Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
4 horas atrás, Atretador disse:

@rhuanmoraes97 Todos os Ryzen são desbloqueados para overclock.

Os da Linha X são os que voce não deve fazer overclock na verdade, ja que com XFR2, PB2, PBO eles gerencia seu clock a partir da temperatura, meio que fazendo um OC automatico de acordo com necessidade, perto do limite de um OC all-core. R7 2700X por exemplo perde performance em overclock

Certo, espera aí... Então, quer dizer que não se faz overclock nos RYZEN da linha X por causa das tecnologias XFR2, PB2 e PBO que gerenciam o clock automaticamente conforme a temperatura, certo? Então, a única diferença entre ambos processadores RYZEN X e NON-X, é apenas o CLOCK BASE e CLOCK TURBO?

• Membro VIP
Postado

@rhuanmoraes97 Sim.

E você pode fazer OC nos X, o que não pode é alterar o vcore, porque aí tu desabilita XFR2 etc e etc. E isto acontece em qualquer Ryzen, 1ª geração, 2ª geração, com X ou não, mas é mais sentido nos X pelo "boost" ser maior.

• Curtir 2
Postado
7 minutos atrás, rhuanmoraes97 disse:

Certo, espera aí... Então, quer dizer que não se faz overclock nos RYZEN da linha X por causa das tecnologias XFR2, PB2 e PBO que gerenciam o clock automaticamente conforme a temperatura, certo? Então, a única diferença entre ambos processadores RYZEN X e NON-X, é apenas o CLOCK BASE e CLOCK TURBO?

Todos Ryzens são "unlocked". Os com sufixo X tem um clock mais alto que os não X. "Não se faz" overclock nos com Sufixo X porque eles já estão perto do limite (Ryzens não são bons de overclock), o que o pessoal costuma fazer é pegar os não X e deixar próximo/igual aos X, como o Steve do Hardware Unboxed fez com o R5 2600 no vídeo que o Atretador mandou.

• Curtir 1
Postado
10 minutos atrás, Phoenyx disse:

@rhuanmoraes97 Sim.

E você pode fazer OC nos X, o que não pode é alterar o vcore, porque aí tu desabilita XFR2 etc e etc. E isto acontece em qualquer Ryzen, 1ª geração, 2ª geração, com X ou não, mas é mais sentido nos X pelo "boost" ser maior.

8 minutos atrás, RobertoGB disse:

Todos Ryzens são "unlocked". Os com sufixo X tem um clock mais alto que os não X. "Não se faz" overclock nos com Sufixo X porque eles já estão perto do limite (Ryzens não são bons de overclock), o que o pessoal costuma fazer é pegar os não X e deixar próximo/igual aos X, como o Steve do Hardware Unboxed fez com o R5 2600 no vídeo que o Atretador mandou.

Entendi perfeitamente! Então, qual placa-mãe "baratinha" seria o ideal, mas que eu também consiga extrair o máximo de ambos processadores?

Desculpa pelas inúmeras perguntas :x

• Membro VIP
Postado

@rhuanmoraes97 Dos Ryzen? Bom, se vai nos de 2ª geração teria que ser placas 4xx para aproveitar o XFR2 e etc, como não tem a venda eu pegaria uma B350 com bom audio, VRM, e 4 slots de RAM.

Agora, baratinha tem a Biostar B350 GT3, ordinárias tem as A320 qualquer.

• Curtir 1
Postado
8 minutos atrás, Phoenyx disse:

@rhuanmoraes97 Dos Ryzen? Bom, se vai nos de 2ª geração teria que ser placas 4xx para aproveitar o XFR2 e etc, como não tem a venda eu pegaria uma B350 com bom audio, VRM, e 4 slots de RAM.

image.thumb.png.c3015171d6a53e1082a74b9333e01a88.pngTaquei esse kit no carrinho com essa b350. Será que vai dar bom? Pretendo pegar outro pent de 8GB por 400 reais no mercado livre 

Postado
7 minutos atrás, Phoenyx disse:

@rhuanmoraes97 Tem várias B350 da Biostar, aí não diz o modelo.

Vai gastar 140 pilas a mais em memória? Ok, dinheiro é seu.

Pensando bem, acho melhor pegar logo dois pents de 8GB por 800 no mercado livre kkkkk. Essa mobo é a B350ET2. Será que ela vai dar conta?

http://www.biostar.com.tw/app/en/mb/introduction.php?S_ID=869 Ela aqui 

Postado
14 horas atrás, Phoenyx disse:

XFR2, PBO, PB2 funcionam em placas A320\B350\X370. É um feature de processador, não do chipset

• Curtir 1
Postado
38 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Atretador Certeza? Que eu saiba faz tudo parte do SenseMI novo e é necessário chipset 4xx.

Eles tem que justificar a mudança de chipsets.

SenseMI também é coisa do processador

De 300 para 400 o que muda é um suporte melhor de memória, e o StoreMI vindo free.

adicionado 6 minutos depois

So o Overdrive que não funciona.

PB2 e XFR2 funcionam

• Curtir 4
Postado

E aí, pessoal! Gostaria de agradecer à todos que responderam, vocês não fazem ideia do quão surpreso fiquei com a quantidade de respostas em pouquíssimas horas após o post. Acabei pegando um Ryzen 5 com a B350ET2 na Terabyte, e 16GB no Mercado Livre por uns 800 e uns quebrados. Continuem ajudando o povo como me ajudaram, tem muita gente que vai ficar igualmente surpresa em como tem pessoas no mundo ainda dispostas a ajudar os outros. 

Desejo tudo de bom à todos! <3

• Curtir 3
  • 2 semanas depois...
Postado

Qual memória pegou? Eu acabei pegando um kit Viper Led 3200MHz porque nós reviews falavam muito bem da memória.

Só que agora vejo que ela não aparece em nenhum QVL das mobos Asus (queria pegar uma X470 Strix, no QVL da Taichi ela aparece como rodando a 2933. Fiquei decepcionado.

Se alguém souber de algo sobre esse kit, agradeço. Comecei até a pensar em mudar o setup para Intel em função da compatibilidade de memória.

Postado
2 horas atrás, Almarcal disse:

Qual memória pegou? Eu acabei pegando um kit Viper Led 3200MHz porque nós reviews falavam muito bem da memória.

Só que agora vejo que ela não aparece em nenhum QVL das mobos Asus (queria pegar uma X470 Strix, no QVL da Taichi ela aparece como rodando a 2933. Fiquei decepcionado.

Se alguém souber de algo sobre esse kit, agradeço. Comecei até a pensar em mudar o setup para Intel em função da compatibilidade de memória.

Nesse tópico vai ser meio difícil conseguir resposta para a sua pergunta... mas o seguinte... a temporização tá correta? É esse modelo aqui?

https://docs.wixstatic.com/ugd/20c502_e6a2ca4c70144cd0b8d600cd0683f03f.pdf

E tem um artigo que recomendo dar uma lida.

Postado
6 horas atrás, Anderson K disse:

Nesse tópico vai ser meio difícil conseguir resposta para a sua pergunta... mas o seguinte... a temporização tá correta? É esse modelo aqui?

https://docs.wixstatic.com/ugd/20c502_e6a2ca4c70144cd0b8d600cd0683f03f.pdf

E tem um artigo que recomendo dar uma lida.

Anderson, bom dia.

Obrigado pela resposta. Na verdade, postei aqui pois como o dono do tópico teve dúvidas entre as plataformas, e acabou pegando o AMD (que eu também gostaria de pegar), talvez já tenha comprado as memórias e tenha conseguido rodar.

Com relação aos timings, aparentemente os problemas levantados com a plataforma AMD é muito mais de compatibilidade das memórias do que outra coisa. A grande maioria só consegue rodar a 2933 MHz, mesmo com memórias de clock mais alto. Relatam também facilidade de compatibilidade com memórias que usam módulos Samsung B-Die.

Com certeza vou dar uma olhada nesse artigo, mas aparentemente o problema está mais focado na questão da plataforma do que nos timings da memória em si.

Vi um artigo em um site de fora onde o cara conseguiu fazer um over de uma memória de 3400 MHz até 3733 MHz sem problemas, inclusive mantendo os mesmos timings. Porém, nesse caso, era uma memória com módulos B-Die.

Obrigado novamente.

• Curtir 1
Postado

@Almarcal Pelo que vi, a linha Flare da G.Skill é a que melhor tem compatibilidade devido a terem uma relação direta com a amd. E sim, a questão das memórias é um porre, mas diz a lenda que quase sumiu esses problemas com as placas da linha 400. Outra opção, por mais sem noção que possa parecer é entrar em contato com a empresa que fez a sua placa-mãe e explicar o problema. Por mais que pareça difícil... até pode resultar na parte de update de bios futuro. E qual é o modelo de placa-mãe que tu tem aí? Taichi x370? x470?

Postado
2 horas atrás, Anderson K disse:

@Almarcal Pelo que vi, a linha Flare da G.Skill é a que melhor tem compatibilidade devido a terem uma relação direta com a amd. E sim, a questão das memórias é um porre, mas diz a lenda que quase sumiu esses problemas com as placas da linha 400. Outra opção, por mais sem noção que possa parecer é entrar em contato com a empresa que fez a sua placa-mãe e explicar o problema. Por mais que pareça difícil... até pode resultar na parte de update de bios futuro. E qual é o modelo de placa-mãe que tu tem aí? Taichi x370? x470?

Anderson, eu ainda não comprei a placa. Como trouxe a memória e um SSD m.2 de fora, resolvi comprar essa da Patriot. Realmente as memórias que se dizem "compatíveis" com AMD estão MUITO caro.

De qualquer maneira, não vi na QVL da Asus essa memória, e nas listas das Taichi, as memórias estão no QVL, porém informa que a velocidade homologada para as mesmas é de 2933, ou seja, não rodaria em 3200.

Por isso que pensei seriamente em trocar a plataforma de AMD para Intel, mas, vamos ver.

• Membro VIP
Postado

Para Ryzen, frequências maiores que 2933MHz tem que ser Samsung B.

Esta Patriot que pegou se for CAS 15 pode ser B-Die, E-Die, se for CAS 16 é loteria, mais fácil ser Hynix, CAS 14 ou igual/acima de 3466MHz é B-Die.

Postado

Tenho quase certeza que não é B-Die. Ela é CAS 16, e em todos os locais que consegui verificar, não menciona ser um módulo B-Die.

Na boa, é um baita de um tiro no pé esse esquema da AMD, pois é notório que frequencias mais altas geram melhores rendimentos aos processadores AMD, porém, limita-se a uma lista muito pequena de memórias para se conseguir isso.

Enfim, pelo visto, se eu optar por AMD, vou ter que me contentar em rodar com essa memória a 2933 MHz.

Postado
2 minutos atrás, Almarcal disse:

Enfim, pelo visto, se eu optar por AMD, vou ter que me contentar em rodar com essa memória a 2933 MHz.

Não que a diferença seja tão gritante entre 2933 e 3200... Mas realmente é um pouco frustante pagar por algo e nao conseguir usar.

• Membro VIP
Postado

Bom, já vi gente atingindo 3200MHz com Hynix em AMD, mas isto é um conjunto de placa-mãe, versão do BIOS, processador, experiência do usuário em acertar os timings, etc.

Aqui no Brasil, a memória mais barata B-Die que dava pra se encontrar eram as Corsair LPX CAS 16 versão 4.31. Versões posteriores são Hynix.

Na verdade, todos os kits rápidos DDR4 levam este chip, claro que quanto mais rápido melhor será a safra do chip. Minha 3200MHz por exemplo chega em 3333MHz instavelmente, ou seja, é uma safra inferior.

O problema parece ser que a AMD só se preparou para as Samsung e esqueceu as demais. Tem que ficar atento as atualizações de BIOS, quem sabe um dia resolvam isto. Mas se não resolveram até agora, nem na 2ª geração, deve ser algo específico da controladora de memória Zen. Vamo ver se arrumam no Zen2.

• Curtir 1
Postado
24 minutos atrás, rusty1 disse:

Não que a diferença seja tão gritante entre 2933 e 3200... Mas realmente é um pouco frustante pagar por algo e nao conseguir usar.

Sim, não é tão gritante, mas a questão é exatamente essa: pagar e não conseguir usar.

E o que mais frustra é que você vê reviews dessa memória e todo mundo falando do potencial enorme que ela tem para overclock. Ou seja, não vou perder apenas de 3200 para 2933, mas sim de um potencial overclock que nem adianta pensar em fazer!

5 minutos atrás, Phoenyx disse:

O problema parece ser que a AMD só se preparou para as Samsung e esqueceu as demais. Tem que ficar atento as atualizações de BIOS, quem sabe um dia resolvam isto. Mas se não resolveram até agora, nem na 2ª geração, deve ser algo específico da controladora de memória Zen. Vamo ver se arrumam no Zen2.

Também acho que não resolvem não. Vamos ver... ainda tenho um tempinho para me decidir se convivo com isso, e tenho ganhos no processador por ter 12 núcleos, melhor capacidade multitasking, etc, ou se vou partir para Intel e não me preocupar com memórias....kkk

Obrigado por enquanto pela ajuda pessoal!

• Membro VIP
Postado

@Almarcal Eu sinceramente não me preocuparia muito com isto. Se não conseguir os 3200MHz dá uma espremida nos timings. Eu ia pegar um kit G.Skill e dei a "sorte" de acabar o estoque antes do boleto ser compensado. Aí do nada me sai um anuncio no ML da Corsair 4.31 (já havia pesquisado sobre as Samsung B ) pelo mesmo valor, nova, lacrada... comprei no ato. 

Mas eu tinha me decidido pelo Ryzen antes disso (claro que aí aumentou ainda mais as expectativas né), metade do preço da plataforma 8700K + Z370 na época, e com 4 threads a mais, fui de cabeça.

No seu caso, comparando um 8400 vs 2600 a escolha fica mais fácil ainda, o dobro de threads e desempenho similar em games, só vai.

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!