Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, tenho 2 motores de tensão máxima de 9 Volts / 120Ma, e gostaria de liga-los a uma fonte de 12 Volts 3 amperes; eu posso utilizar um regulador de tensão 7809 sem a necessidade de dissipadores e outros componentes?

Postado

A potência dissipada pelo regulador seria, ao alimentar o conjunto de motores em paralelo F5Rua4D.gif:

RrfQRSH.gif

Normalmente um encapsulamento TO-220 suporta um 1 W inteiro sem dissipador térmico. Assim, você não é obrigado a colocar um no momento.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Obrigado 1
Postado

Se quiser calcular, aí vai um tutorial, que fornece as informações que você quer.

PD - é a potência dissipada no CI. PD = (Vin - Vout) * ICarga

TA - Temperatura ambiente. Use um valor máximo. Por exemplo 40ºC. Se o CI estiver dentro de uma caixa, considere um valor mais alto.

Tj - É a temperatura na junção do semicondutor do CI. Existe um valor máximo (manual). Não deixe o CI trabalhar com a temperatura máxima,. Use um valor 75% a 85% deste valor. 

Teta(ja) - Resistência térmica desde o semicondutor do CI até o ambiente (em ºC/W). Tem no manual do CI.

Veja o desenvolvimento e ao final, um exemplo. Sabendo que PD é mostrado no início deste tópico, tire o valor de ICarga.

MOR_AL

5b6a18a487a5d_Dissipao_2.JPG.d60ddc97c2af8b057d2295e12a0a5067.JPG

• Obrigado 2
Postado
10 horas atrás, jetop disse:

Olá, tenho 2 motores de tensão máxima de 9 Volts / 120Ma, e gostaria de liga-los a uma fonte de 12 Volts 3 amperes; eu posso utilizar um regulador de tensão 7809 sem a necessidade de dissipadores e outros componentes?

De jeito nenhum, são motores logo a corrente deles varia com a carga que se tem na ponta do eixo. Vai dar bem mais que 120mA em cada motor.

Sendo o motor uma carga indutiva, deve colocar os capacitores em paralelo com o regulador conforme diz no datasheet do LM7809.

• Curtir 1
Postado

@Mestre88

Bem pensado, rapaz. Se 9 V for a tensão máxima de fato na curva desse motor DC, sendo impossível modulação acima desse limite por um controlador, então ela corresponderá à velocidade angular máxima dele (rotor livre, sem carga mecânica). O torque e a corrente correspondentes serão então os mínimos disponíveis F5Rua4D.gif.

No meu ponto de vista, um regulador de tensão nem é o mais apropriado para acionar esse motor. Incluindo-o na maioria dos motores DC com menos de 1 kW de potência, tem-se uma conexão independente com ímã permanente no enrolamento de campo, com o controle pela armadura. Se a força contra-eletromotriz do motor DC, proporcional à velocidade, abaixar para aumentar a corrente na armadura, proporcional ao torque, a tensão fixa de 9 V vai ser boa parte desperdiçada em calor nos fios.

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

LANÇAMENTO!

eletronica2025-popup.jpg

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!