Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Ainda vale a pena investir em DDR3 ?


Posts recomendados

Boa tarde,

 

Eu já havia levantado anteriormente este tópico, porém não tive as respostas que eu procurava. Bom, eu tenho um kit DDR3 ( placa-mãe - P8h61-m lx3 r2.0 ASUS / Core i3 3240 / GTX 1050 2GB da Galax (CUDA 695, 1496 mhz) / 12 GB de RAM DDR3 "8GB + 4GB - HyperX" 1600 mhz / 820GB 2HD'S / Refrigeração 4 leds). Sim, esse kit me oferece excelente desempenho (médio/alto) em jogos pesados como (PUBG e GTAV). (Obs: Lol, dota e Csgo eu jogo no ultra com 90 FPS) já PUBG E GTAV pego 60 FPS rodando no baixo/médio.

OBS: Todos eles eu não rodo em full hd pois meu monitor é 1366x768.

 

Tenho interesse em utilizar ano que vem o kit DDR4, comprando (a placa-mãe H110M, um core i5 da 7 geração e 16 de RAM) pois ja tenho placa de vídeo, gabinete gamer novo com lateral acrílico, leds RGB e os HD'S. Mesmo assim apenas com esses 3 componentes (Pmãe, processd e Ram) eu terei de desembolsar em média 2.000,00 par ter uma bios mais atualizada, um kit mais veloz (MHZ das memórias e lógico mais núcleos no i5).

 

Então mesmo eu tendo um ótimo desempenho com DDR3 (com limitações é claro) eu vejo que cada dia que se passa me vejo com a necessidade deste upgrade (não é modinha em ter um pc bom e sim me adequar ao desempenho que os jogos atuais exigem).

 

Gostaria muito da opinião de vcs :) tanto se vale a pena, o que posso melhorar além destes componentes que mencionei, se estou fazendo algo de errado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Lucas Xavier Adrião Core i5 de 7ª Geração é péssima opção de compra. Eles não compensam desde o lançamento dos Ryzen de 1ª Geração. Agora que os Ryzen já estão na 2ª Geração e a Intel tem a 8ª Geração, não faz sentido mesmo comprar ele. Portanto, esqueça isso como opção.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você tem a opção de fazer o upgrade para um Core i7 3770 e continuar na sua plataforma por mais um tempo, é um bom processador e fica só um pouco abaixo do i5 8400. Porém, depende do preço que você encontrá-lo, se o preço estiver muito alto, melhor investir em uma plataforma nova mesmo.

 

Porém sua GTX 1050 2GB não deve ser nenhum problema para seu i3 3240. Eu só faria o upgrade da CPU caso estivesse planejando fazer o da placa de vídeo mais tarde.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa tarde, @Lucas Xavier Adrião .

 

A peça que causa maior impacto nos FPS de jogos é a placa de vídeo.

 

Se for trocar o kit placa-mãe + processador + ram, não invista na 7º geração Intel. No momento, os Ryzen estão valendo mais a pena. Ainda assim, se quiser Intel, procure pela 8º geração Intel.

 

Exemplo de kit AMD pelo mesmo preço: Ryzen 5 2600x / AB350M Gaming 3 / 8gb DDR4 2400mhz

 

Esse kit vai aumentar o desempenho do PC, zerar qualquer travada de processador, mas tenha em mente que para melhorar consideravelmente a qualidade gráfica vai precisar comprar uma nova placa de vídeo tb.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Narak13 Para PUBG e demais jogos de mundo aberto este I3 não dá mais conta. Eu faria isso que sugeriu, um I7 de 2ª ou 3ª geração BARATO (ou um Xeon similar do Aliexpress) e só.

Pois do contrário vai ter que investir uma bela grana em plataforma atual, e se comprou uma 1050 utilizando ainda monitor 720p significa que o bolso não tá cheio pra isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Eu esqueci de mencionar rs, mas em 2019 junto com o upgrade irá um monitor 1080p 144htz. Por enquanto realmente não tenho 700 reais pra comprar um rs.

 

@Silver Storm Irei realmente levar em conta sua opinião, Ryze pelo que vi estão mais baratos oferecendo o mesmo o mais desempenho que os intel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Narak13 Realmente o @Phoenyx foi infeliz neste comentário rs, os core i3 da terceira geração (meu caso) dão conta e muito de jogos em mundo aberto. Porém, com uma boa memória ram é claro, a minha é 12GB.

 

Jogo sem dor de cabeça gtaV e Pubg. Claro que eu não tenho o máximo desempenho, mas eu pego fácil 60 FPS no médio/baixo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Narak13 Não, porque o que conta neste caso é o poder de processamento para o multiplayer. Um jogo com 100 pessoas na mesma sala consome bastante processamento.

 

@Lucas Xavier Adrião Nenhum I3 abaixo do 8100 hoje é uma boa escolha, nenhum (o próprio 8100 já não acho uma boa escolha). Pode estar servindo pra você aí em alguns jogos, mas aposto que no PUBG você sofre com stutterings constantes (travadas, fps cai do nada e depois volta ao normal, CPU batendo 100% de uso).

 

4 núcleos hoje em dia já não tá bom, o ideal é 6, o que dirá então um processador de 2 núcleos. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Phoenyx Respeito muito sua opinião :). Porém, se quiser mando um vídeo com meus 60 FPS no PUBG com tudo no médio. Claro, eu tenho uma boa placa, boa memória. Agora falar que um i3 3240 não serve para mundo aberto em multiplayer já é falta demais rs pois eu uso e usufruo do mesmo sem leg constante (legs apenas na descida do paraquedas do pubg, algumas explosões mais altas no GTAV)  fora esses pequenos legs de milisegundos, eu jogo com 60 FPS liso liso, não é mentira rs. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Desviando o tópico brevemente, eu particularmente gosto muito dos comentários do @Phoenyx . Ele já me ajudou muito. S2

 

Voltando...

 

@Lucas Xavier Adrião  em todo o caso, você pode optar por comprar a placa de vídeo primeiro, visto que sua placa-mãe tem um slot PCIe 3.0. E, depois com calma, você atualiza o kit.

 

Só uma pergunta no meio disso tudo...  qual é sua fonte mesmo?

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Silver Storm Corsair 400w 80 plus bronze.  

 

E sobre a placa, futuramente com o upgrad eu quero pegar uma 1060 6GB. (ainda pensando no caso rs).

 

Sobre os comentários do @Phoenyx gosto e respeito muito, porém não concordei com algumas coisas, mas faz parte rs, afinal é um fórum. E a reputação dele é respeitável, admiro isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Lucas Xavier Adrião A questão é que sempre puxamos sardinha para o que temos. Tem gente até hoje que jura de pé junto que roda tudo com uma GT 710 por exemplo.

 

Enfim, vai da experiência de cada um, do jeito que você se sente confortável ou não jogando. Estas travadinhas (stuttering) me deixam mais irritado do que o própria qualidade gráfica do jogo. Eu trabalho com PCs desde o início dos anos 2000 e hoje um micro pra não te deixar na mão em processamento tem que possuir 6 núcleos (I5 8400, R5 2600). Inclusive tmb não recomendo o 2400G (queridinho da galera hoje em dia) se forem utilizar uma placa de vídeo, justamente pelos 4 núcleos.

 

Dá uma olhada neste vídeo aqui, acho que ele esclarece bastante o assunto:

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

52 minutos atrás, Phoenyx disse:

@Narak13 Não, porque o que conta neste caso é o poder de processamento para o multiplayer. Um jogo com 100 pessoas na mesma sala consome bastante processamento.

 

Sim, vejo isso bastante no BF1, mas como não jogo PUBG fiquei na dúvida sobre ele.

 

@Lucas Xavier Adrião

 

O que acontece no seu caso é que você usa uma GTX 1050 2GB, a placa de entrada inicial da Nvidia (agora que não temos mais a 1030 GDDR5) e com essa placa, o seu i3 ainda acende uma chama, mas qualquer placa que você colocar acima disso, você vai sentir seu i3 engasgar. Pode perceber que em muitos casos, mesmo com a 1050, seu i3 vai chegar nos 90~95% de uso com certeza.

 

O @Phoenyx tem razão quando ele diz que um i3 abaixo do 8100 é pouco para hoje em dia, ele não vale como um investimento pra ser feito hoje, mas calma, não estou falando pra você jogar seu i3 fora também, não é isso. O que quero dizer é que se você estivesse montando um PC hoje, eu não iria te recomendar um i3 7100, por exemplo.

 

Mantenho meu pensamento que se você vai continuar com sua GTX 1050 2GB, pode manter o i3 por mais um tempo. Mas qualquer placa de vídeo que você por acima disso, vai pedir uma CPU nova. De qualquer forma, um i7 3770 pode te dar uma longevidade maior sem precisar trocar a plataforma. Mas se ele for muito caro, talvez compense mais pegar uma plataforma nova mesmo.

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!