Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-Break APC para longos períodos de tempo


Posts recomendados

E aí, galera!

 

Primeiramente gostaria de me desculpar caso esse post esteja no lugar errado.

Por muito tempo fiz uso de estabilizadores mas semana passada adquiri um no-break, o BZ1200-BR da APC. Possuo uma fonte CX750 da Corsair e uso meu PC ligado 24/7 mas estive lendo em alguns fóruns que não se deve usar esse nobreak em uma fonte de PFC ativo por longos períodos de tempo devido ao estresse causado à fonte pela onda semi-senoidal; entretanto também vi informações de que o problema causado por este tipo de onda se faz presente apenas quando o no-break está no modo bateria. Essas informações procedem? 

Já agradeço de antemão a atenção de vocês!

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Sugiro a leitura do seguinte tópico criado pelo @faller

 

Esse equipamento que você comprou na verdade se chama Shortbreak, assim que a energia cai você deve desligar o PC o quanto antes. Nobreak de verdade é senoidal de dupla conversão e esses custam mais de ~R$2000 reais.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@SirJoe

 

Você, basicamente, trocou seis por meia-dúzia... Trocou um estabilizador comum, por outro, com bateria..

 

É um estabilizador, quando tem energia; é um gerador de onda quadrada, que é bem inadequada pra fontes, quando sem energia.. Além de estar sub-dimensionado..

 

O próprio fabricante atesta que NÃO é pra usar esse tipo de aparelho, com fontes com PFC Ativo, no manual dele.. Jogou uma grana fora, comprando esse trem aí..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

12 horas atrás, SirJoe disse:

E aí, galera!

 

Primeiramente gostaria de me desculpar caso esse post esteja no lugar errado.

Por muito tempo fiz uso de estabilizadores mas semana passada adquiri um no-break, o BZ1200-BR da APC. Possuo uma fonte CX750 da Corsair e uso meu PC ligado 24/7 mas estive lendo em alguns fóruns que não se deve usar esse nobreak em uma fonte de PFC ativo por longos períodos de tempo devido ao estresse causado à fonte pela onda semi-senoidal; entretanto também vi informações de que o problema causado por este tipo de onda se faz presente apenas quando o no-break está no modo bateria. Essas informações procedem? 

Já agradeço de antemão a atenção de vocês!

 

Obrigado!

 

No meu entendimento dá para usar esse nobreak só que tem que tomar alguns cuidados.

 

Se a corrente elétrica do local fica oscilando muito é arriscado usar esse nobreak porque ele vai ficar comutando a todo o instante tentando manter uma tensão e isso pode danificar a fonte do PC.

 

Também não acho bom deixar o PC muito tempo ligado quando a energia elétrica da rede faltar exatamente por causa dessa onda semi-senoidal.

 

Eu usaria esse nobreak nesse PC numa boa desde que observando os detalhes acima.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente, agradeço bastante pela atenção e respostas!

Vocês recomendam que eu use o PC diretamente na tomada? De acordo com informações que li no fórum e vídeos do Gabriel Torres, não haveria problemas, mas fico receoso porque aqui onde moro é 220v e, às vezes, oscila bastante. Gostaria de adquirir um filtro da Clamper, mas aqui nas áreas acredito que não tenha pra vender e os Correios... bem, sabem como é, né? 

 

Valeu pela atenção!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@SirJoe Sua fonte (por ser de qualidade) conta com um recurso chamado Tensão Universal, ou seja, ela opera normalmente com qualquer tensão entre 90 até 240 volts. Isso significa que sua rede elétrica pode oscilar dentro desse intervalo sem problemas que a fonte não irá sentir.

 

Já se ela estivesse ligada no estabilizador, quando a rede oscila ele tentará corrigir a tensão de saída (quando faz aquele barulho "tlec") injetando pequenos surtos e atrapalhando o trabalho da fonte.

 

Quanto ao filtro de linha você pode comprar algum na sua cidade enquanto o da Clamper não chega, existe um tópico comparando os diferentes tipos de filtro de linha disponíveis no mercado:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!