Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Circuito 4 Leds com trasistor e LDR


Posts recomendados

Ola, gostaria de saber como monto um circuito simples para acionar 4 LED brancos 20mA com uma LDR.

 

Pensei em usar um trasistor como chave e um trimpot para ajuste de luminosidade de acionamento.

 

No proteus funciono, mais na pratica não, como faço os caculos para o trasistor? Estou um trimpot de 100K.

 

agradeço a quem puder auxiliar...0/

Capturar.PNG.2c3aff802c65d3ddafb561d147187095.PNG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa é uma oportunidade de usar um transistor JFET de canal P como resistor controlado por tensão (VCR).

 

 

 

Quando houver luz, a resistência do LDR cairá e será enviada uma tensão VGS baixa ao JFET, fazendo ele acender os LEDs. À medida que cada vez mais faltar luz, a resistência do LDR aumentará e proporcionalmente a luz dos LEDs irá apagando à medida que a tensão VGS do JFET aumentar F5Rua4D.gif.

 

 

 

Isso é interessante de ser calibrado por simulação, ao escolher um modelo comercial específico de JFET de canal P.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WillisOJesus ,

 

Você quer passar 40 mA no coletor, então supondo um ganho mínimo de 110, na base terá de fornecer uma corrente mínima de aproximadamente 0,040/110 = 0,4 mA aproximadamente. Para garantir uma saturação, eu usaria no cálculo 0,6 mA.

 

A média dos LDR's que encontrei possuem resistência que varia entre 4K7 e 200K ( entre muito claro e totalmente escuro ).

 

Para ter uma tensão mínima garantida de 0,8V na junção do Trim-pot com o LDR, e passando por um resistor de aproximadamente 2k2 conforme o @Mestre88 sugeriu .... me parece que 100K no Trimpot não é um bom valor para permitir um bom ajuste .... teria de ser um valor menor.

 

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desculpem senhores, Hoje que estou conseguindo retornar aqui. 

 

Bom...Adicionei o resistor de 2K conforme sugerido pelo @Mestre88, porém a regulagem de intensidade de acionamento não ficou boa, praticamente sem ajuste nenhum. Em resumo analisei novamente e achei os valores muito altos e como precisaria de uma corrente um pouco maior optei por resistores em paralelo no divisor de tensão, assim fracionaria a resistência do LDR que como mencionado pelo @aphawk possui intervalo com valores bem elevados.

 

Fiz  os cálculos e achei os novos valores que me pareceu ideal, não montei o circuito fisicamente, mais no simulador funciona perfeitamente.

 

Para montar o  "R1" do divisor, em serie com o resistor de 100 esta um trimpot de 100 e em paralelo um trimpot para simular o LDR(100K).

 

Link do simulador online com o esquema: http://tinyurl.com/y8ylobf3

 

Minha duvida agora creio que seja básico da eletrônica, mesmo com a "chave" tramsistor deligado, meu circuito consumira corrente na malha entre a fonte e o divisor, o que esgotaria minha matéria rapidamente com energia desperdiçada? ou estou enganado?  

 

PS: Assim que possível posto os cálculos de como cheguei nos valores, se é que estão certos rsrsrs

 

 

 

 

 

Capturar.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WillisOJesus, o @Mestre88 e o @aphawk  me corrijam se eu estiver errado, mas este circuito é bem mais fácil e eficiente se você utilizar dois transistores na configuração darlington. Usando um só transistor o divisor de tensão tem que ser com resistores muito baixos pra saturar o transistor e dar 20mA em cada led... e como o LDR tem resistência alta não dá certo, a não ser que você coloque resistores baixos em paralelo, mas aí aumenta o consumo da bateria (e bateria de 9V já não é lá essas coisas)...

Use dois transistores em darlington e divisor de tensão formado por um potenciômetro de 47k e o LDR e pronto. A saturação é garantida e o consumo bem menor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Daniel Resende disse:

@WillisOJesus, o @Mestre88 e o @aphawk  me corrijam se eu estiver errado, mas este circuito é bem mais fácil e eficiente se você utilizar dois transistores na configuração darlington. Usando um só transistor o divisor de tensão tem que ser com resistores muito baixos pra saturar o transistor e dar 20mA em cada led... e como o LDR tem resistência alta não dá certo, a não ser que você coloque resistores baixos em paralelo, mas aí aumenta o consumo da bateria (e bateria de 9V já não é lá essas coisas)...

Use dois transistores em darlington e divisor de tensão formado por um potenciômetro de 47k e o LDR e pronto. A saturação é garantida e o consumo bem menor...

Exatemente isso.

Como eu disse acima, eu tenho um circuitinho desses. A diferença é que o meu trabalha com 24V justamente pra diminuir a corrente e aciona um relé, que por sua vez aciona uma lâmpada comum de 110V. O relé não consome nem 30mA, então fica fácil com um potenciômetro de 47k.

No caso a tensão é menor e os leds consomem bem mais corrente que o meu relé.

Use dois BC547 pra formar um Darlington.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!