Ir ao conteúdo
  • Comunicados

    • Gabriel Torres

      Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

      Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
Xablauzz

Explicação de circuito eletrônico

Recommended Posts

Alguem pode me explicar o funcionamento desse circuito?

Sem título.jpg

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
32 minutos atrás, Xablauzz disse:

Alguem pode me explicar o funcionamento desse circuito?

Sem título.jpg

 

 

Explicação com uma só imagem: 

É um comparador de tensão.

image.png.a50e40904829f76f0c3f9c57f51cf339.png

adicionado 4 minutos depois

Eu gosto de pensar assim:

Se a entrada que tem o sinal de menos (-), é maior, a saída sempre será zero.

Se a entrada que tem o sinal de mais (+) é maior, a saída sempre será de nível alto, que vai ter o mesmo valor da tensão de alimentação do CI... Comum dizer também que está no estado de 1. 

adicionado 10 minutos depois

Os diodos nas saídas dos comparadores evitam que as saídas dos circuitos integrados entrem em curto-circuito. 

Não fosse os diodos, um circuito integrado poderia está em nível alto na saída enquanto o outro estaria em nível baixo. 

O que tivesse em nível baixo colocaria a saída do que estivesse em nível alto em curto-circuito. 

adicionado 12 minutos depois

O transistor nem precisa dizer que ele amplifica corrente. 

Os resistores nem precisa dizer que são divisores de tensão. 

  • Curtir 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Só completando, é um circuito comparador de temperatura entre os dois circuitos "A" e "B" onde o LED vai acender quando a temperatura do circuito "A" for maior que a temperatura do circuito "B".

Os potenciômetros do circuito "A" e "B", são para ajuste dessa temperatura e o potenciômetro do último circuito ajusta, provavelmente, o tempo que o circuito "A" prevalecerá sobre o circuito "B" Formando uma espécie de "Histerese"...

 

PS: Colegas, Me corrijam se enganei na análise! Pois vi isso em meados de 1982 e estou completamente enferrujado no assunto! Hehehehe!!!!

 

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites
Postado (editado)

Bom.

Eu vejo o led acender devido a três entradas de um OU lógico.

Quando a temperatura aumenta nos NTCs e as tensões em A OU B caem abaixo de 4,5V, a saída do comparador vai a nível lógico 1. 

Uma observação. Os pontos A e B não podem ser fontes de tensão com resistência de saída baixa. Caso ocorresse, a tensão nesses pontos não se alteraria com a temperatura, ou alteraria muito pouco, reduzindo a sensibilidade dos NTCs.

O terceiro circuito, com as entradas A e B, forma um amplificador diferencial. Apenas a diferença de tensão entre A e B é amplificada. A saída vale B - A. Essa tensão TEM que ser igual ou maior que zero para poder sensibilizar o estágio seguinte (comparador).

O potenciômetro ajusta a tensão de disparo deste comparador.

Observar que este circuito não possui características bem definidas devido à observação anterior sobre os pontos A e B.

O terceiro circuito considera que os pontos A e B sejam fontes de tensão. O circuito amplificador diferencial só fornece a tensão B - A caso essas fontes de tensão possuam resistência de entrada menor que 10k, pois um descasamento de 1% entre os quatro resistores já compromete a tensão B - A.

Considerando que as resistências de entrada das fontes A e B sejam menores que 10k, então os dois circuitos de cima vão depender, e muito, de seus valores.

Em tempo:

Como a variação da temperatura COSTUMA ser lenta, as saídas dos comparadores poderiam possuir um mínimo de histerese. Isso evitaria transições espúrias quando as entradas dos comparadores tivessem tensões com valores próximos.

MOR_AL

Editado por MOR
  • Obrigado 1

Compartilhar este post


Link para o post
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário






Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×