada no CPU_FAN, ela está normal, por volta de 2400rpm. Mas o fan está muito baixo. Pela especificação do Seidon, o fan é de 2400rpm. A CPU não pode estar a 100% e o fan apenas a 1250rpm. 

Você precisa colocar o fan do Seidon no CPU_FAN para ele ser controlado pelo PWM. A bomba você coloca em um SYS_FAN, mas precisa ir no BIOS e desabilitar o controle, geralmente a opção "disable". Assim a bomba vai rodar sempre a 12V, porque alguns conectores vêm com o SYS_FAN a 7V (um dos meus SYS_FAN vem a 7V pelo default).

Troque os cabos de lugar e teste de novo. O fan precisa estar pelo menos perto dos 2000rpm com a CPU em carga. A bomba precisa estar nesses mesmos 2400rpm.

E a pasta térmica pode estar afetando as temperaturas em quase 10ºC. Se você levar em consideração que o fan está com rotação de repouso com a CPU em carga e a pasta térmica é de qualidade abaixo da média, não surpreende que a CPU esteja batendo nos 75ºC jogando.

Faz esses ajustes e diga como ficou. Se puder postar um print do HWmonitor como esse aí de cima é melhor.

• Curtir 1
Postado

O led ainda não está acesso ainda @Foxwalt, farei o que você disse, trocarem o sys pelo cpu, e a questão da pasta térmica é que na minha cidade só tem uma loja de informática, fui ver e só tem essa implastec, e acabei n pegando porque n me parecia ser mt melhor q essa minha, e é difícil comprar pela internet uma pasta de 30 pila e pagar mais 30 de frete, acaba se tornando caro, tem algum problema eu deixar algum tempo com essa pasta, comprarei assim q eu comprar mais alguma pela INTERNET, aí já uso o mesmo preço do frete, e a questão de trocar os plugs, isso pode gerar algum problema? Ou n da nada? 

Postado
1 hora atrás, VitorHoost disse:

a questão de trocar os plugs, isso pode gerar algum problema? Ou n da nada? 

Problema nenhum. A única diferença do CPU_FAN é que ele tem o PWM, que é um controle do BIOS da rotação do fan de acordo com a carga, temperatura da CPU. Por isso que todo mundo pluga o fan do cooler no CPU_FAN, porque quando a CPU estiver em repouso, o fan vai rodar baixo. Quando a CPU fica em carga, o fan gira mais rápido.

Todo conector da placa-mãe vai ser igual em essência -- entregar 12V dependendo do ajuste no BIOS. 

Sobre a pasta térmica, tente pelo menos comprar a implastec, porque essa Empire pode ser bem pior. Como eu disse, tem algumas pastas genéricas que simplesmente não transferem calor. Às vezes até isolam o calor. Vai te custar uns 5 reais (a menos que estejam enfiando a faca aí na sua cidade, o que seria um roubo, pois a implastec é bem ruim).

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!