Ir ao conteúdo

TIP122 para acionamento de bomba de para-brisas

Ir à solução Resolvido por albert_emule,

Posts recomendados

Postado

Pretendo acionar uma bomba de para-brisas de carro (cuja corrente consumida eu não sei ao certo) por meio de um oscilador e  tenho em mente usar um TIP122 como "driver", será eficiente esse tipo de aplicação com o transistor? 

Postado
55 minutos atrás, Danie1 Net0 disse:

será eficiente esse tipo de aplicação com o transistor? 

Não. É melhor usar um relé, esses motores causam muito ruído e faz o transistor esquentar muito. 

Se tiver que controlar a velocidade do motor, use mosfet. 

• Curtir 1
Postado
41 minutos atrás, Mestre88 disse:

Não. É melhor usar um relé, esses motores causam muito ruído e faz o transistor esquentar muito. 

Se tiver que controlar a velocidade do motor, use mosfet. 

Eu não queria usar um relé porque é mais caro e de fixação mais complicada na placa padrão. A princípio não preciso controlar a velocidade, apenas acioná-lo em determinado intervalo de tempo, para exercer somente essa função o mosfet não resolve?

Postado
2 horas atrás, Danie1 Net0 disse:

Eu não queria usar um relé porque é mais caro e de fixação mais complicada na placa padrão. A princípio não preciso controlar a velocidade, apenas acioná-lo em determinado intervalo de tempo, para exercer somente essa função o mosfet não resolve?

Colocar na placa padrão não é um problema, é só entortar um pouco as pernas dele e soldar um fio no terminal do meio.

E sim, o mosfet serve. Só precisa de um arranjo com transistores no Gate pra fazer ele funcionar corretamente.

Pode usar algum da série IRF como o IRF3205 que é bem conhecido.

• Curtir 1

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!