Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
WillisOJesus

Circuito 4 Leds com trasistor e LDR

Recommended Posts

Ola, gostaria de saber como monto um circuito simples para acionar 4 LED brancos 20mA com uma LDR.

Pensei em usar um trasistor como chave e um trimpot para ajuste de luminosidade de acionamento.

No proteus funciono, mais na pratica não, como faço os caculos para o trasistor? Estou um trimpot de 100K.

agradeço a quem puder auxiliar...0/

Capturar.PNG.2c3aff802c65d3ddafb561d147187095.PNG

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Essa é uma oportunidade de usar um transistor JFET de canal P como resistor controlado por tensão (VCR).

Quando houver luz, a resistência do LDR cairá e será enviada uma tensão VGS baixa ao JFET, fazendo ele acender os LEDs. À medida que cada vez mais faltar luz, a resistência do LDR aumentará e proporcionalmente a luz dos LEDs irá apagando à medida que a tensão VGS do JFET aumentar F5Rua4D.gif.

Isso é interessante de ser calibrado por simulação, ao escolher um modelo comercial específico de JFET de canal P.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Compartilhar este post

Link para o post
3 horas atrás, WillisOJesus disse:

Estou um trimpot de 100K.

Coloque um resistor de 2k ali em série na base do transistor. 

Editado por Mestre88
  • Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@WillisOJesus ,

Você quer passar 40 mA no coletor, então supondo um ganho mínimo de 110, na base terá de fornecer uma corrente mínima de aproximadamente 0,040/110 = 0,4 mA aproximadamente. Para garantir uma saturação, eu usaria no cálculo 0,6 mA.

A média dos LDR's que encontrei possuem resistência que varia entre 4K7 e 200K ( entre muito claro e totalmente escuro ).

Para ter uma tensão mínima garantida de 0,8V na junção do Trim-pot com o LDR, e passando por um resistor de aproximadamente 2k2 conforme o @Mestre88 sugeriu .... me parece que 100K no Trimpot não é um bom valor para permitir um bom ajuste .... teria de ser um valor menor.

Paulo

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, aphawk disse:

. me parece que 100K no Trimpot não é um bom valor para permitir um bom ajuste .... teria de ser um valor menor.

Eu ia sugerir 47k, mas o post deu erro.

Tenho um circuito desse tipo que funciona desse jeito. 

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Desculpem senhores, Hoje que estou conseguindo retornar aqui. 

Bom...Adicionei o resistor de 2K conforme sugerido pelo @Mestre88, porém a regulagem de intensidade de acionamento não ficou boa, praticamente sem ajuste nenhum. Em resumo analisei novamente e achei os valores muito altos e como precisaria de uma corrente um pouco maior optei por resistores em paralelo no divisor de tensão, assim fracionaria a resistência do LDR que como mencionado pelo @aphawk possui intervalo com valores bem elevados.

Fiz  os cálculos e achei os novos valores que me pareceu ideal, não montei o circuito fisicamente, mais no simulador funciona perfeitamente.

Para montar o  "R1" do divisor, em serie com o resistor de 100 esta um trimpot de 100 e em paralelo um trimpot para simular o LDR(100K).

Link do simulador online com o esquema: http://tinyurl.com/y8ylobf3

Minha duvida agora creio que seja básico da eletrônica, mesmo com a "chave" tramsistor deligado, meu circuito consumira corrente na malha entre a fonte e o divisor, o que esgotaria minha matéria rapidamente com energia desperdiçada? ou estou enganado?  

PS: Assim que possível posto os cálculos de como cheguei nos valores, se é que estão certos rsrsrs

Capturar.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

@WillisOJesus, o @Mestre88 e o @aphawk  me corrijam se eu estiver errado, mas este circuito é bem mais fácil e eficiente se você utilizar dois transistores na configuração darlington. Usando um só transistor o divisor de tensão tem que ser com resistores muito baixos pra saturar o transistor e dar 20mA em cada led... e como o LDR tem resistência alta não dá certo, a não ser que você coloque resistores baixos em paralelo, mas aí aumenta o consumo da bateria (e bateria de 9V já não é lá essas coisas)...

Use dois transistores em darlington e divisor de tensão formado por um potenciômetro de 47k e o LDR e pronto. A saturação é garantida e o consumo bem menor...

Compartilhar este post

Link para o post
6 horas atrás, Daniel Resende disse:

@WillisOJesus, o @Mestre88 e o @aphawk  me corrijam se eu estiver errado, mas este circuito é bem mais fácil e eficiente se você utilizar dois transistores na configuração darlington. Usando um só transistor o divisor de tensão tem que ser com resistores muito baixos pra saturar o transistor e dar 20mA em cada led... e como o LDR tem resistência alta não dá certo, a não ser que você coloque resistores baixos em paralelo, mas aí aumenta o consumo da bateria (e bateria de 9V já não é lá essas coisas)...

Use dois transistores em darlington e divisor de tensão formado por um potenciômetro de 47k e o LDR e pronto. A saturação é garantida e o consumo bem menor...

Exatemente isso.

Como eu disse acima, eu tenho um circuitinho desses. A diferença é que o meu trabalha com 24V justamente pra diminuir a corrente e aciona um relé, que por sua vez aciona uma lâmpada comum de 110V. O relé não consome nem 30mA, então fica fácil com um potenciômetro de 47k.

No caso a tensão é menor e os leds consomem bem mais corrente que o meu relé.

Use dois BC547 pra formar um Darlington.

Editado por Mestre88

Compartilhar este post

Link para o post

Uma outra melhoria que se poderia fazer é, se os leds forem de 2V, poderia-se colocar os quatro em série, assim o consumo ficaria ainda mais reduzido e a saturação ainda mais fácil...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais