Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado
3 horas atrás, aphawk disse:

Gênio foi quem inventou o sistema de transmissão de sinal de televisão analógica em preto e branco !

Até as câmeras tiveram de ser inventadas juntas para poder produzir as filmagens a serem transmitidas. 

E o receptor de televisão também teve de ser inventada ao mesmo tempo. Foram 3 inventos bem complicados, todos seguindo uma padronização de sinais de radiofrequencia, que só Deus sabe de onde o cara imaginou isso tudo ....

Meio off já, mas...

Como sou muito curioso,andei pesquisando sobre isso, tem muito pouca informação e muita controvérsia.

Pelo que entendi, muitos em vários países tiveram a mesma ideia e fizeram uns aparelhos de transmissão até mesmo mecânicos.

Foi através dos estudos desse povo todo que as empresas começaram a se interessar e desenvolver o sistema por completo.

• Curtir 1
Postado

@Mestre88 ,

Pois é ... dizem que algumas pessoas tiveram a mesma ideia de geração de imagem em quase o mesmo momento, mas o que assustou é que essas pessoas tiveram a mesma ideia  de modulação do sinal, e isso que é o mais estranho, pois de tantas maneiras diferentes que poderia ser feito, porquê apresentaram esse sinal práticamente igual ?

Parece coisa do tal incosciente coletivo ....

Desde a década de 1920 a ideia toda se baseava no funcionamento dos tubos CRT e os sinais se baseavam nos tempos envolvidos para se obter alguma imagem nesse tubo. Os tempos de varredura horizontal e vertical, os quadros por segundo, vários tempos foram obtidos devido a limitações da geração de sinais pelos dispositivos de retenção de carga existentes naquela época para  geração da imagem. O grande desenvolvimento se deu na sensibidade desses tubos geradores, mas o tipo de sinal eletrônico gerado pouco variou.

Agora, gerar um sinal de rádio, com todas as informações de áudio e de vídeo codificados nele, usando tipos de modulações diferentes para que os sinais todos e suas bases de tempo e seus níveis sejam decodificadas na recepção e permitam a sua reprodução em um tubo CRT é algo que possui uma complexidade absurda, e mesmo que a padronização tenha ocorrido apenas em 1941, durante uma década existiram vários tipos de sinais que não eram compativeis entre sì em numero de quadros e linhas apresentadas, mas a estrutura do sinal transmitido era a mesma...

Até hoje quando eu olho a estrutura do sinal transmitido pela TV analógica com seus niveis, tempos e sinais de sincronismo, procuro entender em função das cameras que geram o sinal, e me parece impossivel que isso tudo tenha basicamente vindo de dois homens com patentes práticamente iguais em locais diferentes do mundo em um curto intervalo de tempo, em uma época que a divulgação de conhecimento científico demorava anos...

Imagine depois disso tudo aparecer alguém que conseguiu enfiar nesse mesmo sinal as informações de cor, sem perder a compatibilidade com as TV’s em preto e branco... essas coisas são muito difíceis em termos de técnica, e sempre me fascinam.

Paulo

• Curtir 2
Postado

De fato, TV foi um sistema muito engenhoso e complexo. Mas centrais telefônicas a relê também tinham uma engenharia admirável, mecânica de precisão que é quase inacreditável.

• Curtir 3
Postado
23 horas atrás, Mestre88 disse:

Com transistores não fica caro, só arranjar bastante sucata, Eu por exemplo, nunca comprei BC547/8 Vou retirando de tudo que é TV, rádio velho ou qualquer outra coisa.

Válvulas nos dias de hoje tá bem difícil, talvez fosse mais fácil montar isso nos anos 80 mesmo, elas estavam em decadência igual os transistores estão hoje.

Eu não entendo porque nunca encontro esses transistores de uso geral em sucatas, é usada alguma nomenclatura diferente nesses circuitos? 

Postado
6 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

Eu não entendo porque nunca encontro esses transistores de uso geral em sucatas, é usada alguma nomenclatura diferente nesses circuitos? 

Tem que ser embaixo coisa bem antiga mesmo, antigamente as pessoas me davam vários aparelhos quebrados pra retirar peças. Outras vezes já comprei coisas em ferro velho. 

No entanto existem outros tipos de transistores que servem pra isso, alguns até mesmo com pinagens diferentes. 

Exemplo clássico é o encontrado como C945(2SC945) e o seu complementar A733(2SA733). São de uso geral também.

Esses transistores da linha 2S tem os pinos em outra ordem, os que começam com A ou B são PNP e os C e D são NPN. 

Outros exemplos são os da linha S9 como o S9014 (NPN) e o S9015(PNP). São iguais a linha BC, mas com coletor e emissor invertido. 

Quando achar um transistor desconhecido é só procurar na Internet que se encontra.

• Curtir 2
  • 1 ano depois...
Postado
Em 25/08/2018 às 17:59, Renato.88 disse:

No caso abaixo usei duas portas AND que ficaram sobrando do CI que é obrigatório para fazer o relógio funcionar corretamente. Usei como base os contadores 4518 por serem bem simples e eficientes a essa aplicação, já que possuem 2 contadores num mesmo chip.

imagem5533.GIF.7c6aaaafde77f1c8c37e50913721feca.GIF

U2B é a unidade, U2A é a dezena dos minutos, já U1B é a unidade das horas e U1A é a dezena.

A porta AND U3A faz os dígitos dos minutos zerarem no número 60, mostrando "00" após o número "59" e a porta U3B zera as horas no número 24, mostrando "00" a partir do número "23". Então logo após "23:59" temos "00:00" nos displays.

As entradas 2Hz e 0,0167Hz devem vir dos divisores de frequência formados pelos contadores 4040 (ou qualquer outro).

Os diodos D1 a D4 formam duas portas OR que mantém a entrada Enable dos contadores em "um" para que seja permitida a contagem com clock de 2Hz para acerto das horas/minutos.

As portas AND U3C e U3D liberam o clock de 2Hz através dos botões.

Os capacitores C1 e C2 servem para evitar os repiques causados pelos botões, enquanto que os resistores R1 e R2 não deixam as entradas das portas flutuantes quando os botões não estiverem pressionados.

Abaixo o esquema do relógio que eu postei a foto antes, usa o mesmo princípio só que com o integrado 4026 que já possui o decodificador de 7 segmentos no mesmo chip do contador, para esse caso formei as portas lógicas AND com diodos e resistores, pois não havia espaço pra este tipo de integrado na placa. O circuito com amplificadores operacionais é um controle de luminosidade que se adequa de acordo com a luz ambiente, o sensor responsável por isso é um LDR comum.

GDDBucw.gif

Anteriormente eu tinha feito o oscilador e divisor de frequência com um cristal de 32768Hz, um CD4060 e um contador CD4020, assim como aparece na foto. Mas acabei alterando o projeto e utilizando um cristal de 4194304Hz, para esse cristal o oscilador passou a ser feito com um CD4521 e o divisor com um CD4024.

Outra particularidade é o circuito com transistores aplicado no 4º dígito, esse circuito mantém o display apagado no momento em que aparece o número "zero" e só acende quando temos presentes os dígitos "1" ou "2".

Neste seu projeto não entendi o quais os terminais do ci4026 representados como "BI, EN, CP e TC, "

Achei muito interessante e quero montar um desses, se puder me esclarecer fico Extremamente Agradecico

adicionado 6 minutos depois

@Renato.88 Nesse seu projeto mais abaixo que usa o ci4026 não consegui entender quais os terminais do vi que devo conectar em "BI, EN, CP, TC" 

Adorei esse projeto quero tentar montar um, 

Se puder esclarecer ficarei extremamente agradecido.

Em 25/08/2018 às 17:59, Renato.88 disse:

No caso abaixo usei duas portas AND que ficaram sobrando do CI que é obrigatório para fazer o relógio funcionar corretamente. Usei como base os contadores 4518 por serem bem simples e eficientes a essa aplicação, já que possuem 2 contadores num mesmo chip.

imagem5533.GIF.7c6aaaafde77f1c8c37e50913721feca.GIF

U2B é a unidade, U2A é a dezena dos minutos, já U1B é a unidade das horas e U1A é a dezena.

A porta AND U3A faz os dígitos dos minutos zerarem no número 60, mostrando "00" após o número "59" e a porta U3B zera as horas no número 24, mostrando "00" a partir do número "23". Então logo após "23:59" temos "00:00" nos displays.

As entradas 2Hz e 0,0167Hz devem vir dos divisores de frequência formados pelos contadores 4040 (ou qualquer outro).

Os diodos D1 a D4 formam duas portas OR que mantém a entrada Enable dos contadores em "um" para que seja permitida a contagem com clock de 2Hz para acerto das horas/minutos.

As portas AND U3C e U3D liberam o clock de 2Hz através dos botões.

Os capacitores C1 e C2 servem para evitar os repiques causados pelos botões, enquanto que os resistores R1 e R2 não deixam as entradas das portas flutuantes quando os botões não estiverem pressionados.

Abaixo o esquema do relógio que eu postei a foto antes, usa o mesmo princípio só que com o integrado 4026 que já possui o decodificador de 7 segmentos no mesmo chip do contador, para esse caso formei as portas lógicas AND com diodos e resistores, pois não havia espaço pra este tipo de integrado na placa. O circuito com amplificadores operacionais é um controle de luminosidade que se adequa de acordo com a luz ambiente, o sensor responsável por isso é um LDR comum.

GDDBucw.gif

Anteriormente eu tinha feito o oscilador e divisor de frequência com um cristal de 32768Hz, um CD4060 e um contador CD4020, assim como aparece na foto. Mas acabei alterando o projeto e utilizando um cristal de 4194304Hz, para esse cristal o oscilador passou a ser feito com um CD4521 e o divisor com um CD4024.

Outra particularidade é o circuito com transistores aplicado no 4º dígito, esse circuito mantém o display apagado no momento em que aparece o número "zero" e só acende quando temos presentes os dígitos "1" ou "2".

Neste seu projeto não entendi o quais os terminais do ci4026 representados como "BI, EN, CP e TC, "

Achei muito interessante e quero montar um desses, se puder me esclarecer fico Extremamente Agradecico

• Curtir 1
Postado
4 horas atrás, Cleimar Fischer disse:

Pois então, ali no esquema acho que deu erro com o número dos pinos do 4026, Inclusive aquele 15 e 7 que aparecem ali estão errados também.

BI  - Blanking Input, serve pra apagar o display quando vai a zero. É o pino 3.

EN - Enable, interrompe a entrada de Clock quando vai a um. Porém também pode ser usado como Clock, só que sensível a borda de descida. É o pino 2.

CP - Clock, esse é o pino de entrada de sinal. é sensível a borda de subida. Pino 1.

TC - Saída "vai um" ou Carry Out. Essa saída passa de zero para um toda vez que o contador passa pelo número zero, acionando o próximo contador para formar a dezena. É o pino 5.

Segue abaixo o datasheet do 4026 para consulta dos outros pinos:

CD4026B.pdf

Aproveitando, envio o dos outros cis também. Pode ajudar em mais alguma coisa:

cd4011b.pdf

CD4024B.pdf

CD4521B.pdf

LM358.PDF

ULN2003A.pdf

• Curtir 3
Postado

Voltei a cair neste tópico e me fez lembrar do passado em que eu tinha mais disposição (e coragem) para meter as caras, atualmente estou muito preguiçoso. Quando se é mais novo a disposição para fazer estas coisas é muito grande, mas a idade e a falta de tempo faz com que a gente largue estas coisas no meio do caminho e não se meta mais neste tipo de "encrenca". Mas isto as vezes faz falta, dava um tesão absurdo fazer uma coisa destas funcionar.

• Curtir 1
  • Haha 1
Postado
1 hora atrás, Intrudera6 disse:

Voltei a cair neste tópico e me fez lembrar do passado em que eu tinha mais disposição (e coragem) para meter as caras, atualmente estou muito preguiçoso. Quando se é mais novo a disposição para fazer estas coisas é muito grande, mas a idade e a falta de tempo faz com que a gente largue estas coisas no meio do caminho e não se meta mais neste tipo de "encrenca". Mas isto as vezes faz falta, dava um tesão absurdo fazer uma coisa destas funcionar.

Bem por aí... 

Eu tô me envolvendo com essas "encrencas" ainda... 

Seguindo as mesmas linhas desse relógio, tô tentando montar um frequencímetro/capacimetro por puro hobby mesmo. Eu tinha um multímetro com essas funções, mas acabou queimando. 

• Curtir 2
Postado

@Renato.88 ,

Eu tenho guardado comigo um projeto fantástico, que usa um Pic comum da família 16F, desses de 28 ( ou 20 não me lembro ) pinos, que faz uma quantidade absurda de funções, só usa o PIc e um punhado de resistores ... mede frequencias até mais de 50 Mhz , capacitâncias, resistências, tensão, l largura de pulsos, gerador de sinais, etc etc etc são mais de 20 funções em uma coisa tão pequena que nem dá para acreditar .... usa displays de 7 segmentos e o programa é em Assembler, tenho tudo devidamente arquivado, se quiser eu posto num tópico separado pois eu uso esse instrumento na minha bancada desde os anos 2000 e alguma coisa !

Paulo

• Curtir 3
  • Membro VIP
Postado

Paulão... pior que isso daí é bem legal e penso que pode publicar aqui mesmo. Mas se publicar em outro lugar, avisa eu.

Isso me fez lembrar...

Certa feita vi um site ou blog dum japonês que usava pic12fxxx para gerar texto na tv e também tinha um relógio - coerente com o título do tópico - que via na tv. Tinha vários projetos inclusive osciloscópio pra tv e pra display lcd16x2. Tudo com pic simples e o mais legal ... em c e bem minimalista mesmo. Saco que não lembro mais o nome ... tinha até favoritado ele há anos mas formatei o pc, troquei de hd e tal  várias vezes.

Se um dia eu achar publico aqui ou se você (ou você) souber de quem falo, publique também!🙂

Preciso dele pois há alguns anos vislumbrei um projeto simples e útil (pra mim) que é escrever uma mensagem por alguns segundos na tela da tv assim que liga algo como: "Seja bem vindo. Ao sair por gentileza desligue a tv e apague as luzes" e alguns etc rápidos não irritantes. Sim ainda temos algumas tv analógicas com sinal analógico de satélite. A ideia é interceptar o sinal de video (cabo av) pra incorporar o meu😁.

• Curtir 1
  • Haha 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!