Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troca de fan para water cooler DeepCool Maelstrom 120T


Posts recomendados

@mtkdragon você está com ele no CPU_FAN usando o PWM para controlar a rotação? Porque se estiver no máximo, eles fazem barulho mesmo.

 

Eu acabei de testar o fan do Maelstrom 240T (eu tenho aqui). É o mesmo fan do 120T e bateu nos 1750rpm. Depois eu comparei com o AKasa Piranha, que bateu nos 1900rpm. 

 

O Piranha é um pouco mais silencioso (fan de ótima qualidade), especialmente porque ele roda 150rpm a mais, mas os dois fazem barulho no máximo, ainda mais se estiver de frente para a grelha do radiador.

 

Ou seja, não importa o fan, você vai achar barulhento se deixar no máximo. A menos que seja um fan que rode abaixo de 1500rpm, mas aí não serve para radiador (são muito fracos).

 

Portanto, você tem que colocar o fan no CPU_FAN e deixar o PWM regular a rotação de acordo com a carga. Ou, se quiser comprar um fan um pouco mais silencioso, tem esse Akasa Piranha.  

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtkdragon sim porque o fan só vai girar rápido quando estiver em carga. 

 

Se essa mudança for com a CPU em repouso, nem se liga nisso porque temperatura em repouso é irrelevante. O lance mesmo é em carga. Pode até ter ganhado uns 2-3ºC jogando porque o fan não vai ficar nos 1700rpm, mas se não estiver alto, não se preocupe.

 

Qual é a CPU, gabinete, e qual é a temperatura da CPU agora em carga , jogos, etc? Como eu disse, em repouso não importa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@mtkdragon Bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Tenho esse mesmo water cooler e considero ele bem silencioso, considerando bomba e fan. Um dos motivos de ter escolhido ele foi justamente esse: é um dos modelos mais silenciosos.

 

A bomba você sempre deve deixar a 100%, ou ela pode sofrer danos, além de entregar menor performance. O fan não faz sentido deixar rodando no máximo o tempo todo. Por sinal, pode até mesmo colocar ele em modo silencioso na BIOS: altera pouca coisa nas temperaturas e reduz muito o ruído.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa eu saí da linha FX para esse setup:

 

I5-8400

H310 TUF Gaming

16GB de RAM (2x8)

1TB HD e 1 SSD 120

Gabinete Aerocool 500 com 2 fans adicionais (o 3 fan nao está funcionando. Preciso ver se algum cabo não disconectou.)

 

Fiz o teste no Rainbow Six Siege e bateu 60 graus e no AC Origins 58 graus, depois da alteração. Tá tranquilo?

 

@Foxwalt obrigado, amigo! Então, deixo mesmo a bomba na CHA_FAN e a fan na CPU_FAN com a CHA CONTROL em PWM?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, mtkdragon disse:

@Contiusa na verdade, está 49-51 em jogos. Fiz a mudança da posição do radiador e tive essa melhora.

 

Na BIOS, no CHA_FAN, tem os botões PWM e DC. Tenho um gráfico com a porcentagem de uso e os graus. Em baixo tem - STANDARD - TURBO - SILEND - FULL.

 

 

Está ótimo. Coloca o CHA_FAN em FULL. Veja também se tem opção de aviso caso a bomba pare (em caso de defeito). 

 

Qual mudança de posição do radiador você fez? Se o seu gabinete é o Aerocool 500, você pode colocar ele atrás com o fan soprando para dentro (radiador no gabinete e fan por cima, soprando para dentro (o ar quente vai sair pelo teto - bom colocar um fan para ajudar a tirar o ar quente), pois assim você pode limpar o radiador com um aspirador pelo lado de fora do gabinete*, ou então na frente, soprando para dentro. Mas atrás eu acho que seria melhor.

 

Não use o aspirador direto no radiador porque as aletas são de alumínio e entortam que nem manteiga. Passe pelo lado de fora, com a grelha do gabinete protegendo o radiador.

 

Como o colega falou, pode até deixar o PWM do CPU_FAN em SILENT. O fan vai rodar com um perfil mais baixo de rotação. Vai subir uns 2-3ºC, mas é pouca coisa e fica mais silencioso. Se não estiver incomodando do jeito que está agora, tanto faz, porque as temperaturas estão muito boas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@mtkdragon tá legal assim. Se quiser testar com ele soprando para dentro, apenas vire o fan (não precisa mexer no radiador). Se tiver como colocar um fan exaustor no teto, melhor. A vantagem dele soprar para dentro é que ele pega o ar frio de fora, e não o ar quente da placa de vídeo. Vai abaixar um pouco em jogos, não tanto em repouso, pois a placa de vídeo vai estar parada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!