Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Restaurar fonte atx tl494 para fazer Fonte regulável


Posts recomendados

Tenho uma fonte atx com tl494 e tô tentando restaurar ela pra Fazer uma fonte regulável. Só q ele estava sem o chaveador da linha do stand-by. Já troquei alguns componentes danificados mas não sei qual o modelo do transistor utilizado. Coloquei alguns bons q tenho aqui mas não funciona. Posso colocar um igual aos dois q chaveiam as tensões principais? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Denilson Moura Pela figura que o colega @mateus7 colocou acima, o transistor do stand-by é o C3150, Você terá que verificar se o circuito bate direitinho com a sua fonte ai, se não, não vai funcionar e vai ficar queimando componentes à toa!...

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1042238512-2sc3150-transistor-c3150-_JM

Tem um equivalente:

https://www.electronica-pt.com/db/componentes.php?ref=c3150

Um outro detalhe!, O outro transistorzinho (C945), costuma aparecer com a base no meio e em outros a base é na lateral! tem que observar isso ai também...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O esquema é bem semelhante porém acho q não é o mesmo. Alguns resistor es não batem. No caso o meu segundo transistor é o c1815 que fica no 5vsb. Sei q poderia ser um mosfet mas como não tenho referência nenhuma não tenho como testar e na minha cidade não tem quem venda, tenho q pedir na Internet ou em alguma cidade visinha. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@Denilson Moura Ok! Não quero te desanimar! Mas como o acesso a peças é complicado (Só pela net), te aconselho comprar uma fonte nova! Pois os fretes pela internet estão nas alturas inviabilizando qualquer compra de um componente único! 

Veja o exemplo de link do transistor que passei, O valor do transistor é de R$16,24 e o frete sai por R$45,90!!!! :mad: :naonao:....

Total = R$62,14! Fora os outros componentes que você terá que trocar, só o valor desse único transistor, já supera o valor de uma fonte nova!...

Só exemplificando, no mercado livre você compra uma fonte genérica por R$39,99, Lembrando que não dá mais para comprar isso pela Net!:

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-1091872983-fonte-pctop-atx-nominal-200w-fpa200s-_JM

 

 Mas procure uma loja de informática ai em sua cidade, que tenho certeza que encontrará uma fonte nova por menos de 60 Reais!...

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo amigo. Mas tô tendo esse trabalho todo por que tô iniciando na eletrônica e uso como estudo. Vou tentando e estudando. Já consegui restaurar uma com vi wt7520, mas não encontrei nada para modificá-la pra fonte regulável. De qualquer forma acho q vou ter q desistir por causa da logística e o custo envolvido. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

OK!

Só um detalhe! Esse tipo de fonte não foi projetada para ser "Regulável", Algumas permitem alterações para aumentar um pouco a tensão dos 12V, mas acredito que o desempenho ficaria comprometido...

Se quiser montar uma fonte "Ajustável", você pode usar uma fonte de PC, mas terá que montar o circuito regulador na saída da fonte...

Aqui no fórum tem vários tópicos com esse assunto, Faça uma pesquisa e use o circuito que achar mais simples...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

37 minutos atrás, BCP disse:

Só um detalhe! Esse tipo de fonte não foi projetada para ser "Regulável"

Exatamente.

Esses tempos eu peguei uma fonte dessas pra tentar fazer isso, não obtive muito sucesso.

Já foi complicado até mesmo dobrar a tensão de saída de 12V para 24V, pois como sabemos colocar um regulador linear numa fonte de 12V não é nem um pouco interessante.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...