Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Desempenho de Windows 10 em HD e jogos em SSD


Ir à solução Resolvido por grievous,

Posts recomendados

Muita gente tem colocado o sistema operacional e alguns jogos/programas tudo no SSD, deixando o HD apenas para os demais arquivos. Sei que há uma grande melhora e vantagem no carregamento, mas se usar o SSD apenas para jogos e deixar o SO no HD, será obtido a mesma fluidez? Pretendo deixar o sistema no HD para usar menos espaço de SSD.

Em resumo, usar o SSD apenas para jogos, terá a mesma vantagem sem alteração quando com o SO instalado nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

17 minutos atrás, diogoprata disse:

Não. Isso só é possível com  AMD StoreMI Technology

Amigo, acho que você não entendeu o ponto. O sistema operacional no HD certamente não vai melhorar o carregamento apenas colocando um SSD para outros arquivos, fora é claro esta tecnologia da AMD.

Quero saber se os jogos vão ter melhoramento de carregamento e melhor fluidez se estiverem instalados no SSD ao mesmo tempo que o sistema está em um HD e um tanto limitado na velocidade de acesso.

 

10 minutos atrás, grievous disse:

Acredito que a diferença será mínima, a não ser que o jogo exija tanta memória do sistema forçando o SO a fazer swap e nesse caso o SO no SSD traria algum ganho contra o SO no HDD.

Então em teoria, os jogos no SSD seriam melhorados quase igualmente tanto com ou sem sistema operacional nele se em condições normais?

Os relatos dizem que o SSD ajuda e muito as travadinhas de certos jogos, e fico em cima do muro se a velocidade de acesso ao sistema em si de forma separada possa comprometer o acesso dos arquivos no SSD neste aspecto.

Muito obrigado pela resposta!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendi agora, e comigo já somos 3 kkkk. Já vi relatos de que particularmente no PUBG que melhorou na queda de FPS, não que tenha aumentado o FPS, parou com certos engasgos e diminuiu as quedas o que consequentemente proporcionará uma gameplay mais fluida. Mas a questão de sistema no HD vs jogo no SSD alguém vai ter que testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou ter que eu mesmo fazer o teste! :D

Já tenho o SSD em mãos, mas me deparei com um problema... Meu gabinete não tem baia nativa para 2.5 e nem consigo parafusar apenas de um lado devido o mesmo não ter buracos de acordo com os furos do SSD.

Minha opção no momento seria encomendar um adaptador de baias (minha cidade não se encontra em lugar algum). Enquanto isto, eu pensei em colocar o SSD em cima de um drive de DVD (desligado) para apoiar ele. Teria algum problema (nem que seja estática) usar o SSD neste lugar até chegar o adaptador? :huh:

Desculpe a mudança de foco, mas achei melhor aproveitar o tópico.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2018 às 10:13, Lost Byte disse:

Muita gente tem colocado o sistema operacional e alguns jogos/programas tudo no SSD, deixando o HD apenas para os demais arquivos. Sei que há uma grande melhora e vantagem no carregamento, mas se usar o SSD apenas para jogos e deixar o SO no HD, será obtido a mesma fluidez? Pretendo deixar o sistema no HD para usar menos espaço de SSD.

Em resumo, usar o SSD apenas para jogos, terá a mesma vantagem sem alteração quando com o SO instalado nele?

 

Eu comprei um SSD pensando justamente em fazer isso. E fiz. Continuei com o SO no HD, e movi 2 jogos para o SSD por enquanto. Eu notei melhora no carregamento dos jogos sim. Também notei algo que nunca tinha acontecido, sabe quando você move o cursor e o cursor demora a responder? como se ele estivesse com delay, você move e ele ainda não chegou ao ponto que você moveu o mouse, vai cortando. Bem, isso tem acontecido somente depois que eu instalei o ssd e movi os jogos pra ele. Isso acontece normalmente usando o windows. Ainda não percebi quando estou jogando.

Não penso em botar o SO no HD, a minha preferência é somente os jogos mesmo. Meu boot é satisfatório no HD ainda.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então pessoal... Consegui fazer um teste com o jogo Final Fantasy XV no SSD Kingston A400 240GB enquanto o sistema estava no HD. O jogo carregou praticamente a metade do tempo que levava, uma diferença significativa e que melhorou a questão das viagens rápidas, sendo que em monitorização em tempo real do uso de disco, com o HD era em média 25Mb/s e o SSD agora 150Mb/s durante a gameplay.

Quanto a fluidez, não notei nenhuma diferença, continuando alguns drops em certas situações/batalhas como era antes, se bem que é muito provável neste caso que seja devido ao processador gerando um certo gargalo (i5-4690). Como testei apenas em um único jogo, não posso afirmar se há de fato alguma diferença. Tentarei assim que possível jogar PUBG, que é um jogo onde relatam que um SSD faz uma boa diferença.

 

20 horas atrás, Raaoni disse:

Eu notei melhora no carregamento dos jogos sim. Também notei algo que nunca tinha acontecido, sabe quando você move o cursor e o cursor demora a responder? como se ele estivesse com delay, você move e ele ainda não chegou ao ponto que você moveu o mouse, vai cortando. Bem, isso tem acontecido somente depois que eu instalei o ssd e movi os jogos pra ele. Isso acontece normalmente usando o windows. Ainda não percebi quando estou jogando.

Não penso em botar o SO no HD, a minha preferência é somente os jogos mesmo. Meu boot é satisfatório no HD ainda.

Estou no mesmo barco, pois não vejo necessidade real de melhorar o tempo de boot do sistema. Aliás, no meu próximo upgrade já planejo usar Optane ou StoreMI, pois assim manter o sistema no HD vai ser muito útil.

Quanto as travadas do cursor, não me acontece, continuando o uso do explorer e Windows do mesmo jeito. Só acontece quando extraio RAR/ZIP pesados, ou transferência copiar/colar de grande quantidade de arquivos. No seu caso pode ser algum conflito de driver inesperado por causa do SSD ou desconfiguração do mouse.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 11/07/2018 às 12:00, diogoprata disse:

Entendi agora, e comigo já somos 3 kkkk. Já vi relatos de que particularmente no PUBG que melhorou na queda de FPS, não que tenha aumentado o FPS, parou com certos engasgos e diminuiu as quedas o que consequentemente proporcionará uma gameplay mais fluida. Mas a questão de sistema no HD vs jogo no SSD alguém vai ter que testar.

Nesse caso, o drop de FPS é por falta de memória RAM, olhando o grupo do PUBG o pessoal mau informado recomendava a utilização de SSD e até de PenDrive 3.0 para resolver isso, mas um simples upgrade de memória ja resolveria isso pois varias pessoas que seguiram essa ideia de de por SSD continuaram com problemas exatamente por ainda ter apenas 8GB de RAM.

adicionado 4 minutos depois

Recentemente migrei para o SSD (SO e GAMES), não vi diferença dentro do jogo (PUBG e SQUAD), apenas o tempo de iniciar o jogo que melhorou muito....

O que muitos ainda acham é que SSD melhor FPS, o que é mentira..., e quando você tem algum DROP de FPS é por conta da falta de memória..., ou seja, não coloque SSD se o problema é falta de memória, é um investimento burro ja que mais 4GB de RAM custa o mesmo que um SSD de 120GB que a maioria costuma colocar (vi muito isso com o pessoal do PUBG)...

 

[]'s

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 horas atrás, jshawk disse:

O que muitos ainda acham é que SSD melhor FPS, o que é mentira...

Aumentar os FPS não vai, porém pode melhorar a estabilidade, diminuindo as travadinhas e oscilação de frames ao carregar texturas e partes do cenário, algo que é constante em jogos de mundo aberto, mapas gigantes.

Mas em relação a memória RAM, concordo, e o SSD meio que melhora neste caso devido a memória virtual armazenada se tornar um pouco mais rápida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...