Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
7 horas atrás, edgar_ disse:

Olá!

Recentemente adquiri um notebook e queria saber o que cada um faz para melhor economia de sua máquina.

:)

Usa só quando realmente necessário que você consegue evitar o desgaste prematuro.

Por exemplo, em meu smartphone consigo ficar 4 dias sem recarregar a bateria pois uso mais o PC desktop. Assim evito desgaste do touch e da bateria diminuindo seus ciclos de carga e descarga e do risco de queda.

Postado

@LEONARDO26SP Beleza, fera... valeu a sugestão! Eu também tô mais acostumado com desktop, e claro, celular... notebook n é diferente de celular.

@Henrique - RJ Eu consigo ficar com 1 e pouco com a bateria do celular. Com notebook estou vendo isso.

Vi dicas de notebook de calibragem (fez isso?), economia de bateria (o que eu já via em smartphone), não deixar ultrapassar 20% de percentual de bateria de desgaste etc.

Comprei esse notebook no PY e tem 36WH.

Postado

@edgar_

No celular, após usar a câmera, desligo o aparelho e ligo de novo ( reiniciar não resolve ). É que, depois de usar a câmera, se eu apenas fechar ela, os arquivos dela continuam aparentemente consumindo muito da bateria pelo que percebi com o app Cool Tool que mostra picos máximos de uso da frequência do processador no status bar ( aquela faixa no topo da tela onde ficam a hora, a intensidade do sinal etc ). Assim, o smartphone ( o meu é o Galaxy Samsung J5 Prime com Android Nougat ) pode chegar a ficar 5 dias sem necessidade de recarga, isso se não ficar usando ele com frequência durante o dia ( ele fica paradão esperando chegar alguma mensagem no WhatsApp ou alguma ligação telefônica ). O detalhe é que não o deixo em modo de economia pois quero o WiFi dele ativo por causa do WhatsApp.

No notebook a dica deve ser semelhante, quanto mais você o usa menos tempo de vida útil ele deverá ter. Eu ainda o deixaria sem efeitos gráficos que com eles de início é mais bonito e agradável mas logo cansa. Sem esses efeitos o sistema fica bem mais rápido. Também desativaria serviços que não uso como um Bluetooth ou algum outro para mim desnecessário. Além disso, sugiro desativar a memória swap ou memória em disco que o sistema costuma usar mesmo tendo bastante memória disponível o que diminui o desempenho e tende a desgastar o HD. Se o sistema for o Linux, instalaria o serviços prelink e preload que tornam o uso mais suave com pouco acesso ao HD. Outra coisa que faço é desinstalar serviços de cache de pesquisa como os update-apt-xapi e updatedb.mlocat que usam muito o HD. Mais um que desativo é o serviço que checa se há atualizações de tempos em tempos ( um exemplo é o muon ) que usa muito o disco rígido e consome recursos.

Isso foi o que me lembrei pois é muita coisa que você pode ir descobrindo á medida que vai usando a máquina e acompanhando seu funcionamento.

Postado
58 minutos atrás, Foxwalt disse:

Neste vídeo, o Linus testa diversas sugestões que vemos por aí:

É verdade, o vídeo lembrou bem outras dicas que já faço como diminuir o brilho da tela, diminuir o som, usar resolução de tela menos exigente, diminuir qualidade dos vídeos, remover aplicativos em segundo plano são mais algumas.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...