Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como dimiuir potência de churrasqueira elétrica?


Posts recomendados

Boa tarde, possuo uma churrasqueira elétrica de 1500w mas ela é quente demais para o que eu preciso. Lendo sobre a lei de Ohm e o efeito Joule fiz alguns cálculos:

 

Potência é igual tensão x corrente, então:

1500w = 127v (tensão da minha casa) x corrente

1500/127 = ~12A

 

Editado: Potência = V² / R e R = V / I

R = 127 / 12

R = 10,5 ohms

 

P = 127² / 10,5

= 1536W

 

Eu gostaria que ela tivesse quase metade da potência, em torno de 800w já estaria bom. Nesse caso:

 

800w x 10,5 ohms = 8400

√8400 = ~90v

 

Tecnicamente, se eu ligasse a churrasqueira numa tensão de 90v eu teria aproximadamente 800w, correto? Caso meus cálculos estejam certos, qual a melhor forma de reduzir a tensão? Posso usar algum regulador de tensão que baixe para ~90v (se é que existe algo assim)? Só quero ter certeza para não correr riscos.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@marcos2255 Para uma potência dessa dimensão, é mais prático você adaptar um termostato nela que controlar a tensão da resistência, o link abaixo te dá um exemplo de termostato próprio para isso:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1057331840-termostato-grill-churrasqueira-panela-eletrica-95250-bivolt-_JM

Uma das vantagem de um termostato, e não um controle de tensão, seria a velocidade que a resistência atinge o calor satisfatório que você necessita! 

Pelo controle de tensão o tempo que a resistência levará para atingir a temperatura, pode ser até inviável!... 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@BCP Eu até tenho um desses aqui em casa mas não sei onde foi parar, vou ver se acho porque o frete do mercado livre ultimamente está inviável. Me esclareça uma dúvida, quando eu ligo algo que possua uma resistência (torradeira, chuveiro, torneira elétrica, etc) a potência consumida no momento que ligo o equipamento é constante ou vai subindo à medida que o resistor esquenta?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!