Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
17 horas atrás, .Solutionn. disse:

Em qual posição no gabinete fica a fonte? Se for na parte de cima ela tende a esquentar mais mesmo pois está sendo 'resfriada' pelo ar quente os componentes.

fica em cima obrigado pela ajuda

adicionado 1 minuto depois
10 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

Nos informe qual o hardware instalado e qual a fonte exatamente.

Processador Intel G620, 2.60GHZ 3MB - placa-mãe Gigabyte GA-H61M-S1 - MEMORIA RAM 2GB DDR3 - FONTE K-MEX PK300PF - HD DISCO RIGIDO 500GB Seagate

Postado

@LUCAS CAMARGO VIANA

Tira uma foto legível da etiqueta que tem colada nessa fonte e deixa ela aqui.

Aparentemente essa tua fonte deve estar no limite de fornecimento de energia por estar esquentando muito ( ela talvez forneça pouco mais que 100W como acontece geralmente com genéricas ).

Parece que a distribuição de potência dela ainda segue padrões antigos em que a potência da linha de 12V deve ser menor para PCs de hoje e por isso esquenta a julgar pela distribuição dos cabos tendo conectores antigos como para floppy e molex.

Não instale mais do que um HD nesse PC porque a fonte não deverá suportar. Por estar trabalhando no limite há risco de queima ou avaria de algum componente como memórias com o passar do tempo.

Sempre usei genéricas nos meus PCs antigos e só uma esquentava muito.

.

• Curtir 1
Postado
3 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

Tira uma foto legível da etiqueta que tem colada nessa fonte e deixa ela aqui.

Aparentemente essa tua fonte deve estar no limite de fornecimento de energia por estar esquentando muito ( ela talvez forneça pouco mais que 100W como acontece geralmente com genéricas ).

Parece que a distribuição de potência dela ainda segue padrões antigos em que a potência da linha de 12V deve ser menor para PCs de hoje e por isso esquenta a julgar pela distribuição dos cabos tendo conectores antigos como para floppy e molex.

Não instale mais do que um HD nesse PC porque a fonte não deverá suportar. Por estar trabalhando no limite há risco de queima ou avaria de algum componente como memórias com o passar do tempo.

Sempre usei genéricas nos meus PCs antigos e só uma esquentava muito.

.

Irei trazer uma foto ainda hoje para verificar,eu verifiquei na BIOS a tensão está normal,Só pra constar.

• Curtir 1
Postado

@LUCAS CAMARGO VIANA

É 12V x 16A deve estar no limite mesmo considerando estes valores nominais.

Tenho uma IceAge aqui que esquenta bastante em um PC velho ( AMD soquete 462  Atlhon XP ) com placa de vídeo off mas em outro também velho ( AMD soquete AM2 Sempron ) com vídeo onboard fica quase fria.

• Curtir 1
Postado
7 horas atrás, Henrique - RJ disse:

@LUCAS CAMARGO VIANA

É 12V x 16A deve estar no limite mesmo considerando estes valores nominais.

Tenho uma IceAge aqui que esquenta bastante em um PC velho ( AMD soquete 462  Atlhon XP ) com placa de vídeo off mas em outro também velho ( AMD soquete AM2 Sempron ) com vídeo onboard fica quase fria.

Estranho pois na bios marca a temperatura stock,eu não uso placa off, meu processador é g260 2.6ghz ,ram 2gb,hd Seagate 500 7200rpm. 

Acho que vale a pena considerar o que

@Foxwaltfalou ali em cima,sem desmerecer seu conhecimento,o que me diz?

Postado
3 horas atrás, LUCAS CAMARGO VIANA disse:

Estranho pois na bios marca a temperatura stock,eu não uso placa off, meu processador é g260 2.6ghz ,ram 2gb,hd Seagate 500 7200rpm. 

Acho que vale a pena considerar o que

@Foxwaltfalou ali em cima,sem desmerecer seu conhecimento,o que me diz?

Nunca tomei conhecimento de haver sensor de temperatura em fontes ou que algum BIOS mostrasse a temperatura de fontes. As tensões podem estar dentro de seus limites normais mesmo estando quente que deve ser o seu caso. Se alguma tensão estivesse realmente fora do normal você já estaria percebendo problemas no seu PC.

programas costumam mostrar tensões loucas e eu só vejo utilidade se tiver um monitoramento diário como meio de alerta caso haja alguma variação nelas o que indicaria alguma degradação da fonte ( é o que costumo fazer nos meus velhos PCs usando o antigo Motherboard Monitor no Windows 7 e o Conky no Linux ).

O @Foxwalt tem um conhecimento mais profundo sobre fontes mas as fontes ditas genéricas costumam entregar em torno da metade do que anunciam em seus rótulos e você pode perceber isso pelo calor que ela exala como um meio prático a grosso modo de saber se está sendo forçada como comentei a respeito de minha IceAge.

• Curtir 1
Postado

Interessante,vou dar uma olhada diariamente,e também irei ver esse motherboard monitor,o que faria distinguir uma fonte genérica,ou seja como reconhecê-la?

Tem um site que mostra/fiz teste de Watts de acordo com meus hardwares irei mandar aqui,gostaria que olhasse e desse opinião.

Obrigado pela ajuda,agradeço de verdade.

Segue link do Site,suponho que já conhece,tem vídeo de um professor do CDB usando esse site:
https://outervision.com/power-supply-calculator

Postado
14 minutos atrás, LUCAS CAMARGO VIANA disse:

Interessante,vou dar uma olhada diariamente,e também irei ver esse motherboard monitor,o que faria distinguir uma fonte genérica,ou seja como reconhecê-la?

Tem um site que mostra/fiz teste de Watts de acordo com meus hardwares irei mandar aqui,gostaria que olhasse e desse opinião.

Obrigado pela ajuda,agradeço de verdade.

Segue link do Site,suponho que já conhece,tem vídeo de um professor do CDB usando esse site:
https://outervision.com/power-supply-calculator

Esse programa, Motherboard Monitor 5, é muito antigo e foi descontinuado mas ainda dá para usar ele em PCs antigos com até dois núcleos. Eu o deixei todo configurado ( deu trabalho ) para me alertar para variações em cada linha acima ou abaixo de determinados percentuais. Durante alguns meses não devem ocorrer variações mas depois a tendência é que ocorra. Existem outros que talvez façam o mesmo trabalho como o CoreTemp, SpeedFan, Everest e o HWMonitor mas eu gostei muito do MBM 5 que também acompanha temperaturas e rotação dos coolers.

Esse site de cálculo de consumo é muito antigo e é um modo de saber quanto um PC deve consumir mas isso aproximadamente com tendência a um consumo máximo ou de pico no resultado ( na prática o consumo costuma ser menor ).

Para saber se uma fonte é do tipo genérica você tem que saber mais ou menos quais as que não são como as Corsair, XFX, Cooler Master, PCYes, Seasonic, e algumas outras mas isso a grosso modo pois entre estas podem haver as que não são tão boas ( esta é a forma prática de eu saber sem ficar lendo reviews em sites gringos especializados ). Primeiro levanto a suspeita de ser genérica pra depois pesquisar pelo modelo em busca de detalhes como preço, tipo de conectores que possui, distribuição de carga entre as linhas de tensão e testes que tenham sido feitos. Aprendi bastante nos fóruns com o passar dos anos mas sempre procuro o lado prático cruzando com experiências com as fontes que uso e por isso sou de tendência a usar fontes genéricas principalmente em PCs sem placa de vídeo off e com um HD apenas.

• Curtir 1
Postado
17 minutos atrás, Henrique - RJ disse:

Esse programa, Motherboard Monitor 5, é muito antigo e foi descontinuado mas ainda dá para usar ele em PCs antigos com até dois núcleos. Eu o deixei todo configurado ( deu trabalho ) para me alertar para variações em cada linha acima ou abaixo de determinados percentuais. Durante alguns meses não devem ocorrer variações mas depois a tendência é que ocorra. Existem outros que talvez façam o mesmo trabalho como o CoreTemp, SpeedFan, Everest e o HWMonitor mas eu gostei muito do MBM 5 que também acompanha temperaturas e rotação dos coolers.

Esse site de cálculo de consumo é muito antigo e é um modo de saber quanto um PC deve consumir mas isso aproximadamente com tendência a um consumo máximo ou de pico no resultado ( na prática o consumo costuma ser menor ).

Para saber se uma fonte é do tipo genérica você tem que saber mais ou menos quais as que não são como as Corsair, XFX, Cooler Master, PCYes, Seasonic, e algumas outras mas isso a grosso modo pois entre estas podem haver as que não são tão boas ( esta é a forma prática de eu saber sem ficar lendo reviews em sites gringos especializados ). Primeiro levanto a suspeita de ser genérica pra depois pesquisar pelo modelo em busca de detalhes como preço, tipo de conectores que possui, distribuição de carga entre as linhas de tensão e testes que tenham sido feitos. Aprendi bastante nos fóruns com o passar dos anos mas sempre procuro o lado prático cruzando com experiências com as fontes que uso e por isso sou de tendência a usar fontes genéricas principalmente em PCs sem placa de vídeo off e com um HD apenas.

Excelente amigo,muito bom,também procuro saber bem na prática,tenho um multimetro vou ver vale a pena medir tensão na fonte só por desencargo de consciência,mas tenho conhecimento que essa minha fonte seja genérica mesmo,li alguns tópicos inclusive aqui no CDH sobre ela,aaah segue a imagem que fiquei devendo amigo

captura fonte recomendada.PNG

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!